Rafael Baronesi
Rafael fez novelas na Globo como Cama de Gato e peças de teatro (Reprodução/Instagram)

Rafael Baronesi ficou conhecido do grande público por conta das atrações que comandou no Disney Channel, como o Zapping Zone, entre 2004 e 2009. Já em 2011 passou a ser um “vendedor” no canal de vendas Shoptime.

Mas a carreira de Rafael também está ligada à dramaturgia. Formado em artes cênicas pela escola do diretor Wolf Maya, Baronesi já fez participações nas tramas da Globo, Laços de Família, Malhação, Kubanakan, Cama de Cato e na minissérie Um Só Coração, além de uma série no Canal Brasil, Natália, e peças de teatro. 

Veja também: Em meio a tantos humorísticos ruins, Lady Night é um oásis no Multishow

Em entrevista ao Observatório da Televisão, Rafael fala do retorno aos palcos, do novo canal no Youtube e revela o motivo que o fez sair do canal de vendas: “O Shoptime impede a todos os apresentadores de fazer qualquer trabalho fora do canal. Então preferi abrir meu canal no Youtube para ter mais liberdade, e voltar ao teatro que eu amo, e já sentia muita falta”, afirma o ator que estreia em novembro uma nova peça.

Você morou um tempo na Argentina por conta do Disney Channel, os estúdios até hoje estão localizados naquele país, no caso das produções da América Latina. Como era a sua relação com os argentinos?

Minha relação com os argentinos era e é ótima. Eu fui muito bem recebido no país. Eu tenho um carinho enorme pela Argentina. É engraçado porque as pessoas pensam sempre na rivalidade do futebol, mas fica só ali mesmo. Tenho muito amigos em Buenos Aires e sempre que posso volto para visitá-los.

E como surgiu a oportunidade de trabalhar no canal para um público infantil?

A minha formação é como ator. Fiz a escola profissionalizante da CAL e logo comecei a trabalhar no teatro, a fazer participações em novelas e muita publicidade. Um dia a produtora de elenco Marcia Meloni, com quem eu já havia feito um comercial, me convidou pra fazer um teste para apresentar um programa da Disney. O mais louco é que eu jamais havia pensado antes que eu poderia apresentar um programa. Minha intenção era batalhar a carreira de ator. Talvez por isso eu tenha passado no teste. Fui sem expectativa.

O público que cresceu vendo você neste canal te acompanha até hoje?

Sim. O meu público é muito fiel. É muito legal isso. Porque eu participei da fase mais lúdica do ser humano, quando a gente tem mais sonhos. Por mais que o tempo passe, essa época de nossas vidas fica na memória pra sempre. Eles me acompanham nas redes sociais e agora estão começando a descobrir o meu canal no Youtube. E ainda hoje as pessoas me reconhecem nas ruas pelo meu trabalho no Disney Channel. Ontem mesmo aconteceu isso. Eles não fazem ideia do quanto fico feliz com o carinho deles. Isso me alimenta muito.

O Shoptime certamente marcou a sua carreira. Além de ter uma boa desenvoltura em frente às câmeras, era preciso ser um bom vendedor, não?

O Shoptime é um programa de vendas. Então ser um bom vendedor é até mais importante que a desenvoltura em frente as câmeras. (risos)

Alo Brasil. Boa tarde galera

A post shared by Rafael Baronesi (@rafabaronesi) on

Você comprava muitos dos produtos?

Antes de comprar qualquer coisa eu penso várias vezes se realmente preciso daquele produto. Não sou de comprar por impulso não, mas como eu estava montando meu apartamento nessa época, minha geladeira, fogão, TV, ar condicionado, foram todos comprados lá. (risos)

O conteúdo apresentado por você, e seus colegas, também prestava ali uma informação ou outra, por conta da culinária, chegou a ser arriscar na cozinha do canal para demonstrar algum produto?

Cheguei sim. Eu fazia uma coisa ou outra, mas eu ficava mais no setor de eletrônicos e informática. Era mais a minha praia.

Já pagou algum mico por conta dos produtos?

Várias vezes! Foram tantas… Como eu ficava na parte de eletrônicos, isso acontecia muito. Eu ia demonstrar um jogo e o processador não funcionava, ou uma função do celular, e ele não respondia…Isso é normal. Acontece com a gente em casa, não acontece? Como o programa era ao vivo, acontecia ao vivo também. Muitas vezes eu ria, e me divertia com a situação. Se desse pra esconder o erro a gente escondia. Mas eu gosto mesmo é de assumir o erro. É mais humano, fica mais real.

Por que saiu do canal?

O Shoptime impede a todos os apresentadores de fazer qualquer trabalho fora do canal. Teatro, novelas, comercias, de dar entrevistas… Fui convidado várias vezes para fazer campanha para lojas de roupas, eventos, e não podia. Eu adoro apresentar, mas gosto do entretenimento. O Shoptime se tornou mais vendas que entretenimento. Então preferi abrir meu canal no Youtube para ter mais liberdade. Tenho saudades e muita vontade de voltar a atuar. Por isso agora quero fazer novelas, teatro, séries e cinema. Sinto muita falta.

Você possuí também vários cursos na área de dramaturgia. Pensa em investir mais na carreira de ator? 

Sim, com certeza. Antes de começar a apresentar eu fiz teatro e participei de algumas novelas. Entre o Disney Channel e o Shoptime, eu fiz a novela Cama de Gato, na Globo, e a série Natália, no Canal Brasil. Ano passado eu voltei pro teatro e fiz a peça Baal que ficou em cartaz no Teatro Nathalia Timberg, no Rio de Janeiro.

Ter um canal no Youtube hoje é uma forma de ter independência editorial e também de levar ao seu público novos formatos e conteúdos. O que os seus fãs poderão encontrar no seu canal?

Eu resolvi criar um canal no Youtube para poder experimentar. Lá eu falo sobre cultura em geral. Mostro um lugar que eu acho bacana, uma peça de teatro, um hotel, um show, faço entrevistas…Também falo um pouco sobre mim…É uma loucura, porque eu faço tudo sozinho. Sozinho mesmo. Produção, áudio, luz, roteiro…Então eu dou o meu melhor, mas sem a obrigação de uma qualidade profissional. Qualquer um que assiste aos meus vídeos, percebe que eu estou me filmando. É essa a intenção. Da mesma forma que eu faço, qualquer um pode fazer. É na batalha mesmo. Sem equipe. Mas eu estou adorando tudo isso. Eu brinco, me divirto, e espero que o público se divirta também. O canal tem crescido bem rápido.

Rafael também dá dica de turismo por Nova York:

Já aqui ele mostra os bastidores do show que a Xuxa tem feito pelo Brasil:

Entre os dias 12/11 e 04/12, Rafael segue em cartaz com a peça Os Figurantes no Teatro Ipanema, RJ, aos sábados, domingos e segundas às 20h.

Últimos vídeos do Canal no YouTube