Há quatro anos terminava Carrossel, novela que “salvou” o SBT

Publicado em 26/07/2017

No dia 26 de julho de 2013, o SBT exibia o último capítulo da versão brasileira da novela Carrossel. A novela infantil foi fundamental na história recente do canal, pois devolveu à emissora um público perdido, consolidou um novo espaço para dramaturgia e, de quebra, rendeu uma série de subprodutos, incluindo aí licenciamento de todo tipo de badulaque, uma série infantil (Patrulha Salvadora), uma série animada e dois filmes para o cinema.

Em 2012, o SBT ainda sofria as consequências de estratégias equivocadas de programação, como as constantes mudanças de horário, a falta de investimentos num momento em que a Record investia e avançava, e a pouca inspiração. A emissora de Silvio Santos vinha, sem sucesso tentando reaver seu núcleo de teledramaturgia, alçando a primeira-dama da emissora, Íris Abravanel, à novelista. Mas suas tramas Revelação, Vende-se um Véu de Noiva e Corações Feridos não renderam tanto quanto as antigas adaptações mexicanas, como Pícara Sonhadora, Marisol e Esmeralda. Por isso, o canal resolveu mudar de estratégia e passou a mirar um “novo velho” público: o infantil.

Assim, Íris Abravanel passou a adaptar o texto de Carrossel, novela infantil cuja versão mexicana, exibida pela primeira vez por aqui em 1991, foi um verdadeiro divisor de águas na história do SBT. A saga da professora Helena (Gabriela Rivera) tornou-se uma grande mania nacional, elevando o Ibope da emissora nas alturas na faixa das 20 horas, e chegando a incomodar o Jornal Nacional. A novela rendeu uma série de subprodutos, virou febre e foi reprisada várias vezes no canal, que também exibiu dois remakes mexicanos da obra, Carrossel das Américas (1995) e Viva as Crianças! (2002).

Então, no dia 21 de maio de 2012, substituindo Corações Feridos, estreava a nova versão de Carrossel. A versão assinada por Íris Abravanel seguiu quase fielmente o texto original, fazendo apenas alguma atualizações e aumentando a ludicidade da obra, diminuindo um pouco o dramalhão e acrescentando mais fantasia ao enredo. A Escola Mundial, assim, ficou mais alegre e colorida, e a nova professora Helena (Rosane Mulholland) surgiu com um visual mais moderninho. Comportado, mas mais jovial.

Helena é a comandante da turma do terceiro ano, formada pela esnobe Maria Joaquina (Larissa Manoela), o modesto Cirilo Rivera (Jean Paulo Campos), a extrovertida Valéria Ferreira (Maisa Silva), o gentil Davi Rabinovich (Guilherme Seta), o protetor Jaime Palillo (Nicholas Torres), o travesso Paulo Guerra (Lucas Santos), o rebelde Mário Ayala (Gustavo Daneluz), a pobre Carmen Carrilho (Stefany Vaz), o sincero Daniel Zapata (Thomas Costa), o agitado Kokimoto Mishima (Matheus Ueta), a romântica Laura Gianolli (Aysha Benelli), a frágil Marcelina Guerra (Ana Vitória), o metido Jorge Cavalieri (Léo Belmonte), a criativa Margarida Garcia (Esther Marcos), a corajosa Alícia Gusman (Fernanda Concon), a simpática Bibi Smith (Victoria Diniz) e o tranquilo Adriano Ramos (Konstantino Atan). Na escola, eram constantemente castigados pela diretora Olívia (Noemi Gerbelli), mas protegidos pela professora Helena e pelo doce zelador Firmino (Fernando Benini).

A trama, simples e cativante, arrebatou mais uma vez, mostrando sua força. Já na estreia, registrou 13,5 pontos no Ibope, num horário que, com Corações Feridos, não passava dos cinco pontos. Os capítulos seguintes apresentaram resultados melhores, entre 15 e 16 pontos. Em sua trajetória, o sucesso se confirmou, e a novela chegou a atingir quase 20 pontos, resultado que o SBT não alcançava com qualquer produto há muito tempo.

Carrossel, assim como da primeira vez, tornou-se febre e rendeu subprodutos, como os já mencionados. Além disso, tirou o SBT de um buraco onde estava estacionado há anos, pois o bom resultado da novelinha acabou impulsionando toda a grade da emissora. A partir daí, o canal reafirmou sua vocação diante do público infantil e seguiu oferecendo novelas para crianças. Depois de Carrossel, vieram Chiquititas, Cúmplice de um Resgate e Carinha de Anjo. Poliana será a próxima.

Leia também:

Há sete anos, Marco Luque tentava voo solo com O Formigueiro

Reveja a abertura da novela Carrossel:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade