“Nunca fiz nada do tipo”, diz Bruno Montaleone sobre prosódia em O Tempo Não Para

Publicado em 31/07/2018

Em O Tempo Não Para, nova novela das 19h que estreia nesta terça (31), Bruno Montaleone será Bento. Noivo de Marocas (Juliana Paiva), protagonista da história, logo no início, será obrigado a casar após ser flagrado quase beijando a moça. Para livrar a filha da desonra, Dom Sabino (Edson Celulari), planeja tudo a contragosto da filha que decide deixar o rapaz no altar.

O ator conversou com o Observatório da Televisão durante a festa de lançamento da novela, e falou sobre o personagem que será um tanto cômico. Ele ainda contou que estava se preparando para fazer outra novela quando fez os testes para O Tempo Não Para.

Leia também: Bela Fernandes posa estilosa e ganha elogios de fãs

Eu queria que você falasse um pouco mais sobre esse trabalho e o que tem instigado você.

“Esse trabalho caiu um pouco de ‘paraquedas’, porque eu estava para estrear em outra novela. Fiquei sabendo de O Tempo Não Para, fiz o teste e foi muito legal. De cara falaram que o personagem tinha a minha cara e aí eu fiquei muito ansioso, sabendo que era um trabalho mega importante. Eu estou muito feliz, o personagem é muito legal, eles acharam a minha cara porque ele é muito cômico. É um lugar que eu me sinto confortável em trabalhar e eu acho que nunca tive a oportunidade de fazer um pouco disso ali dentro. Já trabalhei com a galera da novela em Malhação, está super legal, eu já estou bem acomodado”.

Personagem

Quem é o Bento na trama?

“O Bento é um poeta da época dos congelados, 1886. Ele apronta muito, faz muita besteira e naquela época era uma coisa grave. Ele foi pego pedindo um beijo para a filha do dono das terras, que é o Dom Sabino, a Maroca que é interpretada pela Juliana Paiva. O Dom Sabino pega ele no flagra, vai querer dar um tiro nele e tanta coisa vai acontecer, então ele é um errante, é um poeta, bastante romântico e é um dos congelados”.

A situação em si já é divertida, não é?

“Muito! Quando eu li o script eu adorei, no primeiro capítulo já acontece muita coisa. Eu fiquei bem animado”.

Depois que eles são resgatados, eles mudam de cara o figurino?

“Eu também ainda não sei, estou curioso para saber. Mas eu acredito que vai ter gente que vai resistir mais. Falando que vai continuar se vestindo do mesmo jeito e gente que vai se adaptar mais rápido, eu acredito que o Bento vai ser um desses que vai resistir”.

O que você acha que para eles vai ser mais difícil se adaptar, essa tecnologia toda ou os costumes da época?

“Muitos conflitos vão aparecer. Você imagina que a escravidão era liberada, a lei Áurea só foi assinada dois anos depois. Quando eles foram congelados não existia luz elétrica, existiam escravos, tinha muita coisa completamente diferente, a gente vai estranhar mulher em cargos altos e vai aparecer até preconceito, mas o personagem está em uma época diferente, é um grande choque.”

Bruno Montaleone fala sobre a preparação para o personagem

Que tipo de laboratório você fez?

“Eu tinha acabado de sair de uma novela, foi muito em cima. Eu estava intercalando as gravações sendo que era o final da outra. Aquela época que vai todo o elenco gravar, então a preparação que eles passaram eu não consegui aproveitar muito por estar gravando. Eu sempre assisto filmes para me ajudar a entrar no universo, mas está sendo bastante na raça, ouvindo bastante a equipe, o diretor e se eles estão satisfeitos, eu vou seguindo por esse caminho, mas quando mais você faz, mas você pega o pique”.

E como é para você ser convidado no final da novela (O Outro Lado do Paraíso), é uma caminhada que nem todo mundo consegue isso, é muito difícil

“Pois é. Eu só estou aproveitando, porque as coisas estão aparecendo, nem sempre é assim, mas eu estou em um momento bom. De cara eu aceitei, já sabia que eu conseguiria sair de uma e entrar em outra. Quase que não deu. Eu fiquei um pouco desesperado, mas eu estou em uma época que eu tenho que dar um gás mesmo. Sou jovem, tenho que aproveitar e trabalhar, então está tudo acontecendo da forma que eu planejava”.

Você falou sobre ele tentar roubar o beijo da Maroca, ele é muito sedutor e vai continuar sendo em 2018?

“O Bento é daqueles que acham que é muito sedutor, mas não é. Ele paga de experiente e não é experiente. Esses caras sempre existiram, então eu acho que nada vai mudar. Ele é romântico e vai lutar um pouco pela Marocas. Quando eles descongelam, a única pessoa do universo dele que sobreviveu é ela. Os amigos dele já morreram de velhice”.

Ator fala das dificuldades com a prosódia

Na caracterização, o que você achou mais difícil, foi o visual, o aplique ou a fala da época?

“Sim, a prosódia é diferente e eu ficava mega nervoso por causa dessa parte da prosódia. É difícil, um linguajar que eu não estou acostumado, nunca fiz nada do tipo. A caracterização é uma coisa que foi tranquila. O mega hair é uma coisa complicada. É meio chato de cuidar, o bigode eu nem sabia que chegaria a esse tamanho e eu só fui deixando crescer”.

E o que tem de parecido com o Bruno e o Bento?

“O Bento é um super-romântico, eu também sou um pouco. Ele é aventureiro e eu admiro isso, luta pelos sonhos dele, é por aí e eu gosto que ele faz muita besteira, eu acho interessante esse lado dele”.

*Entrevista feita pelo jornalista André Romano

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade