Há 43 anos, terminava a novela A Barba Azul

Publicado em 15/02/2018

No dia 15 de fevereiro de 1975, a extinta Rede Tupi exibia o último capítulo de A Barba Azul, grande sucesso da autora Ivani Ribeiro. A trama, exibida na faixa das sete, levou para as telas o amor real entre os atores Eva Wilma e Carlos Zara, que viviam os protagonistas Jô e Fábio, e ganhou um remake na Globo em 1985, que ganhou o título de A Gata Comeu.

A novela girava em torno de Jô Penteado (Eva Wilma), uma garota mimada e voluntariosa. Por ser tão geniosa, nunca consegue levar adiante um noivado, já tendo dispensado sete rapazes, o que lhe conferiu o apelido de “barba azul”. A verdade é que Jô jamais conseguiu se apaixonar de verdade. Isso muda quando ela se vê presa numa ilha deserta junto com um grupo de pessoas, entre as quais o professor Fábio (Carlos Zara).

Isso acontece quando Jô convida um grupo de amigos para passear no barco de seu pai, mas é obrigada a dividi-lo com um grupo de desconhecidos, entre eles o professor Fábio e seus seis alunos. Quando o barco naufraga, o grupo vai parar numa ilha, onde precisa se unir para sobreviver. E Jô e Fábio passam a bater de frente o tempo todo, pois ela é temperamental, e ele bastante turrão. O grupo é dado como morto e passa meses na ilha, até que é encontrado por pescadores.

De volta à “vida real”, Jô percebe que não consegue mais parar de pensar em Fábio, que também retorna bastante mexido. O problema é que Fábio é ex-noivo de Paula (Kate Hansen), que fará de tudo para reconquistá-lo, e Jô precisa enfrentar as implicâncias de sua irmã Gláucia (Jussara Freire), que morre de inveja dela, e sua madrasta Ester (Lia de Aguiar), com quem nunca se deu bem. Jô e Fábio, então, tentam engatar um romance, mas são constantemente atrapalhados por Paula e Gláucia. Além disso, eles continuam implicando um com o outro, e não conseguem deixar de brigar.

A Barba Azul foi um grande sucesso da Tupi. Primeira novela das sete do canal a ser exibida em cores, a trama chegou a alcançar o primeiro lugar na audiência, num momento em que a Globo já consolidava sua hegemonia. Seu sucesso se explica em razão da trama simples e apaixonante, com cores de comédia romântica e muito bem armada. Além, claro, do carisma do casal central: Eva Wilma e Carlos Zara oficializaram sua união na vida real durante a novela.

Ivani Ribeiro escreveu um remake de A Barba Azul para a Globo em 1985. Rebatizada de A Gata Comeu, a nova versão da trama trazia Christiane Torloni e Nuno Leal Maia como Jô e Fábio, e fez tanto sucesso quanto sua versão original. A novelista praticamente não fez alterações no enredo. Uma das poucas diferenças era o apelido dado à protagonista: enquanto em A Barba Azul, Jô era chamada de “barba azul” (que dava título à novela), em A Gata Comeu Jô era chamada de “Lucrecia Borgia”.

A Barba Azul teve 196 capítulos e teve direção de Antônio de Moura Mattos e Henrique Martins.

Leia também:

Há 15 anos, SBT extinguia o jornal TJ Manhã

Veja cenas de A Barba Azul:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade