Escalada para Segundo Sol, Nanda Costa afirma: “Mudar o visual ajuda muito na construção da personagem”

Publicado em 24/04/2018

Depois de viver a trambiqueira Sandra Helena em Pega Pega, Nanda Costa será Maura, uma jovem livre e desencanada, na próxima novela das 21h, Segundo Sol. Querida pelos telespectadores, a atriz falou com nossa reportagem sobre o novo desafio na trama de João Emanuel Carneiro, autor com o qual ela trabalhou em sua primeira novela na TV Globo, Cobras & Lagartos. Durante o bate-papo, ela relatou que se auto-pressionava quando não estava trabalhando, um lado workaholic que deixou para trás. Confira o bate-papo completo:

 Leia também: Evaristo Costa posa em frente à Globo e surpreende com piada

Você saiu de uma personagem muito popular em Pega Pega, e já vai para outra na TV?

Isso. Vou fazer Segundo Sol, a próxima novela do João Emanuel Carneiro e vou começar a gravar já na semana que vem.

Já fez algum tipo de preparação?

Eu passe 1 mês na Bahia para pegar o sotaque, já que minha personagem é baiana como vários ou todos da trama, creio. Foi uma delícia conhecer o lugar com esse novo olhar. Tive uma preparação com nosso preparador também.

Como é a personagem?

Não posso falar muita coisa, mas estou muito feliz com meu núcleo familiar e feliz por estar trabalhando pela primeira vez com o Dennis Carvalho e com a Maria Di Médici. Sempre tive vontade, aí veio esse convite incrível. A primeira novela que fiz foi Cobras & Lagartos, do João, e fiquei maravilhada com esse retorno. Na novela contraceno com o Roberto Bonfim, que é meu pai, com a Kelzy Ecard, minha mãe, e Letícia Colin como minha irmã. Não posso antecipar muita coisa.

Seu visual novo com esse cabelo moderno é para a novela?

Acho que vão dar uma arrumadinha. Está bem bagunçado o cabelo, não é uma preocupação que tenho mais como eu tinha quando fazia a Sandra Helena, de Pega Pega. Eu estava loira e demorava duas horas para me arrumar. A Maura, minha personagem não é muito vaidosa e não está preocupada com isso, e não sei se é para parecer moderno, é para soar como mais desencanado.

Como é voltar para uma novela das 21h?

Para ser muito sincera eu nunca penso em novela como sendo das 21h, ou das 19h, ou 18h. Acho que a novela precisa ter uma unidade, então estou inteira em qualquer trabalho que faço independente do horário. Calhou de ser das 21h, mas se fosse em qualquer outro horário, acho que a expectativa seria a mesma, que é fazer um bom trabalho e dar o meu melhor.

Geralmente as novelas das 21h têm uma produção maior, e são mais longas…

Nem sempre. Pega Pega foi uma novela bem longa, e era das 19h. Fiquei quase um ano trabalhando, e Segundo Sol será bem mais curta.

Como é para você emendar uma novela na outra?

Eu adoro! Consegui até fazer outras coisas, como o filme Entre Irmãs, rodado entre uma novela e outra, que acabou virando série, então fico feliz. Quanto mais distintas forem as personagens, para mim é melhor. Fiz a Luzia de Entre Irmãs, que era totalmente terra, lutadora, e depois fiz a Sandra Helena que era o oposto. Agora a Maura, minha nova personagem, é totalmente diferente das duas, o que para uma atriz é maravilhoso. E a coisa de mudar o visual ajuda muito na construção da personagem. Imagina uma Sandra Helena com cabelo desse? Não dá né. O jeito que pisa, o sapato que anda, tudo muda. É um time, uma equipe toda trabalhando junta para isso acontecer. Eu só vibro com os desafios.

Você não se importa de trabalhar assim direto?

Não. Eu amo muito o que eu faço e consigo descansar na minha profissão. Antigamente eu me cobrava muito mais e sofria muito mais. Consegui passar 1 mês na Bahia. Claro, estava descansando, mas com o olhar atento para pegar o jeito, sotaque, cultura. Minha mãe perguntou se eu estava tranquila por estar de férias, porque antes eu não ficava tranquila, e acho que consegui relaxar.

Você já tem projetos após a novela?

Tenho, mas uma coisa de cada vez. São uma peça de teatro e um filme mas ainda preciso me organizar.

* Entrevista feita pelo jornalista André Romano

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade