“Sou uma atriz que faz humor, não uma humorista”, diz Mariana Santos, intérprete de personagem dramática em Pega Pega

Publicado em 20/09/2017

Sucesso como Maria Pia, uma das vilãs da novela das 19h, Pega Pega, Mariana Santos conversou com o Observatório da Televisão e contou detalhes sobre a personagem, sua relação com o corpo, e a recepção do grande público que pela primeira vez a está assistindo num papel fora do humor que apresentou por anos no Zorra Total.  Confira:

Leia também: Filhos da Pátria é uma excelente comédia de costumes sobre o Brasil

Como está sendo para você sair do humor e fazer uma personagem tão dramática?

É muito engraçado porque me viram só na comédia, e na TV só trabalhei com humor, mas eu sou atriz. Quando as pessoas viram cenas mais dramáticas da Maria Pia pensaram: “Ué, mas ela está fora da comédia? Que interessante”. As pessoas conhecem pouco nossa história, por isso digo que não sou humorista, e sim uma atriz que também faz humor. Que bom que pude ter a chance de fazer uma outra coisa.

O que você mais gosta na Maria Pia?

A Maria Pia é uma presentão que ganhei, uma personagem muito cheia de caminhos, tem uma veia dramática e ao mesmo tempo cômica. Ela articula, é cínica, e tem vários ingredientes que dá prazer em trabalhar. A resposta do público tem sido muito boa, mas como ela é bem humanizada, as pessoas se identificam e torcem por ela.

Ela é apaixonada pelo Eric. Você acha que em algum momento ela vai desistir dele?

Ela deu uma repaginada no visual, mas a cabeça dela não mudou. Ainda continua com a fixação de antes, e não sei se ela vai desistir, mas por enquanto ela está focada, com planos de destruí-lo para que ele precise dela. Ela é vingativa.

Ela está junto com o Malagueta e viu o roubo acontecer. Em algum momento ela pensa em entregar todo mundo?

Ela viu tudo, e é cúmplice de algumas coisas, e também está muito enrolada. O Eric (Mateus Solano) não sabe de nada do que ela está fazendo. Imagina quando ele descobrir? Vai sobrar pra ela.

Com quem você acha que a Maria Pia deveria terminar?

Novela é uma obra aberta. Tudo pode acontecer. Normalmente os mocinhos terminam juntos e os vilões também. Não sei se ela vai conseguir ter alguma coisa com o Eric, ou concretizar os sonhos de ter uma noite de amor com ele, até casar com ele, vai saber, mas ela merece, né?

E aquelas cenas que ela come muito. Você comia em cena?

Eu comia mesmo. Eu via no roteiro coisas como: “Ela tem que comer uma empada”, aí eu almoçava menos pra conseguir. A gente tem algumas táticas, como não comer no ensaio e comer só na cena. Até agora também, a Maria Pia ainda está comendo muito, mas com fixação em coisas saudáveis, como nabo, cenoura, rabanete, salada de frutas. Então, ela continua comendo excessivamente.

Você já seguiu esse “padrão” de beleza?

Eu não sou aquele padrão magro, tenho perna grossa, quadril, para a Maria Pia, eu usava enchimento e as roupas não favoreciam nada, agora estamos usando roupas mais acinturadas, e emagreci uns 3 quilos, só pra dar uma afinadinha no rosto. O cabelo adorei, mas não quero fazer nenhuma mudança de visual radical, porque a Maria Pia acredita que sendo magra, as pessoa vão gostar mais dela, e como não quero vender essa ideia para as pessoas, acredito que ela tem que ser feliz na cabeça e não no corpo. O corpo acompanha, mas a felicidade precisa ser interna, e este é o atual conflito dela.

Mariana, você sabia dessa transformação?

Desde o começo eu sabia que ela passaria por uma mudança.

Como você avalia o retorno dela?

Ela volta se sentindo. Porque começa a notar que os homens olham para ela. Teve uma cena que gravei, que ela acha que está suja, porque estavam todos olhando para ela. Não sei se o Eric vai se atrair por ela, mas que ele ficou meio bobo, ficou.

Você já teve um momento que você se percebeu mais visível?

Já! Quando eu era adolescente eu sofri muito com acne, de ter muita espinha mesmo. As pessoas até me enxergavam, mas todo lugar que eu ia queriam me dar remédio. Eu entrava no ônibus, o trocador já me dava uma receita de remédio para espinha. Eu ia na farmácia comprar shampoo e me ofereciam sabonete líquido para pele oleosa. Quando eu descobri a maquiagem, no aniversário de 15 anos de uma amiga, a maquiadora passou tanta base que me achei linda. Pensei: “Como eu não tinha descoberto isso antes?”. Quando fui ver as fotos, eu não tinha rosto. Quando você vai ficando mais velha, vai descobrindo o corte de cabelo que te favorece mais, e o que usar melhor. É isso.

Ela se sente “matadora”?

Ela sensualiza, mas fica derrapando um pouco por não estar acostumada a usar aquelas roupas, e jogar o cabelo. No primeiro momento ela aparenta estar super confiante, mas derrapa porque aquilo não está dentro dela.

Ela volta com intenção de conquistar o Eric. Esse sentimento dela pelo Eric não chega a ser uma obsessão?

É uma obsessão juvenil.

Será que não rola uma paixão pelo Malagueta?

Mas é óbvio. Eles estão muito apaixonados, mas não aceitam isso por terem objetivos muito certeiros. Os dois sentem muito desejo, muita paixão, mas não aceitam isso.

Como o Malagueta a vê repaginada?

Ele fica de quatro por ela, e ela pisa. É uma loucura, porque eles se beijam loucamente, e ela diz: “Tchau, agora tenho que ir fazer o cabelo”, e essas coisas. Eles têm uma química forte, e quando estão juntos ficam nessa coisa do toque, do beijo, e ele fica com raiva porque não queria ter se apaixonado por ela. Ele sempre diz que ela não precisava de tudo aquilo, porque ele já gostava dela como era antes.

Isso vai ser bom para a mãe dela não, é?

Ela vai ver a filha como ela sempre quis. Ir à academia juntas, comprar roupas juntas, mesmo existindo a rivalidade entre elas.

Existe possibilidade da Maria Pia ser a grande vilã da história, já que acham que ela matou a mulher do Eric?

Ela tem um grande segredo com o Eric, mas não sei como a Claudia (escritora) vai desenrolar essa vilania da Maria Pia.

Se sua personagem for essa grande vilã, será uma honra para você?

Já é uma honra fazer a Maria Pia, muito legal construir ela, e contracenar com as pessoas com quem estou atuando.

Como é a repercussão nas ruas?

Nas redes sociais, as meninas mandam muitas mensagens dizendo: “Também como pra caramba quando estou triste”. Eu achei que não fosse haver essa identificação porque é uma mulher que maltrata as pessoas, mas é tão frágil por dentro, que as pessoas se identificaram com esse lado.

Como foi para você se ver numa nova Maria Pia?

Dá muito trabalho. Era tão fácil gravar com aquela roupa. Era só colocar enchimento, a mesma roupa de sempre, e uma escovinha básica. Agora tenho que ficar preocupada como a maquiagem vai ficar, se o peito está caindo pra fora do decote, salto. Dá trabalho ficar bonita (risos). Chego meia hora antes do que eu chegava.

A Mariana é bem vaidosa?

Normal. Eu nunca tive essa coisa de sair montada tipo “sou atriz”. Saio como estou a fim, e não me preocupo com isso. Às vezes estou na rua, e vem alguém tirar foto, penso: “Nossa, estou tão detonada, preciso começar a me arrumar um pouquinho para tirar foto com as pessoas”. É isso!

Como está sendo se dividir entre Rio e São Paulo, já que você mora na cidade da garoa?

Estamos administrando super bem, Fiquei 5 dias em São Paulo, ele (marido) vem para o Rio também e é um parceiro.

Onde está a vaidade da Mariana?

Tento cuidar da alimentação para não aparecer inchada no vídeo. Nunca fui de fazer dieta na vida, agora com 41 anos, fui numa médica para comer coisas melhores, não jantar macarrão com feijão e um biscoito depois, porque sempre fiz isso. Eu não tenho mais 25 anos, então tenho que dar uma segurada. Continuo com os mesmos problemas na pele, minha cara já quase caiu de tanto ácido que eu passava (risos). Nunca fiz cirurgia plástica também.

Não tem vontade de colocar silicone?

Meu peito não caiu. Na novela estou usando decotes sem sutiã, e no dia que eu me sentir mal, talvez eu faça, mas tomara que não precise porque tenho muito medo de faca, e de anestesia geral.

Quais são seus projetos depois da novela?

Eu e meu marido estamos pensando em montar uma peça há muito tempo, mas aí veio a novela e parei de escrever. Estou escrevendo e não consigo me concentrar para terminar, porque gosto de fazer uma coisa de cada vez.

Se tiver Amor & Sexo depois da novela, você acha que volta?

Acho que sim, se me chamarem. Ali sou eu mesma, falando aquele assunto.

A gente está numa boa safra de novelas, né?

É verdade não, é? Quando estou em casa vejo todas. Sou muito noveleira. Acho que os roteiros estão muito bem feitos, e as pessoas querem amar esses personagens e se identificar com eles. A Gloria Perez com a Ivana, ela é muito maravilhosa e foi cercando a personagem para não haver rejeição e ser sucesso. O segredo é o bom texto, não deixar personagens soltos.

*Entrevista feita pela jornalista Núcia Ferreira. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade