A Sorte É Sua: 35 anos da trinca de game shows do fim de tarde da Band

Publicado em 13/02/2018

Entre o fim de 1982 e o primeiro semestre de 1983, os finais de tarde entre segunda-feira e sábado apresentaram uma atração bastante interessante para os fãs de game shows, ou que simplesmente desejavam alternativas às novelas, séries e infantis levados ao ar nesse horário. Batizada de A Sorte É Sua, uma faixa especial da programação da Rede Bandeirantes estreou em 6 de dezembro de 1982 com direção de Armando Couto e exibia programas de jogos com dinâmicas diferentes, que atraíam os espectadores com prêmios em dinheiro e até carros zero quilômetro.

Na verdade, inicialmente foram exibidos apenas dois programas, das 17h às 18h. A emissora pretendia compor a segunda parte de A Sorte É Sua das 20h às 21h, mas ficou só na intenção.

Às 17h ia ao ar o Olho Vivo, jogo da memória com apresentação do ator Ewerton de Castro. Os participantes tinham que prestar bastante atenção num painel que mostrava diversas palavras por poucos segundos e depois, em sua respectiva jogada, apontar onde estavam as respostas para as perguntas do apresentador.

Leia também: Sonolento, Carnaval na TV não empolga

Em seguida, às 17h30, outro ator, Jonas Bloch, apresentava o Familionária, versão brasileira do formato norte-americano Family Feud que pouco antes havia integrado o Programa Silvio Santos (Tupi/TVS/Record) com o nome de Jogo das Famílias e nos anos 2000 voltou a ser produzida e apresentada pelo Homem do Baú com o título original, Family Feud. Duas famílias competiam entre si numa série de memorizações, adivinhações e outras brincadeiras em que o clã vencedor ganhava prêmios.

Às 18h, a partir de 10 de janeiro de 1983, foi a vez de Paulo Giovanni comandar o Tic-tac Milhões, que fechou a trinca do A Sorte É Sua e se tratava de uma sequência de brincadeiras variadas em torno dos preços de bens de consumo imediato e também de eletrodomésticos, para ilustrar e orientar a dona de casa, vista como grande responsável pelo gerenciamento do orçamento doméstico. Eram oferecidos prêmios como aparelhos de rádio e bicicletas, até a grande premiação para os vencedores: um automóvel novo em folha! Radialista de sucesso, líder de audiência com seu programa na Rádio Globo carioca, Giovanni pouco depois foi para a Rede Globo apresentar o Domingo Bingo.

No decorrer dos meses, A Sorte É Sua teve seu horário alterado e passou a ir ao ar das 16h30 às 18h. Os três game shows tiveram sua última edição no ar em 6 de maio de 1983, uma sexta-feira, mesmo dia do encerramento da novela Campeão, de Jayme Camargo, escrita também por Marcos Caruso e Lafayette Galvão. Curiosamente, os quatro programas – os games e a novela – começaram e terminaram no mesmo dia.

*Por Fábio Costa

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade