Há 27 anos, estreava A Escolinha do Golias

Publicado em 11/07/2017

No dia 11 de julho de 1990, o SBT estreava o humorístico A Escolinha do Golias. A atração, criada por Carlos Alberto de Nóbrega, levava o nome do humorista Ronald Golias, um dos mais geniais e queridos comediantes brasileiros, e o trazia em diferentes personagens e situações. A Escolinha do Golias é sempre muito lembrada, tendo em vista que foi reprisada por diversas vezes pela emissora de Silvio Santos.

Quando entrou no ar pela primeira vez, A Escolinha do Golias era um programa semanal de esquetes de humor, exibido nas noites de quarta-feira, no qual Ronald Golias interpretava diversos personagens. A atração se passava toda numa escola, mostrando ambientes como a sala dos professores, o recreio e a direção, por exemplo, e Golias aparecia vivendo vários tipos, como o Professor Bartolomeu Guimarães e o “atentado” Pacífico. No elenco, havia nomes como o próprio Carlos Alberto de Nóbrega, além de Otaviano Costa, Paulo Silvino, Nair Bello, entre muitos outros.

Nos dois últimos blocos do programa, era apresentado o mais querido e lembrado quadro da Escolinha. Nele, Carlos Alberto vivia o professor Caliostro, que saía do sério com as constantes bagunças de Pacífico (Golias). Na sala de aula, havia ainda Alemanha (Patrícia Opik), a mais inteligente da turma, que era o “xodó” do professor. Mas a grande parceira de bagunça de Pacífico era mesmo Pazza (Nair Bello), a “aluna burra”, que sempre dava as respostas mais absurdas às perguntas do professor. Os demais alunos da sala eram figurantes, que Pacífico sempre chamava de “mudinhas”, já que elas não falavam; e também o anão Mangaba (Henrique de Moraes).

Era divertidíssimo assistir a Ronald Golias em sua melhor forma. Com suas caras e bocas, respostas inusitadas e muito improviso, Golias arrancava risos involuntários de Carlos Alberto e Nair Bello. Esta última, aliás, fazia uma grande parceria com Golias, e ria tanto em cena que quase sempre aparecia com lágrimas nos olhos. Juntos, Pacífico e Pazza eram a grande atração do programa, e formavam uma adorável parceria.

Em 1995, em razão da exibição da Escolinha do Professor Raimundo nos finais de tarde da Globo, o SBT resolveu fazer o mesmo, resgatando o último quadro da Escolinha do Golias, ou seja, a sala de aula de Pacífico, e o reprisou em seus finais de tarde de segunda a sexta-feira. A reprise fez tanto sucesso que levou a direção do SBT a voltar a produzir a atração. Na nova leva, a Escolinha do Golias já não podia contar com a presença de Nair Bello, que estava no ar em Malhação, na Globo, e, por esta razão, a atriz Marta Pessoa se juntou ao elenco, vivendo a personagem Paçoca. O anão Mangaba também deixou o elenco, sendo substituído por Peroba (Joaquim). A dinâmica permaneceu a mesma, com Alemanha sendo a aluna inteligente, e Pacífico e Paçoca aprontando todas.

Depois de algum tempo nos finais de tarde, o SBT transformou A Escolinha do Golias num semanal, exibindo-a nas noites de quarta-feira e, posteriormente, nas manhãs de domingo. Nesta fase, Marta Pessoa deixou o elenco, sendo substituída por Consuelo Leandro, que vivia a aluna Severina. Assim como Pazza e Paçoca, Severina era “a burra” da sala de aula.

Em 2007, vivendo uma crise de audiência na faixa das 18 horas, o SBT, mais uma vez, resgatou A Escolinha do Golias. E, mais uma vez, o programa registrou bons índices de audiência. E vale lembrar que, além de ser um programa solo, a Escolinha tornou-se um quadro dentro de A Praça É Nossa, que ficou no ar até a morte de Golias, em 2005. No quadro, Pacífico e suas colegas passavam pela praça depois da escola e Carlos Alberto os ajudava a estudar, fazendo diversas perguntas. Além de Golias, o quadro contava com Andreia de Nóbrega como Pazza, e Sonia Almeida como Alemanha.

Leia também:

Dancin’ Days estreava há 39 anos

Assista a um episódio da Escolinha do Golias, com a participação especial de Hebe Camargo:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade