Sophia Valverde (Foto: Juliana Sabbatini)
Sophia Valverde: protagonista de Poliana fala sobre vida, preferencias pessoais e futuro em novela do SBT (Foto: Juliana Sabbatini)

8 milhões de seguidores no Instagram. Protagonista de uma novela infantil que marca média de 12 pontos de Ibope em São Paulo. Shows lotados pelo Brasil. Mesmo jovem, Sophia Valverde, de 14 anos, já é um acontecimento. Mas ela ainda se surpreende. Tanto que admitiu que tanto ela, quanto o elenco, ficaram surpresos com a decisão do SBT de deixar As Aventuras de Poliana no ar até 2021.

“A gente mesmo, de verdade, fomos pegos de surpresa esses dias com o esticamento, que vai ficar mais um ano no ar. Pra gente ia acabar agora. Mas que bom que vai esticar mais um ano, o pessoal vai gostar muito dessa nova fase. Fiquei bem surpresa, mas muito feliz”, disse Sophia em entrevista exclusiva ao Observatório da Televisão.

Sophia Valverde recebeu a reportagem do Observatório da Televisão antes do show que realizou no último sábado (12) em Salvador (BA). Promovido pela TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, o evento recebeu inúmeras crianças, adultos e adolescentes. Impressionou que todos sabiam as letras da novela e até mesmo das músicas próprias da Sophia.

Antes, inegavelmente, a jovem foi um show de simpatia. Atendeu fãs, gravou vídeos e até mesmo comeu um pouco. Com os seus pais no camarim, Sophia era guiada pela mãe que viaja com ela em todos os fins de semana. Assumindo recentemente um namoro com um colega de elenco, o jovem Lucas Bugatti, ela admitiu para este repórter: “Estou com saudade dele, queria mandar um beijo”.

Bem humorada, Sophia falou muito do futuro, da vida e da carreira. Quer ser atriz, mas pretende seguir carreira de cantora. Seu maior sonho é ambicioso: fazer um filme em Hollywood. Faculdade? Pensa em um plano B porque não sabe o dia de amanhã. Mas quer mesmo é continuar na televisão.

Confira a entrevista com Sophia Valverde na íntegra:

Sophia Valverde é intérprete de Poliana em novela do SBT (Divulgação: SBT)
Sophia Valverde é intérprete de Poliana em novela do SBT (Divulgação: SBT)

Observatório – Você costuma viajar o Brasil com esses shows, hoje é em Salvador, semana passada foi em Fortaleza. Como é a aceitação das crianças? Você se impressiona?

Sophia Valverde – Pra mim é impressionante a aceitação das crianças em relação ao meu show, principalmente no Norte e no Nordeste. Em todo lugar vai bem, mas nessas regiões é muito forte. Antes de Salvador, eu fui em Fortaleza e foi impressionante. Esses shows que faço depende muito. Algumas vezes são interligados com a novela, outras vezes não são. Mas é muito bom estar com as crianças, com os adolescentes, e verem eles cantando as musicas da novela, é bem gratificante.

Observatório – Você pretende seguir a carreira de cantora mesmo após o fim da novela ou só quer ser atriz?

Sophia Valverde – Eu penso muito em seguir a carreira de cantora paralelo com a de atriz. Vai ter a tour da novela agora, nós vamos para algumas cidades, mas eu quero fazer uma tour só minha. O pessoal pode aguardar que vai ser demais. Eu sei que em todas as capitais vai passar a tour da novela, algumas cidades já foram confirmadas. Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte…

Observatório – Falando na novela, essa semana foi anunciado que Poliana foi esticada por mais um ano. Como você recebeu essa notícia? Você esperava?

Sophia Valverde – Olha, eu fiquei muito, muito, muito feliz porque irão esticar a novela. Vai mudar muita coisa nesse próximo ano. A gente mesmo, de verdade, fomos pegos de surpresa esses dias com o esticamento, que vai ficar mais um ano no ar. Pra gente ia acabar agora. Mas que bom que vai esticar mais um ano, o pessoal vai gostar muito dessa nova fase. Fiquei muito feliz, mas bem surpresa”

Sophia Valverde admite que deseja fazer mais teatro e cinema na carreira

Poliana (Sophia Valverde) em As Aventuras de Poliana (Reprodução)
Poliana (Sophia Valverde) em As Aventuras de Poliana (Reprodução).

Observatório – Mesmo nova, eu imagino que você tenha inspirações na carreira. Em quem você se inspira? E o que você prefere: TV, cinema ou teatro?

Sophia Valverde – Olha, eu me inspiro em bastante gente, não em uma pessoa só. Quando eu comecei mesmo, eu era novinha e me colocaram numa agência. Comecei a fazer comerciais, cheguei a fazer 200 comerciais. Depois, comecei a fazer as novelas. Fiz teatro, cinema… Eu gosto de fazer as três coisas, é sempre uma experiência diferente fazer teatro e cinema, é tudo muito diferente. No teatro, se acontecer algo você tem que improvisar. Na TV você pode errar, dá pra repetir algumas vezes. No cinema, demora mais. Eu aceito fazer os três.

Observatório – Acho que todos nós sabemos que é difícil ter amigos em televisão. Você conseguiu ter um amigo de verdade na TV?

Sophia Valverde – Eu não tenho muitos amigos de TV, mas os amigos que eu tenho eu levo no coração. Eu tenho amigos de Chiquititas, de publicidade. O Felipe Cavalcante e a Lorena Tucci, de Chiquititas, o Lipe Volpato de Cúmplices de um Resgate e agora, de Poliana, a Bia Lanucci e o Lucas Bugatti. Acho que são essas pessoas só.

Observatório – Como é o seu dia a dia? Imagino que seja corrido… (risos)

Sophia Valverde – Minha rotina é um pouco corrida. Eu queria, antes de tudo, agradecer a minha mãe que segura muitas barras minhas e me ajuda muito. (risos) Eu vou para a escola bem cedo. Saio no início da tarde e vou direto para o SBT. De lá, eu fico até de noite para gravar. Mas é muito corrido. Chego bem de noite em casa e preciso fazer mil coisas. Lição de casa, tomar banho… É o que eu escolhi fazer, né? (risos)

Protagonista de Poliana, Sophia Valverde quer usar faculdade como seu “plano B”

Observatório – Você já sabe o que quer fazer de faculdade? Artes cênicas ou pretende fazer alguma outra faculdade?

Sophia Valverde – Então, eu ainda não pensei nisso…. Eu sei que penso em não fazer algo ligado para artes, porque a gente sempre precisa de um plano B, uma segunda opção. Eu penso em fazer alguma outra coisa. Mas eu ainda não sei o quê, sabia? Muita gente nessa área faz direito. Eu não sei se quero fazer Direito. Meu pai fez Direito, mas não exerce. (risos) Antes eu queria ser bióloga marinha, mas eu quero alguma coisa mais fácil.

Observatório – Seu Instagram tem 8 milhões de seguidores e imagino que muitos haters. Como você lida com críticas?

Sophia Valverde – Pra mim, é tudo muito tranquilo. Tem críticas que você guarda para você, para melhorar. Mas tem outras que você não fala nada, abstrai. Com os fãs, minha mãe me ajuda muito, minha assessora… Antes eu não mexia muito, agora eu mexo mais. Mesmo assim, ainda com a ajuda delas. Eu sou muito tranquila. Tem gente que não vive sem rede social, mas eu vivo sem tranquilamente

Observatório – E o que você não vive sem?

Sophia Valverde – Nossa, muita coisa… (risos) Eu não vivo sem Deus, sem minha família e sem televisão. Eu adoro televisão.

Observatório – O que você está assistindo agora?

Sophia Valverde – Agora, estou vendo a série Insatiable (Netflix). Saiu ontem os novos episódios e eu tô louca para voltar ao Hotel e assistir. (risos) Eu assisto umas séries mais antigas também, como Brilhante Victória, Sam & Cat… Acho que só isso. Eu vejo também Stranger Things, mas agora tem que esperar sair novos episódios. Quando saiu a terceira temporada, eu matei em menos de um dia (risos)

Sophia Valverde tem o sonho de fazer um filme em Hollywood

Poliana (Sophia Valverde) chora na novela As As Aventuras de Poliana
Poliana (Sophia Valverde) na novela As Aventuras de Poliana (Foto: Gabriel Cardoso/ SBT)

Observatório – Você tem algum grande sonho na sua carreira? Um objetivo que você quer alcançar?

Sophia Valverde – Eu tenho um grande sonho de fazer algum filme ou alguma coisa em Hollywood, mas também quero continuar nessa área de televisão. Mas sempre equilibrando tudo.

Observatório – Pra terminar Sophia, como você se define?

Sophia Valverde – Eu me defino como uma pessoa muito alegre. Eu me defino como uma Poliana. Por onde eu passo, as pessoas falam muito isso. Eu me defino como alegria.

Últimos vídeos do Canal no YouTube