“Sempre que eu assistia, desejava estar ali”, conta Cacau Protásio sobre atuar em Mister Brau

Publicado em 08/02/2018

Depois de diversos trabalhos na TV paga, Cacau Protásio voltará à teledramaturgia da Rede Globo, canal em que a atriz fez sua estreia. Ela estará na quarta temporada da série Mister Brau, que estreia em abril, vivendo a personagem Carmo, irmã de Lima (Luis Miranda), e moradora do bairro Madureira no Rio de Janeiro. Carmo será responsável por receber o protagonista do programa em sua casa, quando ele estiver passando por uma crise criativa na carreira. Em conversa com o Observatório da Televisão, ela falou que fazer parte da série era um desejo antigo, e revelou detalhes sobre a personagem:

Leia também: “Vai misturar informação com diversão”, explica Celso Zucatelli sobre programa solo na Redetv

As pessoas ainda lembram de sua personagem em Avenida Brasil. Como é isso para você?

Isso é muito bom. Sou extremamente grata à Zezé, minha personagem. Eu sempre dizia que iria comprar uma casa, e fazer um altar para ela. A casa já comprei, graças a Deus, só falta o altar (risos). Ela que me fez aparecer, me fez tornar conhecida e nesse ponto sou metida, posso dizer que fiz a melhor novela do Brasil.

Por conta disso, você fez muitos outros trabalhos, inclusive na TV por assinatura não é?

Saí de Avenida Brasil e graças a Deus nunca parei de trabalhar. Sempre rezo pedindo a Deus que não me dê férias, porque quando estou em casa não sei nem o que fazer. Sou muito feliz por não ter parado de trabalhar, e é muito bom viver, e conseguir nos sustentar trabalhando com o que gostamos.

Agora você vai entrar em Mister Brau. Como surgiu isso?

Acredito muito no universo e em Deus. Tem muita coisa que assisto e desejo fazer parte. Sempre que eu assistia Mister Brau eu desejava estar ali, porque achava a série animada, linda e inteligente, até que recebi uma ligação me convidando para participar como a mãe da Lelezinha, que eu já conheço. Lázaro e Taís eu conhecia da televisão, mas nunca tinha trabalhado com eles, e fiquei feliz da vida, igual criança quando está chegando o dia da festa de aniversário. Quando chegavam os roteiros e não tinham meu nome, eu tinha vontade de ligar para a equipe e falar “Gente, meu nome não veio” (risos). O elenco é muito bom, a gente se diverte muito gravando, parece até que já nos conhecemos há anos.

Como é a Cacau como pessoa?

Eu sou uma pessoa extremamente tímida apesar das pessoas não acreditarem nisso, faço até tratamento para a timidez mas acho que me descubro a cada dia. Eu tinha uma vida, era uma pessoa, e de repente me tornei conhecida por todo mundo, o que é muito louco, então aprender a lidar com isso não é fácil. Quando as pessoas falam “me espelho em você”, eu fico com uma responsabilidade maior ainda e tentando não errar. Por exemplo, não posso arrotar aqui senão vão dizer que sou mal-educada (risos).

Como é a sua personagem em Mister Brau?

A Carmo é uma mulher guerreira, trabalhadora, que vive em Madureira, e tem uma filha com um talento incrível, que ela não consegue enxergar. Creio que aconteça com muitas mães que vêm de uma vida humilde, e que não conseguem acreditar que os filhos possam se tornar artistas ou chegar muito longe, e essa mãe não acredita realmente. Quando a filha vai falar alguma coisa, ou cantar, ela só diz “Cala a boca Yasmin”. Carmo tem a profissão dela, e quer que a filha tenha uma outra profissão qualquer, mas não de artista porque ela sabe que isso é muito difícil.

Ela é uma mulher mal humorada?

A Carmo tem um pouquinho de cada coisa, bem humorada, mal humorada, e não tem tempo para sonhar, então qualquer coisa relacionada a sonho ela não acredita.

Como é a sua parceria com o Lázaro Ramos e com a Tais Araújo?

Maravilhosa. No Vai Que Cola somos muito livres para colocar cacos, improvisar, criar algumas coisas, e quando vim para cá fiquei pensativa, me perguntando se também poderia fazer isso. Começamos a gravar numa casa em Curicica, que na série será a casa da minha personagem em Madureira, ensaiávamos uma coisa, e na gravação fazíamos outra, todo mundo morria de rir. É muita diversão. Eu não vinha trabalhar, vinha me divertir.

Sua personagem não acredita nos sonhos da filha. Alguém já duvidou dos seus sonhos?

Várias pessoas já duvidaram dos meus sonhos, e já me disseram “Não tenta, que você não vai conseguir”. A gente vive num mundo preconceituoso, e já escutei de muita gente: “Você é gorda e negra e não vai chegar a lugar nenhum”, e graças a Deus eu só escutei, mas não ouvi. Sempre tem alguém para te desanimar e dizer que não vai dar certo. Só acho que a única pessoa que pode não te dar algo, é Deus.

Eu não sei se você sabe mas você é a inspiração da Jojo Todynho. O que você acha disso?

Eu acho maravilhoso, porque ela vem do subúrbio, é negra, é gorda. Ela fez uma música que é um sucesso, conquistou milhões de views, fala o que pensa, o que quer, e principalmente fala o que muita gente quer, mas não tem coragem. Quando ela foi para as redes sociais fazer vídeos dizendo algumas verdades foi incrível, porque as pessoas têm mania de mostrar só o que é bonito. Acho ela maravilhosa. Fico feliz da vida que ela tenha se inspirado em mim.

Você já a conhece?

Ainda não, mas quero conhecer. Quero gravar alguma coisa junto com ela (risos).

Vivemos num mundo onde a representatividade é muito importante. Você se sente como inspiração para outras pessoas?

As pessoas chegam para mim e dizem que eu inspiro elas, mas as pessoas que vejo no mundo é que me inspiram. Cada dia que passa, todo mundo me dá coragem. Cada mensagem que recebo me faz ter mais coragem, querer mais, e ajudar mais. Temos que nos gostar, porque se eu não gostar de mim, você vai me olhar e não me achar nada. Se eu me achar linda, maravilhosa, gostosa, você vai me olhar e vai falar “humm”, nem que seja sobre a unha. “Oh, a unha dela é bonitinha” (risos).

Você chegou onde sempre sonhou?

Cheguei onde sonhei, mas eu não acreditava. Acho que a gente só acredita quando está acontecendo, como agora por exemplo, vários jornalistas me fazendo perguntas, e eu penso “Caraca, estou dando entrevista”.

As pessoas te aconselham a fazer cirurgia bariátrica?

Minha mãe fala todo dia. Todo dia ela me olha e fala “O que você está comendo?” “Vou na sua casa cozinhar para você”, e eu digo “Mãe, meu marido me ama e os homens na rua assobiam para mim” (risos). Mas isso aí muita gente fala. Acho que temos que cuidar do corpo em relação à saúde, teve até uma época que eu estava com muita dor no joelho e sem conseguir usar salto alto, aí arrumei uma personal para cuidar da saúde. Quando falo que cuido do corpo, muita gente pergunta: “Gorda desse jeito?”, e digo “Sou gorda mas sou gostosa”. Quero ser saudável, só isso.

Como está sendo com a personal?

É ótimo. Aliás, agora não, porque minha personal está ocupada com o carnaval, então estou comendo brigadeiro (risos), mas quando eu encontrar com ela, ela vai acabar com a minha vida.

O João Emanuel Carneiro fará a próxima novela no horário das 21h. Você toparia participar?

Se ele me chamar a gente aceita. Eu quero é trabalhar.

Você é noveleira?

Não sou noveleira. Só quando faço.

Qual o recado você gostaria de mandar para os nossos leitores?

Todo mundo tem que acordar, se olhar no espelho e falar: “Sou linda, maravilhosa e rica”. Falem isso porque o universo conspira.

*Entrevista feita pelo jornalista André Romano

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade