Hora do Faro comemora três anos no ar pela Record TV

Publicado em 27/04/2017

No ar desde o dia 27 de abril de 2014, o dominical Hora do Faro, comandado por Rodrigo Faro e idealizado por Ignácio Coqueiro, completa três anos no ar pela Record TV.  Derivado de O Melhor do Brasil, a atração disputa diretamente a audiência contra o Futebol/ Domingão do Faustão da Globo e Eliana do SBT.

A atração estreou no dia mais concorrido da TV brasileira após uma reunião do comitê artístico do canal paulista que decidiu apostar em uma atração totalmente gravada, com vários cenários e quadros novos, além de formatos internacionais.

Eliana, que comanda uma atração que leva seu nome nos domingos do Sistema Brasileiro de Televisão, foi a principal pedra no sapato da emissora do bispo Edir Macedo, que optou pela reformulação total de O Melhor do Brasil para não continuar sendo prejudicada na média 24 horas do primeiro dia da semana.

Estreia aos domingos

Dentre as novidades que a Record TV apresentou ao telespectador, o quadro Isso Eu Faço, formato da produtora Armoza, chamou a atenção de muita gente, mas não o suficiente para frear a audiência da concorrência, pelo menos no início.

O quadro tinha um grupo de oito celebridades que toda semana eram desafiadas a realizarem diversas provas que poderiam variar de um simples número de mágica a um número de dança.  A apresentação para o público sempre ocorria no domingo seguinte ao que ficou decido o desafio.

Cenário Isso Eu Faço
Cenário do Isso Eu Faço Foto Reprodução Record TV

Antônia Fontenelle, Daniel Erthal, Pérola Faria, Camila Rodrigues, Micael Borges, Carona, MC Guimê e Nicola Siri formavam o elenco do formato. Após uma série de atividades, a atriz Pérola Faria foi consagrada a campeã da temporada.

Reação do Ibope

O Programa completou três anos na vice-liderança na audiência, claro que, em algumas semanas perdia para a loira do SBT.

Segundo dados do Kantar Ibope, a atração da Record TV marcou entre abril de 2014 e 2015 uma média geral de 8,2 pontos. Os dados são referentes à Grande São Paulo, principal praça publicitário do país.

Entre 2015 e 2016 do mesmo mês, subiu para 9,1 pontos de média. No decorrer do ano passado, marcou  9,9, o que representa um crescimento significativo de 20% em audiência. No mesmo período, Eliana ocupou a terceira colocação com 7,8.

Record TV
Programa é exibido aos domingos Foto Reprodução Record TV

Ainda de acordo com o Instituto, em uma guerra travada de 155 domingos, Faro venceu nada menos que 121, contra 33 da concorrente e apenas 1 empate.

O resultado veio após pequenas reformulações no novo formato, que apresentou quadros voltados a realizar sonhos e contar histórias de pessoas — Te Quero de Volta e Hora da Virada são apenas alguns exemplos.

Apresentador
Ator e apresentador Márcio Garcia foi a aposta da Record para salvar Raul Gil Foto Reprodução Web

Curiosidades: Criado em 2005 como parte de um pacote de novidades da emissora paulista, O Melhor do Brasil foi apresentado Márcio Garcia. A atração, inclusive, foi criada para suceder o Programa Raul Gil, que apesar de manter a vice-liderança vinha perdendo força na época.

Em 2008, a atração perdeu Garcia, que em uma batalha intensa com os diretores da Record optou por não renovar o contrato, pois o canal não quis elevar o seu salário. Com isso, ele acabou voltando para a Globo, onde ficou na geladeira por um bom tempo aguardando um novo projeto.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade