Agatha Moreira
Agatha Moreira (Divulgação/ TV Globo)

Agatha Moreira será Josiane, a principal vilã de A Dona do Pedaço, nova novela das 21h da Globo. Na trama, a jovem será filha da protagonista Maria da Paz (Juliana Paes), e terá o grande sonho de tornar-se famosa. Com raiva pela origem humilde da mãe, que foi boleira, antes de ser dona de uma rede de confeitarias, ela se unirá a Régis (Reynaldo Gianecchini) para conquistar seus objetivos.

Em conversa com o Observatório da Televisão, a atriz falou sobre a personagem e disse se impressionar com as vilanias da mesma. Apesar de ainda não ter gravado, muitas cenas, ela garante que o público sentirá raiva ao vê-la. Ela relatou ainda que quer ser apedrejada nas ruas, e que não buscou inspiração em Maria de Fátima, personagem de Gloria Pires em Vale Tudo, pois não chegou a conhecer o folhetim exibido em 1988.

Nos fale sobre a Josiane, essa sua nova personagem que é a principal vilã de A Dona do Pedaço. Você já havia feito vilã em outra novela, mas nessa até a Juliana Paes disse que está assustada.

Ela está até me assustando (risos). Ela não tem escrúpulos. Josiane é uma pessoa que não conseguiu entender ainda o que é o sentimento de culpa e empatia. Ela não tem essas duas coisas, ela faz as coisas de forma inconsequente e com uma naturalidade incrível.

Você acha mesmo que é inconsequente ou faz maldades de forma pensada?

Ela entende as consequências, mas não sente culpa, não se importa em machucar o outro. O que uma pessoa que não sente culpa vai sentir? Ela dorme tranquilamente. Ela sabe o que as coisas que ela faz vão causar, mas não se importa.

Motivação

Existe alguma motivação para ela ser assim?

Isso quem pode explicar melhor é o Walcyr. Eu estudei bastante as pessoas e personalidades, e fico vendo que o pessoal sempre fica buscando alguma justificativa para o ato do outro, e muitas vezes não tem. A pessoa simplesmente nasce assim. Existem essas pessoas que nascem sem empatia e sem culpa. Então não sei se a gente tem que ficar procurando justificativa para isso.

Você acha que devido a isso, a Josiane seja um pouco psicopata?

Acredito que sim. Estudei muito essa área, e claro que uma novela é uma obra aberta que não dá para a gente dizer ‘é uma psicopata, pronto e acabou’. Pode ser que tenha uma justificativa lá na frente, e pode ser que não, mas estudei bastante esse universo para poder entender essa falta de empatia e culpa dela. É muito legal você mergulhar num universo diferente e completamente distanciado de você. Eu li coisas que eu nem imaginava que existiam, e histórias de pessoas que você nem acredita que sejam possíveis. Existe muita coisa cabulosa pelo mundo.

Está preparada para ser odiada? Você vai tentar defender a personagem?

Estou preparada para ser odiada. Ela não tem defesa. Eu não tenho o que dizer. Eu lembro que na época de Novo Mundo, eu ficava defendendo a Domitila e falava ‘ela apanhava do ex-marido’, mas a Josiane não tem como defender, ela é má mesmo. Walcyr perguntou se eu estava preparada para apanhar na rua e falei que no mínimo quero ser apedrejada (risos).

Frases de Josiane

É uma responsabilidade?

É uma responsa! Não é por gostar de ser odiada não. Você recebe uma vilã nas mãos. Se o público está te odiando, é porque você está fazendo legal.

Teve alguma coisa específica que ela fez ou disse que mexeu com você?

Eu comecei a gravar faz pouco tempo, então sobre gravar não tenho muito o que dizer sobre essas cenas, mas tem muita coisa no texto que eu li e fiquei assim passada num nível que eu dizia ‘não é possível’. Ela vai me assustando cada vez mais.

Como é a sua relação com o público? Porque você fez uma pessoa odiada, de repente fez a Ema, que todo mundo amou, e agora volta a fazer uma personagem que pode ser odiada de novo.

Domitila todo mundo odiou, vim com a Ema, me redimi com o público e agora vai ir tudo por água abaixo (risos).

Ela não tem nenhum tipo de afeto pela mãe?

Eu acho que num lugar de filha para mãe, ela ainda não entende o que é isso. O afeto que eu tenho pela minha mãe por exemplo, ela não tem pela Maria da Paz. Pode ser que ela esconda os sentimentos dela, mas acho que não, porque tudo o que ela faz com a mãe é muito sem escrúpulos. Ela realmente tem muita vergonha da mãe, muita vergonha. Existe um repúdio.

Como se fosse uma Maria de Fátima?

Todo mundo vem me falar isso, e olha só, não assisti Vale Tudo. Não é da minha época (risos). No Viva passou, mas eu estava trabalhando com certeza, e não consegui ver. Eu sei da história que a galera que me contou, mas precisaria assistir para dizer para vocês. Realmente não sei.

Mudança de visual

Josiane (Agatha Moreira) em A Dona do Pedaço
Josiane (Agatha Moreira) em A Dona do Pedaço (Divulgação/ TV Globo)

Você curtiu a mudança de visual para a personagem?

Nem quando criança usei cabelo curto assim. Cada dia mais estou amando esse cabelo. As pessoas me perguntam se me acostumei rápido, e respondo que não levei nem dez segundos. Eu já saí do cabeleireiro achando uma maravilha, uma libertação.

Você acha que depois que ela se envolve com o Régis, personagem do Gianecchini, ela fica pior ainda, ou ela já era má antes dele?

Eu acho que ela consegue com ele mais armas para lutar. Com ele, ela percebe que pode ir além e ter alguém para usar. Ela é capaz de acreditar na própria mentira. ‘Agora quero me apaixonar por esse homem’, aí ele finge uma paixão na cabeça dela, que nem sei se te dizer que isso é de coração, real, ou se porque naquele momento é conveniente para ela.

Ela se identifica com o Régis?

Sim. Os dois são pessoas que são capazes de tudo para conseguirem o que querem e gostam de ter dinheiro, poder, gostam de aparecer, e serem famosos. E esse é o principal objetivo dela como digital influencer, ela quer ser reconhecida e respeitada pelas pessoas que zoavam ela na escola por ser filha da boleira.

Como é a sua relação com a fama?

Eu acho que tudo na vida tem seu lado bom e seu lado ruim. A fama é uma consequência, não diria da minha profissão porque tem muitas pessoas da mesma profissão que a minha e que não são famosas, mas trabalhando com TV é uma consequência e tenho que saber lidar. A vida é sempre um equilíbrio, nem tudo tem só uma coisa boa ou ruim.

Reynaldo Gianecchini

E o reencontro com o Gianecchini em cena?

Está sendo demais. Eu amo o Giane, é um parceiraço, muito generoso. A gente já tem intimidade em cena para fazer cena de casal, e já está tudo certo entre a gente. Só cheguei e falei ‘Oi sumido’. Estou amando.

Ela tem essa parada de querer ser blogueira. Você está mudando sua visão da moda por causa disso?

A gente passa a ficar mais antenada. Eu tive que conhecer mais coisas. Eu não era de seguir tantas blogueiras, e agora conheci várias. Se abriu todo um mundo no Instagram para mim, e tenho que saber o que está rolando.

Em que momento da sua vida você se sentiu a dona do pedaço?

Tiveram dois momentos. Primeiro aos 17 anos quando saí do Brasil sozinha para trabalhar, e o segundo momento foi quando eu pude alugar meu apartamento sozinha. “minha casa, esse pedaço é meu”.

Como você vê a sua escalada na profissão?

Eu acho muito legal. Eu com 27 anos, 7 anos na casa, 7 novelas, uma por ano, e acho que as coisas se encaminharam num crescente, e tive tempo para cada personagem amadurecer em algum lugar e aprender cada vez mais. Nunca me senti jogada em um lugar que eu não fosse capaz de ocupar aquele espaço e isso é muito bom e sou muito grata a Deus e à vida por isso. Sou uma menina de sorte, por ter recebido presentes que foram minhas personagens, que foram completamente diferentes uma da outra. Só tenho a agradecer.

Inspiração

Tem alguma outra vilã da ficção que te inspirou?

Eu assisti tanta coisa. Num aspecto a gente pega um pouquinho da interpretação, noutros nem tanto, a gente se guia mais pelo sentimento, pela trama. Eu gosto muito do filme A Malvada, que é um clássico que tem muito da Josiane, mas tiveram várias coisas atuais que assisti.

Você já avisou sua mãe que na ficção você vai interpretar uma garota que maltrata a mãe?

Minha mãe já sabe, e ela vai continuar me amando (risos).

*Entrevista feita pelo jornalista André Romano

Últimos vídeos do Canal no YouTube