Mara Maravilha Show, que marcou a volta de Mara à TV, terminava há 21 anos

Publicado em 28/02/2018

No dia 28 de fevereiro de 1997, a Record exibia, pela última vez, o programa infantil Mara Maravilha Show. A atração, que havia estreado um ano antes, marcou o retorno da apresentadora Mara Maravilha à televisão, dois anos depois de ter encerrado o Show Maravilha, do SBT, programa que a projetou nacionalmente.

Mara Maravilha Show estreou num momento em que a Record pretendia crescer. Logo após ter sido adquirida por Edir Macedo e dedicar boa parte de sua grade de programação às atrações religiosas, a emissora começava a investir mais em programas de variedades no intuito de aumentar seus índices de audiência. A emissora, então buscava também oferecer opções para crianças, e havia estreado em 1995 o infantil Agente G, apresentado pelo saudoso Gérson de Abreu, que ia ao ar de segunda a sexta-feira, no horário nobre.

Neste contexto, aconteceu a contratação de Mara Maravilha, que, após um tempo sumida da telinha, começava a despontar uma carreira como cantora gospel. Assim, ela foi contratada pelo canal e iniciou seu Mara Maravilha Show no dia 27 de abril de 1996, inicialmente nas tardes de sábado, das 12h às 14h. O formato não era muito diferente do Show Maravilha, investindo na fórmula que mesclava auditório, musicais e brincadeiras.

Mas haviam alguns diferenciais, como o fato de a atração, por ser semanal, não apresentar desenhos animados. Assim, todo o tempo do programa era ocupado por atrações no palco, no qual Mara apresentava suas músicas (na época, fez sucesso sua canção “Rei Davi”, que entoava os versos “se o espírito de Deus se move em mim, eu canto como o Rei Davi”), comandava brincadeiras com as crianças e interagia com personagens, como o Robô e os palhaços Catchup e Maionese. As Maravilhas, assistente de palco de Mara, também ocupavam o palco, ajudando nas brincadeiras e dançando com as atrações musicais.

Outra novidade era que Mara passou a viver vários personagens em quadros bem-humorados. Entre eles estava Esdruvolástica, garota fofoqueira que costumava modificar todas as histórias que contava; Marinha Vai com as Outras, uma garçonete que adorava dar palpite nos assuntos de seus clientes; e a Professora Maroca, uma professora que tinha um modo peculiar de ensinar.

Mara Maravilha Show antecedia o programa de auditório Quem Sabe… Sábado, apresentado por Renato Barbosa e que ocupava a maior parte da tarde de sábado da Record. A dobradinha funcionou bem e a atração de Mara Maravilha registrava audiência satisfatória para os padrões da Record na época. Por conta disso, em julho do mesmo ano, a emissora transformou o Mara Maravilha Show em atração diária, exibida nas tardes da emissora, a partir das 15h15. Com a mudança, o programa passou a exibir Rahan, uma série animada francesa baseada numa HQ de mesmo nome.

O programa ficou no ar até fevereiro de 1997, deixando as tardes da emissora em razão de uma mudança na grade de programação, na qual a Record alocou o Note e Anote, apresentado por Ana Maria Braga, em suas tardes. O programa feminino, na época, era o principal destaque da programação da emissora e passou a ocupar a tarde toda. Com isso, a Record passou a dedicar suas manhãs à audiência infantil. Assim, meses depois do fim do Mara Maravilha Show, a apresentadora voltava ao ar numa nova atração, o matinal Mundo Maravilha, com formato bem diferente de seu antecessor.

Mundo Maravilha foi o último infantil de Mara e ficou no ar até 1998. Depois disso, a apresentadora retornou à TV em produtos adultos e de cunho gospel, como os programas A Noite É Nossa e o Gospel Line. Depois de um tempo afastada da telinha e se dedicando à música, Mara retornou à TV como participante de A Fazenda e, em 2016, retornou ao SBT, onde participa do Fofocalizando e do Programa Silvio Santos.

Leia também:

Há seis anos, Pânico na TV saía do ar

Veja trechos do Mara Maravilha Show:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade