Há três anos, terminava a minissérie Felizes Para Sempre?

Publicado em 06/02/2018

No dia 06 de fevereiro de 2015, a Globo concluía a exibição de mais uma de suas minisséries de início de ano. Felizes Para Sempre?, escrita por Euclydes Marinho e inspirada em Quem Ama Não Mata, também escrita por Marinho em 1982, tratava de sexo, corrupção, traição e morte, e foi dirigida por Fernando Meirelles.

Felizes Para Sempre? contava a história de cinco casais, interligados por relações pessoais, familiares e profissionais. Norma (Selma Egrei) e Dionísio (Perfeito Fortuna) são pais de três filhos: Claudio (Enrique Diaz), Hugo (João Miguel) e Joel (João Baldasserini). Claudio é casado com Marília (Maria Fernanda Cândido), e os dois vivem tentando superar uma tragédia do passado: a morte do filho deles, afogado numa piscina. Por conta deste trauma, formou-se uma distância entre eles, que nunca mais desapareceu. Para tentar salvar seu casamento, Marília propõe sexo a três, contratando a prostituta Danny Bond (Paolla Oliveira).

Danny Bond, na verdade, se chama Denise, e é casada com Daniela (Martha Nowill), que não sabe da vida dupla da esposa. Mas Danny começa a se envolver com Marília, ao mesmo tempo em que Claudio se torna seu cliente fixo.

Enquanto isso, Hugo é casado com Tânia (Adriana Esteves), que são pais de Junior (Matheus Fagundes). Embora Hugo acredite que tem a vida perfeita e um casamento feliz, Tânia é uma eterna insatisfeita. Sempre ocupada em razão de seu trabalho, ela toma pílula anticoncepcional escondida do marido. Mas a vida deles muda quando Hugo descobre, por acaso, que não é pai de Junior, ao mesmo tempo em que ela passa a seduzir David Rondinelli (Bruno Giordano), um possível sócio.

Já Joel e Susana (Caroline Abras) se conheceram numa clínica de reabilitação. Os dois saíram juntos de um período difícil. Susana se estabeleceu, enquanto Joel vive aos trancos e barrancos. E, após anos juntos, os dois decidem se separar, e anunciam isso justamente no aniversário de 46 anos de casamento de Norma e Dionísio. Os dois afirmam que estão felizes com a decisão, e que continuam amigos. No entanto, após a decisão, Joel começa a adiar sua saída de casa, o que incomoda Susana, que já está apaixonada por outro, Buza (Rodrigo dos Santos). Mas Joel vai ficando enciumado e agressivo.

Além de lidarem com os problemas dos filhos, Norma e Dionísio também vivem seus próprios problemas, quando reaparece Olga (Cássia Kis), primeiro amor dele, e os dois passam a se encontrar.

Mas Joel, secretamente, prepara uma vingança contra o irmão mais velho. Ele é o braço direito de Claudio numa empreiteira e se sente deixado de lado nos negócios. Assim, ele passa a reunir documentos e informações para montar um dossiê contra o irmão. E este jogo de relações pessoais e profissionais cheios de conflitos mostra que as coisas não são tão perfeitas quanto parecem, e as mentiras começam a ficar evidentes. Conforme os conflitos se desenrolam, a situação vai ficando insuportável ao ponto de acontecer um crime.

Em Felizes Para Sempre?, Euclydes Marinho propôs uma releitura de Quem Ama Não Mata, sucesso de sua autoria. Em entrevista ao Memória Globo, o autor contou as semelhanças entre os dois trabalhos: “O que os dois [trabalhos] têm em comum é o ponto de partida: cinco casais e um crime passional. E também cinco casais e a possibilidade do crime estar circunscrita aos cinco. É uma história atual. Uma curiosidade é que os personagens principais da minissérie têm os nomes dos atores que trabalharam em Quem Ama Não Mata. Cláudio (Enrique Diaz): Cláudio Marzo; Marília (Maria Fernanda Cândido): Marília Pêra; Dionísio (Perfeito Fortuna): Dionísio Azevedo; Tânia (Adriana Esteves): Tânia Scher; Hugo (João Miguel): Hugo Carvana; Susana (Caroline Abras): Susana Vieira; Denise (Paolla Oliveira): Denise Dumont; e por aí vai”, revelou.

Apesar da boa trama, do ótimo elenco e da direção acertada de Fernando Meirelles, Felizes Para Sempre? marcou mesmo por uma única cena: quando Danny Bond, de lingerie, se aproxima de uma janela, deixando seu avantajado bumbum em evidência. A cena fez tanto sucesso que chegou a inspirar fantasias no Carnaval de 2015.

Com dez episódios, Felizes Para Sempre? foi escrita por Euclydes Marinho, e dirigida por Fernando Meirelles, Luciano Moura, Rodrigo Meirelles e Paulo Morelli, numa coprodução Globo e O2 Filmes.

Leia também:

Rá-Tim-Bum, clássico infantil da TV Cultura, estreava há 28 anos

Reveja a cena de Felizes Para Sempre? que repercutiu muito na época da exibição:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade