Vera Mancini fala sobre Rosalinda, sua personagem em O Outro Lado do Paraíso: “Ela tem a Estela como filha de verdade”

Publicado em 15/12/2017

Em O Outro Lado do Paraíso, Vera Mancini vive Rosalinda, a fogosa e divertida empregada que se tornou o braço direito de Estela (Juliana Caldas). A protetora da filha de Sophia (Marieta Severo), ajudou a criá-la, e de acordo com o texto de Walcyr Carrasco, trabalha para a família há cerca de 30 anos. A atriz conversou com nossa reportagem e falou sobre a repercussão da personagem nas ruas:

Leia também: Mayana Neiva explica como construiu Leandra, sua personagem em O Outro Lado do Paraíso

Na primeira fase da novela, a galera não conheceu tanto a sua personagem, a Rosalinda. Já na segunda fase, ela está mais em evidência e fazendo sucesso nas redes sociais. Como é esse balanço da personagem para você?

A Rosalinda é uma personagem muito complexa. Ela tem esse fogo, é namoradeira, bocuda, não tem papas na língua, sai falando o que pensa, mas tem o lado materno dela que é muito forte. Ela tem a Estela como filha de verdade, uma filha do coração. Eu queria que a Rosalinda arrumasse um namorado, mas eu não sei o que o Walcyr (Carrasco, autor) vai propor para ela. Lá na casa da Sophia (Marieta Severo), ela tinha um outro comportamento, ela continua sendo funcionária, mas lá ela estava nas mãos da Sophia. Agora, está mais distante, tem uma coisa mais relaxada da Rosalinda agora, está  com o cabelo solto, sem uniforme.

A Rosalinda fica como uma ponte entre a relação conturbada da Sophia com a Estela, né?

Sim, ela é a ponte. Ela é de um amor muito profundo. Então, toda a rejeição que a Sophia faz com a Estela, que é uma coisa horrorosa e desumana, a Rosalinda traz o amor puro. Ela quer que a Estela arrume um amor de verdade, que ela veja que pode amar, se apaixonar e casar. A Estela é muito insegura e eu forço tudo isso para abrir o coração dela.

A personagem da Marieta Severo é muito preconceituosa, assim como da Eliane Giardini (Nádia), e as falas causam grande impacto no público. Como é para você presenciar isso tão de perto? Você fica magoada? Te fere?

Quando a Sophia fala? Eu, Vera, fico bem triste. Na preparação, eu tive o primeiro contato com o que a Sophia fala para a filha e foi muito forte, quando acabou a cena, estava uma chorando de um lado, a outra chorando do outro. Claro que fere, é muito agressivo, e como a Marieta não tem nada a ver com isso, chora ao ter que falar para a própria anã, que ela é um monstro. Mas, eu acho que o Walcyr está mostrando isso, porque existe.

Você está vendo o mundo de uma forma diferente depois de ter contato com o nanismo?

Eu não tinha contato com o nanismo, nunca tive amigas anãs, então, eu estou vendo sim. Também tem a sensibilidade de coisas acessíveis para anãs que na correria passa despercebida, infelizmente. Eu acho tão importante o Walcyr falar sobre isso, porque nunca falaram. Só falaram do anão cômico, do circo, rindo, na caricatura. O dia a dia dos pequenos não se fala, assim como o racismo.

Como você está lidando com a repercussão da sua personagem nas ruas?

Está muito legal. Eu não estou andando (nas ruas) porque estamos gravando muito. Mas, eu estou indo toda hora para São Paulo, porque eu moro lá, então, no aeroporto, uma vez por semana, eu pego. As pessoas estão vindo sempre muito carinhosas comigo, pedindo para continuar cuidando da Estela, falaram também da foguenta lá no garimpo (risos). Está bem legal, eu estou feliz.

Como está o seu coração? Você está solteira?

Estou solteira, terminei um relacionamento há pouco tempo. Agora, não estou pensando muito nisso não, e nem quero pensar, sabe? Porque eu me apaixono tanto, que vira uma coisa.

Você é muito intensa?

Sou intensa. Eu não sou namoradeira, eu estou com um e pronto. Mas está bom assim, deixa eu ser intensa aqui.

Mas você é criteriosa com idade?

Não, é o coração que manda. Muito criança eu não tenho muita atração, mas eu acho que a alma da gente é aberta para qualquer tipo de relacionamento.

Inclusive, você falou que a sua mãe arrumou um namorado, né? Quantos anos ela tem?

A minha mãe está com 90 anos, agora. Nossa, eu falei e ela ficou brava comigo. Ela falou: ‘por que você tem que me expor desse jeito?’. Mas eu falei que não era expor, era incentivo para as pessoas. Ela teve um amor com 87, quase 88 anos.

Ela conheceu esse amor no baile da terceira idade?

Foi lá no baile. Esse baile a gente tem que frequentar, porque olha. E assim, ela ficou meio brava mesmo. Mas é a verdade, a minha mãe é muito ativa. A minha mãe é muito viva e essa história do namoro dela é verdade.

Quem você suspeita que pode ser o misterioso sócio do bordel?

Eu não sei. Eu já pensei no Natanael (Juca de Oliveira), que não tem nada a ver. Ele é um homem duro, frio. Ele recebe dinheiro de lá, o Josafá (Lima Duarte) não pode ser porque ele é tão pobre (risos).

Como está sendo para você contracenar com a Marieta Severo?

Eu conhecia a Marieta pelos trabalhos, mas eu nunca tinha tido contato. Só uma vez, que eu fui assistir a uma peça, e ela me abraçou, mas também não reencontrei ela. É surpresa. Ela é uma pessoa linda, humilde, generosa, é uma delícia contracenar com ela. É uma grande atriz, adoro ela.

A Juliana Caldas está surpreendendo você?

A Juliana está me surpreendendo. Primeiro trabalho e a gente está jogando legal. O elenco, a equipe toda é surpreendente, deu uma liga boa, não desandou nada.

*Entrevista feita pelo jornalista André Romano

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade