O infantil Topo Gigio Especial estreava há 47 anos

Publicado em 28/11/2017

No dia 28 de novembro de 1970, estreava na Globo o programa Topo Gigio Especial. A atração, comandada por Agildo Ribeiro, trazia de volta às telinhas brasileiras o ratinho italiano Topo Gigio, um simpático boneco de pano manipulado por Laerte Junior.

Topo Gigio é um personagem de um programa infantil, criado na Itália em 1958, por Maria Perego. Com 30cm de altura e 8cm de orelha, o boneco aparecia na TV italiana em seu próprio programa, que era apresentado pela atriz Gina Lollobrigida. O sucesso de Topo Gigio em seu país de origem levou o personagem a conquistar o mundo, levado para vários países, como os EUA, onde fazia parte do famoso programa Ed Sullivan’s Show. No Brasil, Topo Gigio fez sua estreia no programa de auditório Mister Show, veiculado pela Globo em 1969 e que fez grande sucesso na época.

Em 1970, com o fim do Mister Show, Topo Gigio ganhou um programa para chamar de seu, o Topo Gigio Especial. Exibido nas tardes de sábado, o programa trazia o boneco contracenando com Agildo Ribeiro, com o qual tecia diálogos e protagonizava esquetes. De cunho educativo, Topo Gigio Especial procurava orientar o público infantil em suas obrigações cotidianas, como escovar os dentes, lavar as orelhas ou fazer orações.

Além disso, Topo Gigio e Agildo Ribeiro cantarolavam músicas e cantigas, como “Meu Limão, Meu Limoeiro”. Ao final do programa, o ratinho aparecia de pijama, sempre esperando seu beijo de boa noite. Além das histórias protagonizadas por Topo Gigio, o programa contou com a participação de artistas, como Elizangela e o grupo The Fevers.

Embora o ratinho tenha se tornado muito popular, Topo Gigio Especial teve vida curta. A atração foi exibida entre novembro de 1970 e fevereiro de 1971. Mesmo assim, o boneco seguiu popular, e produtos com sua marca, como gibis e brinquedos, se espalharam pelo país.

Topo Gigio ainda retornou à TV brasileira, pela Band, em 1983, no programa Boa Noite Amiguinhos. No entanto, o retorno não alcançou o mesmo sucesso de antes, e a nova atração teve vida curta. Mas Topo Gigio retornou novamente, algum tempo depois, num novo programa com seu nome, que estreou em 1987 pela mesma TV Bandeirantes. Na atração, o rato contracenava com Ricardo Petraglia, o Dick Petra.

No programa, Dick e Topo Gigio conversavam sobre cidadania, higiene, ecologia, entre outros temas de cunho educacional. Sempre passadas com bom humor, as lições em forma de piadas tinham o riso da plateia de fundo. Parte do programa também era destinado aos números musicais do ratinho, que interpretava canções dos discos lançados na época.

Segundo o site Mofolândia, em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, dessa vez dentro do programa Zorra Total, mas desistiu diante dos altos custos que a empresa italiana, detentora dos direitos do personagem, pediu para liberar Topo Gigio.

Leia também:

Elas por Elas terminava há 35 anos

Veja Topo Gigio cantando “Meu Limão Meu Limoeiro”:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade