Primeira protagonista negra de Malhação fala sobre estreia na novela

Aline Dias e Deborah Secco nas gravações de Malhação - Pro Dia Nascer Feliz
Aline Dias e Deborah Secco nas gravações de Malhação - Pro Dia Nascer Feliz

A atriz Aline Dias estreia como destaque da próxima temporada de Malhação, que começa em agosto na Globo. Com o tema ‘Pro Dia Nascer Feliz’, a trama contará com a primeira protagonista negra desde que está na grade da emissora.

O anúncio levantou a questão sobre o pouco espaço que os negros ainda tem nas novelas. Embora a situação tenha avançado ultimamente, ainda falta muito para ser ideal. Mas, para Aline, é sempre bom que esse assunto esteja em pauta.

“É sempre importante falar sobre a questão do racismo porque ainda existe. A gente vai além de um tom de pele, o talento ultrapassa isso. As pessoas têm que ter respeito pelo que a gente é, e não pela nossa cor. Levanto a bandeira do respeito sempre, independente de ser negro ou não. Muitas das vezes, ele é muito mais atingido, isso é uma outra questão. Fico feliz porque em vários lugares a gente tem conquistado espaço”, disse em entrevista ao UOL.


Na novela, a atriz viverá Joana, uma jovem que sai de Fortaleza para viver no Rio de Janeiro. Além de contracenar com outros estreantes, ela ainda estará no mesmo núcleo da veterana Deborah Secco.

Questionada se já sofreu algum tipo de preconceito por sua cor, Aline garantiu que felizmente não passou por isso, mas apoia que qualquer manifestação de racismo seja denunciada.

“É necessário denunciar sim ataques racistas porque a gente está em pleno século 21 e isso não é normal de acontecer. A gente tem que entrar e sair de um lugar, sendo sempre bem respeitada, independente do tom de pele, da raça. Isso é pra ser denunciado sim, é triste de ver”, concluiu