Agatha Moreira
Agatha Moreira (Divulgação/TV Globo)

Agatha Moreira está fazendo muito sucesso com sua personagem Domitila na novela Novo Mundo, que está chegando em sua reta final. A atriz conversou com nossa reportagem para contar os rumos de sua vilã, sua ligação com a personagem e como está sendo a reação do público nas ruas. Confira:

Leia também: Dony De Nuccio é melhor preparado para o Jornal Hoje que Evaristo Costa

A Domitila é uma personagem que pode ser considerada uma vilã. Qual tem sido a reação do público nas ruas?

Estão com muito ódio, graças a Deus. A reação das pessoas tem sido assim: “Eu odeio você, odeio aquela Domitila”. Só isso que eu escuto. Estou preparada para levar bolsada a qualquer hora.

Qual o público que mais te aborda?

Crianças, senhoras, todos os públicos.

Ela vai ser desmascarada?

Ela vai ser desmascarada, mas o que vai acontecer depois disso eu não sei. Eu acredito que ela seja realmente apaixonada pelo Pedro (Caio Castro), porque não tem problema nenhum unir o útil ao agradável. Ela sofre pela forma como ele a trata, e ela é uma pessoa completamente iludida, por acreditar que um dia vai ser princesa. Ela fala diversas vezes para o irmão que nunca sentiu isso, que o encontro dela com o Pedro foi surpreendente. Ela é muito deslumbrada, se encanta por aquele mundo da realeza, e o sonho dela é fazer parte daquele universo.

Uma das cenas mais aguardadas foi o embate entre Leopoldina e Domitila. Como foi fazer essa cena? Vocês já sabiam?

Desde o início já sabíamos mais ou menos qual seria o capítulo que iria acontecer e esperamos ansiosamente, até para podermos contracenar juntas porque eu e Letícia (Colin) viramos super amigas nessa novela, e eu sou muito fã dela e do trabalho dela. É uma atriz fantástica, foi uma honra e um prazer fazer uma cena tão legal com ela. Não conseguimos bater o texto porque não deu tempo, só ensaiamos e gravamos de primeira.

Muita gente fala da sua química com o Caio Castro...

É um casal muito quente, existe um fogo da paixão. Acho que é um trabalho em conjunto eu, Letícia e Caio, e isso é bom para que o público acredite e torça pela Leopoldina. Os dois são pessoas muito abertas e tivemos troca de opiniões muito boas, e isso é meio caminho andado.

Quantos livros você leu sobre a Domitila?

Eu li alguns para ter conhecimento sobre a época, por se tratar de um período que não temos referências imagéticas, só dos livros mesmo.

Na história, Domitila não virou princesa, nem se casou com Dom Pedro. Existe em Novo Mundo, uma torcida pelo Pedro e Domitila nas redes sociais?

Sinto que a torcida vem dos fãs do Caio e Agatha (risos). A torcida não é pelo casal em si. A Leopoldina é muito carismática e sofreu muito, tanto na novela como na vida real. Na verdade, a Domitila também sofreu na mão do Pedro, não vamos mentir né coitada, foi uma iludida nessa história toda.

A novela vai até onde eles foram coroados imperadores. A Domitila vai ir embora para Santos?

Eu não faço ideia do que vai acontecer com ela. Na real, estou bem curiosa.

O sucesso mudou a sua vida? Não te vemos muito em eventos…

Agatha por Agatha (risos). Continuo sendo a mesma pessoa, não sou muito de frequentar eventos, eu prefiro ficar em casa jogando um Dixit, montando quebra-cabeças. Sou o tipo de pessoa que adora ter amigos em casa, cozinhar para as pessoas, é o que gosto de fazer.

Você assiste à novela em casa?

Assisto pela Globoplay.

Mãe geralmente adora comentar. O que sua mãe fala sobre a novela e sobre a personagem?

Minha mãe está tentando acompanhar pela Globoplay porque é um horário que ela está trabalhando, mas ela está amando a novela, mesmo alguns amigos que não costumam assistir à televisão, se apaixonaram pela novela, até por ser um capítulo rápido. Eu assisto um atrás do outro igual série. Minha mãe fala assim: “Essa Domitila é uma pilantra”, nem ela me defende (risos).

Você já está sentindo saudade dessa equipe?

Ai gente, não posso pensar nisso não. Tenho um problema sério de luto de personagem. Eu fico mal, porque passamos mais tempo aqui do que em casa, e criamos uma família. Sou uma pessoa de muita sorte porque é meu quinto trabalho na casa, e em todos eu tive pessoas muito especiais ao meu lado. Novela é uma grande engrenagem, se uma peça funcionar errado, vai dar errado. Eu sofro ao saber que nunca mais vou fazer aquele personagem.

Você leva alguma lembrança do personagem? Uma peça de roupa, um adereço?

Não costumo levar não.

Vai tirar férias ou já tem outros projetos?

Tenho outros projetos que não posso falar ainda, mas não vou ter nem 1 dia de férias.

Você imaginava que a personagem faria esse sucesso?

Eu sabia por ouvir dos autores, porque eles estavam animados com essa personagem. Pensei “Se essa é queridinha dos autores, vai ser uma personagem abençoada então”. Por ser uma personagem que já existiu de verdade, me deu mais responsabilidade porque ela é tão importante para nossa história quanto para nossa novela.

Você foi criticada em Haja Coração por interpretar uma personagem muito parecida com a que fazia em Verdades Secretas

Eu achava a Camila, de Haja Coração zero parecida com a Giovana de Verdades Secretas. As pessoas ficam presas à primeira impressão que tem. Fiz apenas 1 capítulo dela como malvada, depois a novela inteira boazinha, e só no final ela ficou malvada de novo. Assistiram só o primeiro capítulo e pensaram “Olha lá, malvada”, e me taxaram.

Você lida bem com críticas?

Lido bem. Críticas destrutivas entram por um ouvido e saem pelo outro, criticas construtivas eu adoro. Se você falar pra mim “Acho que ali você não tava legal por causa disso, disso e disso”, isso faz a gente aprender, e faz nosso trabalho melhorar. Não é só de elogios que construímos uma carreira.

*Entrevista realizada pelo jornalista André Romano.

Últimos vídeos do Canal no YouTube