A Fazenda estreava há oito anos na Record

Publicado em 31/05/2017

No dia 31 de maio de 2009, a Record TV colocava no ar o programa que seria seu maior trunfo de audiência a partir de então: A Fazenda. A atração apresentada por Britto Junior vinha com a proposta de confinar celebridades num ambiente rural, onde eles deveriam cumprir tarefas típicas da vida no campo, como cuidar dos animais e plantar. A cada semana, um “peão” era eliminado por meio de votação popular e, no final, o vencedor faturava o prêmio de 1 milhão de reais.

Os participantes da primeira edição de A Fazenda eram: as atrizes Franciely Freduzeski, Babi Xavier e Luciele di Camargo; os atores Theo Becker, Dado Dolabella e Jonathan Haagensen, as modelos Mirella Santos e Danielle Souza; o modelo Miro Moreira; a repórter Bárbara Koboldt; o consultor de etiqueta Fabio Arruda; o humorista Carlinhos Silva (o Mendigo do Pânico); o cantor Pedro Leonardo; e a cantora e atriz Danni Carlos. Bárbara Koboldt desistiu logo no início do jogo, e foi substituída pela atriz Fabiana Alvarez.

Assim como no Big Brother Brasil, A Fazenda se mostrou como um jogo de convivência e confinamento. Se no reality da Globo há um “líder da semana”, em A Fazenda havia um “fazendeiro”, alguém que assumia a liderança das missões, distribuía as tarefas da fazenda e indicava alguém para o “paredão”, ou melhor, “a roça”. Porém, diferentemente do BBB, em A Fazenda o fazendeiro era escolhido por meio de indicação: era sempre o eliminado do dia que apontava quem devia ser o próximo fazendeiro. Era uma regra oculta aos participantes, que apenas eram avisados de quem seria o fazendeiro naquela semana.

Alguns personagens se destacaram logo no início do jogo. Theo Becker foi apontado como o “vilão” da temporada, envolvido em diversas discussões. Enquanto isso, Danni Carlos, Dado Dolabella, Carlinhos Silva e Pedro Leonardo despontaram como “boas praças”, ganhando bastante torcida da audiência.

A Fazenda se tornou um grande sucesso na Record. Exibido todos os dias no horário nobre, o reality “turbinou” a linha de shows da emissora, chegando a alcançar a liderança de audiência em diversos momentos. Com o sucesso, A Fazenda foi conquistando edições cada vez mais longas e, com isso, a emissora passou a sacrificar alguns programas em nome do sucesso. O produto mais prejudicado com a manobra foi a novela Poder Paralelo, de Lauro César Muniz, que era exibida na faixa das 22 horas. A Fazenda foi empurrando a novela para cada vez mais tarde, e a trama entrou no ar após às 23 horas em vários momentos. Em alguns dias, porém, por estratégia de programação, a emissora invertia o horário de A Fazenda com a novela, exibindo Poder Paralelo mais cedo e dando um nó na cabeça do espectador da trama.

Além disso, A Fazenda passou a pautar todos os programas da Record. O matinal Hoje Em Dia e o vespertino Geraldo Brasil, apresentado por Geraldo Luís, pegaram carona no sucesso do reality e exibiam entrevistas, resumos diários, debates e análises da atração. Na época, ficou famosa a passarela suspensa, um desafio lançado pelos programas de entretenimento da emissora, que consistia fazer o eliminado da semana em A Fazenda atravessar uma passarela suspensa há vários metros de altura. Durante toda a exibição de A Fazenda, esta passarela era praticamente a única pauta dos programas. Não era raro a emissora começar a exibir o desafio ao vivo no Hoje Em Dia, mas conclui-lo apenas à tarde, no Geraldo Brasil.

Na média geral, A Fazenda 1 fechou com 15 pontos no Ibope, índices considerados excelentes pela Record. Dado Dolabella foi o vencedor da edição, levando o prêmio de 1 milhão de reais. E A Fazenda teve ainda mais sete temporadas, todas de bom desempenho. Em 2015, na oitava edição, o programa passou por sua primeira grande mudança estrutural, com a troca de apresentadores: saiu Britto Junior e entrou Roberto Justus. Em 2016, por contenção de despesas, a emissora não produziu uma nova temporada do reality show. Já em 2017, A Fazenda 9 está nos planos do canal e deve estrear no segundo semestre.

Leia também:

Há 25 anos terminava a novela Felicidade

Relembre um dos momentos tensos da primeira edição de A Fazenda:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade