Há 17 anos, terminava a terceira fase do programa Fantasia

Publicado em 10/06/2017

Fantasia, do SBT, é um verdadeiro clássico da televisão brasileira. Estreou em dezembro de 1997, nas tardes de segunda a sexta-feira, trazendo quatro apresentadoras, muitas bailarinas e uma série de jogos por telefone, valendo prêmios aos espectadores. O game show teve, ao todo, quatro fases: a original, diária; uma aos domingos, com Carla Perez; outra aos sábados, com Celso Portiolli e grande elenco; e uma quarta fase em 2007, nas madrugadas, com Hellen Ganzarolli e Caco Rodrigues. Vamos relembrar hoje a terceira fase, exibida aos sábados, que terminava no dia 10 de junho de 2000.

O Fantasia aos sábados estreou em janeiro de 2000, fazendo parte de um pacote de novas atrações lançadas pelo SBT logo no início do ano. Era um programa longo: ficava no ar entre 14h e 19h, ao vivo. Celso Portiolli, Otávio Mesquita, Márcia Goldschmidt, Christina Rocha e a novata Lu Barsoti formavam o time de apresentadores. E o programa, neste retorno, trazia uma novidade: além dos jogos tradicionais, Fantasia contava com provas envolvendo bebês e crianças.

Na verdade, a origem deste Fantasia dos sábados está ligada ao Programa Livre, de Serginho Groisman. Isso porque quando o apresentador assinou com a Globo, no segundo semestre de 1999, o Programa Livre passou a contar com cinco apresentadores diferentes, um a cada dia da semana. E estes apresentadores eram justamente Márcia Goldschmidt, Lu Barsoti, Christina Rocha e Otávio Mesquita, além de Ney Gonçalves Dias. Em comum, todos estes apresentadores estavam na povoada “geladeira” da emissora, já que os programas que comandavam foram todos extintos. Márcia estava encostada desde o fim do telebarraco que levava seu nome; Christina também estava fora do ar devido ao fim do Alô Christina; Otávio aguardava nova oportunidade após o fim do Tempo de Alegria; e Ney Gonçalves Dias também estava parado depois do fim do Aqui Agora. Já Lu Barsoti era uma descoberta de Silvio Santos, que a contratou depois de uma participação no Em Nome do Amor.

A ideia era observar o desempenho de cada um deles e, no final do ano, escolher um substituto definitivo para Serginho Groisman. Entretanto, Silvio Santos resolveu contratar Babi Xavier, que assumiu o Programa Livre no início do ano 2000, e deu aos “apresentadores tampão” da atração esta nova versão do Fantasia. Apenas Ney Gonçalves Dias ficou de fora do game show, e Celso Portiolli, que já apresentava o Passa ou Repassa aos domingos, passou a dar expediente também aos sábados nesta nova empreitada.

A trupe estreou no primeiro sábado de 2000, ao vivo, comandando as tradicionais brincadeiras do programa, como Caça Palavras, Na Boca do Forno, Batalha Naval, Sete e Meio, Para a Bola, Qual É a Palavra, entre muitos outros. Além destes jogos, haviam as brincadeiras com crianças, como a prova em que bebês jogavam um dado de um cadeirão e o espectador precisava adivinhar que número cairia; ou ainda uma competição no qual o espectador apostava em qual criança beberia copinhos de suco mais rápido.

Estas provas com crianças, boa parte delas vindas do clássico Domingo no Parque, de Silvio Santos, era uma tentativa do SBT de fazer frente ao Programa Raul Gil, que na época atingia grandes índices de audiência na Record. E Raul se destacava justamente em quadros protagonizados por crianças. Assim, o SBT levou crianças para o Fantasia aos sábados, e também apostou em Pequenos Brilhantes, nas noites de quarta, um show de talentos infantis, de formato semelhante ao Gente Inocente, da Globo. O próprio programa apresentado por Márcio Garcia aos domingos também era uma resposta da Globo ao sucesso de Raul.

No entanto, esta nova versão do Fantasia não atingiu grandes índices de audiência ao SBT. Raul Gil seguiu firme na liderança de audiência nas tardes de sábado da Record, e a Globo começou a reagir com a estreia do Caldeirão do Huck, em abril do mesmo ano. Assim, Silvio Santos acabou decretando o final desta terceira temporada do Fantasia, que ficou apenas pouco mais de cinco meses no ar.

Leia também:

Há 20 anos Mara Maravilha estreava Mundo Maravilha, seu último infantil

Relembre Celso Portiolli comandando um dos jogos do Fantasia:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade