Rosane Gofman será a governanta Ellen em A Dona do Pedaço
Rosane Gofman será a governanta Ellen em A Dona do Pedaço (Foto: Gshow/Isabella Pinheiro)

Com fortes dramas familiares, A Dona do Pedaço estreia no dia 20 de maio na Globo, substituindo o realismo fantástico de O Sétimo Guardião. Reunindo um elenco de peso, a nova trama de Walcyr Carrasco traz a atriz Rosane Gofman como a governanta Ellen.

A personagem será uma das melhores amigas da protagonista Maria da Paz (Juliana Paes). Batalhadora, a moça verá o seu amor por Amadeu Matheus (Marcos Palmeira) vetado por causa da rivalidade entre suas respectivas famílias.

Em entrevista ao Observatório da Televisão, Rosane Gofman comentou sobre a expectativa para a novela entrar no ar e como recebeu o convite para integrar o elenco. A atriz também falou sobre carreira e família. Confira a seguir:

Como chegou a oportunidade para integrar o elenco de A Dona do Pedaço?

Chegou porque o Walcyr me convidou para fazer, porque o Walcyr é tudo de bom. Eu adoro o Walcyr”.

A Ellen será uma grande parceira de Maria da Paz, né?

Ela é a orelha da Maria da Paz, meio que conselheira. Eu estou muito feliz, o personagem é muito bom. A gente ainda não começou a gravar porque o cenário da casa dela ainda não começou. Semana que vem a gente começa e vamos fundo”.

A filha da governanta Ellen viverá um embate com Maria da Paz. A sua personagem vai perceber esse climão?

Sabe, percebe, diz. Mas ela não ouve, ela tem um olhar mais carinhoso com a filha porque demora a acreditar. Tem não que é cega, né? Então é meio isso (riso)”.

Como é trabalhar em uma novela onde as mulheres estarão na linha de frente?

Eu acho que é um grande barato porque, na verdade, é a minha vida também. Nós mulheres temos que batalhar muito para as coisas caminharem. Os filhos são meio que com a gente mesmo. Hoje muda um pouco, mas é meio assim”.

O que o público pode esperar de A Dona do Pedaço?

Muito sucesso, muito sucesso. Vai dar muito pé, muita polêmica. Vai ser muito bom”.

Carreira e família

Você finalizou a novela Orgulho e Paixão e agora está se preparando para estrear em A Dona do Pedaço. Você se sente privilegiada por conseguir viver da arte no Brasil?

Graças a Deus, eu sou muito privilegiada mesmo. Mas é porque eu tenho muito amor pela minha arte. Os meus amores são: os meus filhos, os meus netos e minha arte. E eu sempre precisei da minha arte para fazer com que os meus amores pudessem viver uma vida digna. Então a entrega sempre foi total para as duas coisas”.

Os seus filhos também trabalham envolvidos com a arte, né?

Eu tenho três filhos maravilhosos: tem o Yuri, que é ator; tem o Cauê, que é ator também, mas é quem coordena e toma conta da nossa escola de teatro; e tem o Daniel que trabalha com a Anitta, cantora, faz produção também”.

As mulheres são muito julgadas quando deixam os filhos pequenos em casa para trabalhar. Você sentiu essa pressão e/ou culpa quando precisava se ausentar do lar para atuar?

Muito, até hoje. Muito culpada. Mas eles precisavam disso para que pudessem ter as coisas, viver o que tinham que viver, para ter dignidade”.

A atriz Rosane Gofman com seus filhos
A atriz Rosane Gofman com seus filhos (Foto: Vera Donato)

Seus filhos te acompanharam nos bastidores das produções? Ficavam na coxia do teatro?

Sempre. Eu fazia um infantil quando estava grávida do Yuri, foi onde eu conheci o Cazuza, o cantor. Que foi quem me colocou dentro da TV Globo para fazer a primeira novela. O Yuri estava na minha barriga, eu vomitava muito, saia de cena. Depois, o Cauê também mamou na coxia. Eles foram muito participantes na minha vida”.

Como foi educar três filhos em uma sociedade que é tão machista?

Eu pego muito no pé. Não gosto que falem alto com as mulheres deles, não gosto que maltrate. Se falar um pouco mais alto, eu digo: ‘por que está falando alto assim?’. Eu sempre pego pesado. Acho que a gente tem que falar claro mesmo. Mas eu acho que eles são bem bacanas com as esposas deles. Eles casaram com pessoas muito parcerias, graças a Deus. São muito amigas deles, muito cúmplices, são mães maravilhosas. Eu sou uma pessoa muito feliz se tratando da minha família”.

*Entrevista feita pelo jornalista André Romano.

Últimos vídeos do Canal no YouTube