Há 30 anos estreava Oradukapeta, infantil de Sérgio Mallandro

Publicado em 22/06/2017

No dia 22 de junho de 1987, entrava no ar pelo SBT o infantil Oradukapeta, com Sérgio Mallandro. Foi o primeiro programa infantil apresentado por Serginho, no qual criou quadros clássicos, como a Porta dos Desesperados, e tornou-se um ícone dos anos 1980. Oradukapeta ia ao ar logo cedo, às 8h, antecedendo o programa do Bozo na grade de programação.

Sérgio Mallandro foi descoberto por Silvio Santos após uma participação no programa Cidade Contra Cidade. Contratado pelo SBT logo no início de sua história, o apresentador participava de O Povo na TV, e também era jurado do Show do Calouros, onde alcançou enorme popularidade. Por isso, acabou ganhando seu próprio programa, voltado para as crianças, e que bebia do formato de show de auditório, nos quais já se destacavam Xuxa, Mara Maravilha, Angélica e o palhaço Bozo, entre tantos outros.

No Oradukapeta, Sérgio Mallandro apresentava atrações especiais, musicais e promovia brincadeiras com a plateia. Ele também cantava suas próprias canções, como “Vem Fazer Gluglu” e “O Escândalo” (que era o tema de abertura, onde repetia o verso “Conheci um capeta em forma de guri” e de onde Silvio Santos se “inspirou” para batizar a atração). Entre os jogos, alguns se tornaram uma marca do apresentador, como o jogo do Goleiro Mallandrovsky e a clássica Porta dos Desesperados. No primeiro, Mallandro se posicionava como um goleiro meio atrapalhado, e os participantes deviam chutar a bola e tentar fazer um gol.

Já na Porta dos Desesperados, os participantes tinham que escolher uma entre várias portas que ficavam dispostas no cenário da atração. Numa delas, havia muitos prêmios, como bicicletas, videogames e brinquedos em geral. No entanto, em tantas outras se escondiam brindes estranhos e até “monstros”, que corriam atrás do participante que escolhesse a porta errada. A brincadeira fazia muito sucesso no programa, e todas as crianças pediam para participar. Tornaram-se clássicas as ordens que Serginho dava às crianças antes de escolher a porta. Ele perguntava se a criança estava desesperada, e pedia coisas como “grita!”, “mergulha na lagoa!”, e “olha o monstro!”, enquanto as crianças se jogavam no chão e gritavam.

Além das brincadeiras no palco, Oradukapeta também exibia muitos desenhos animados, como Dennis, o Pimentinha, A Formiga Atômica, Hong Kong Fu, Super Mouse, Pinóquio, Samurai Pizza Cats, Pole Position, A Turma do Pica Pau, Kissyfur, Os Fantasmas, O Pequeno Príncipe e A Nossa Turma.

O sucesso do Oradukapeta levou Sérgio Mallandro a assinar com a Globo no início dos anos 1990. Na nova casa, participou da Escolinha do Professor Raimundo, apresentou o programa Show do Mallandro, nas tardes de sábado, e substituiu Xuxa Meneghel no Xou da Xuxa em duas oportunidades, em razão de férias da apresentadora. A amizade antiga entre Xuxa e Mallandro, aliás, os levou a várias parcerias nesta época, como no programa Paradão da Xuxa e no filme Lua de Cristal. Antes de deixar a Globo, o apresentador comandou uma versão diária do Show do Mallandro, que era exibida pelas manhãs, antes do Xou da Xuxa. Mais tarde, retornou ao SBT comandando o Programa Sérgio Mallandro que, assim como o Show do Mallandro, seguia basicamente o mesmo formato lançado em Oradukapeta.

Depois desta fase, Sérgio Mallandro ainda se manteve na TV em programas já não tão infantis, passando por emissoras como Manchete e CNT/Gazeta, onde comandou o “lendário” Festa do Mallandro. Ali, consagrou suas “famosas” “pegadinhas do Mallandro”. Há alguns anos, Sérgio Mallandro pode ser visto no canal Multishow, onde esteve em Vida de Mallandro e Papo de Mallandro. Atualmente, aparece como jurado no Prêmio Multishow de Humor.

Leia também:

Corpo a Corpo terminava há 32 anos

Veja trecho da Porta dos Desesperados, a mais lembrada atração do Oradukapeta:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade