“Somos uma revista eletrônica e o nosso estilo é diferenciado”, afirma Erica Reis do Leitura Dinâmica

"Somos uma revista eletrônica e o nosso estilo é diferenciado", afirma Erika Reis do Leitura Dinâmica (Rogério Tonello)

Levado ao ar nas madrugadas a Rede TV!, o Leitura Dinâmica concorre diretamente com o Jornal da Globo e os programas de entrevistas da Globo, Record e SBT. E uma forma de se diferenciar dos concorrentes é adotar uma linguagem mais moderna e focada em tecnologia e arte.

Desde 2012 o jornalistico conta com uma nova âncora – até então o programa era apresentado por Renata Maranhão – Erica Reis, que passou a realizar reportagens especiais focadas em cinema e astros de Hollywood.

Além de apresentar, Erica também é editora executiva do jornal. Sobre o formato ela garante: “Somos uma revista eletrônica e o nosso estilo é diferenciado. Damos basicamente as principais notícias nacionais e internacionais do dia, mas de uma forma mais rápida e leve”, afirma a namorada do apresentador e chefe de cozinha Edu Guedes.


A profissional já trabalhou na Record e no Band News TV.

Desde 2012 Erica segue frente do Leitura Dinâmica (Reprodução/Instagram)

Confira:

Como é a sua rotina na RedeTV! por conta do Leitura Dinâmica?

No jornalismo, tudo é sempre muito corrido. As notícias não param, né!? Eu chego na emissora por volta das 17h, e saio depois do jornal, a 1h da manhã. Parece muito tempo, mas as atividades são praticamente cronometradas.. Não temos muitos feriados, tem plantões aos finais de semana… enfim.. tem que amar muito a profissão.

Além de apresentadora, você também é a editora excecutiva do jornal. Quais as demandas que estes cargos exigem?

A função de editora executiva em um jornal transmitido em rede nacional é uma grande conquista. Um mérito que veio com muito trabalho. Em um mercado ainda machista, muitas apresentadores são vistas como “leitoras de TP”, e ponto. O que não seria demérito, mas não é somente isso. Esquecem que são todas jornalistas. Fui produtora, editora de texto, repórter, pauteira.. Tudo isso me ajudou muito no crescimento profissional e trouxe um pouquinho de experiência. Eu e a editora-chefe do jornal, Cristiane Toledo, decidimos as pautas, a estratégia de exibição, editamos os textos, vamos às ilhas de edição, definimos os rumos de conteúdo.. tem bastante coisa!

Ter pautas mais leves, focadas em arte e tecnologia, são os diferenciais do Leitura?

Sim!!!! Por isso amo tanto esse jornal! Somos uma revista eletrônica e o nosso estilo é diferenciado. Damos basicamente as principais notícias nacionais e internacionais do dia, mas de uma forma mais rápida e leve. E a parte de cultura é a mais legal!!! Nenhum outro faz isso e é super importante. As pessoas precisam de cultura, de assuntos mais amenos.. As tragédias não podem tomar conta do nosso dia a dia.

Pelas suas redes sociais podemos acompanhar os bastidores das entrevistas que faz com alguns artistas internacionais. Como você se prepara para essas pautas e o que você pode destacar dos encontros que já realizou? Algum artista já te deixou tensa por algum motivo (por ser muito fã, por exemplo)?

Esse é um trabalho que venho fazendo em parceria com grandes produtoras de cinema há tempos.. Desde os tempos de Band, já tinha uma coluna sobre cinema. Adoro! Já entrevistei grandes artistas. Claro que essa coisa de falar com astros de Hollywood, impressiona.. Mas no fundo, são entrevistas como outras quaisquer.. As vezes dá um friozinho na barriga, como no dia em que conversei com o ator Robert de Niro. Ele não tem muita paciência com a imprensa.. Fiquei tensa, mas ele acabou sendo um fofo, e arranquei até alguns sorrisos dele, ao lado da atriz Anne Hathaway! Então muitas vezes surpreende! E tem figuras fantásticas como Jane Fonda, Will Smith, Robert Downey Jr, Jennifer Aniston, Helen Mirren, Liam Neeson, Will Ferrel.. nossa, muita gente legal! Uma vez, fiz uma entrevista com os atores do filme de comédia Se Beber não case de uma só vez. Eles eram hilários! Brincavam muito comigo, e como sou tímida, morri de vergonha, fiquei meio descompensada.. Mas só quem me conhece muito, percebe no vídeo.

Você pode dar uma pincelada em algumas entrevistas que o público poderá conferir nas próximas edições?

Nesta semana tem as entrevistas de um drama que está chegando.. Chama Beleza Oculta, um dos meus filmes favoritos! Vai estrear agora, no dia 26. Os protagonistas são Will Smith, Helen Mirren, Naomi Harris, Edward Norton.. elenco de peso! Todos foram incríveis!!!! Mesmo!!! E a trama surpreende… vale a pena!

Apresentar um jornal que vai ao ar tarde implica em um vida social mais “tranquila” ou mais “agitada”?

Vida social? O que é isso?! (risos). Apresento neste horário desde 2008. Na Band saía um pouco mais cedo, então acabava saindo pra jantar com os colegas da TV, que tinham a mesma rotina. Mas ultimamente faço a minha programação durante a tarde, ou organizo almocinhos com as amigas. Nos finais de semana, curto muito a família, viajo para o interior, para a praia..

Pelo Grupo Bandeirantes você apresentou um jornal totalmente em inglês. Como foi essa experiência?

Era um programa voltado ao mercado de agronegócio.. bem específico, para um canal americano chamado RFD. Adorava!! E olha que já recebi mensagens de fãs de lá! Foi bem bacana!

Tem algo que você ainda almeje ao longos dos próximos anos em sua carreira como apresentadora? Visa outras áreas dentro do próprio jornalismo?

Claro! Não dá pra estagnar! Tenho vontade de fazer algum projeto para TV a cabo, de entretenimento, lifestyle.. Ou algo diferente na TV aberta! Vamos ver o que está por vir! Não tenho medo de arriscar, encarar novos desafios.. e amo também o que faço, então estou bem feliz!

Você gosta de se arriscar na cozinha? Caso positivo, o Edu Guedes te ajuda na hora de preparar as coisas ou você deixa tudo por conta dele? O que ele mais gosta de comer que fica sob os seus cuidados? E o que você mais gosta que vem das mãos dele?

Como cozinheira, sou uma ótima jornalista! risos Faço o básico. Preparo o café da manhã para o Edu, e o ajudo na cozinha, monto a mesa! Sorte que ele gosta de coisas simples.. Eu aprendo muito com ele porque o Edu é super didático.. Ele curte fazer os pratos com carinho, e vai explicando tudo. Mas claro que com o melhor chef do mundo aqui ao meu lado, eu gosto mesmo é de aproveitar!!!!! risos E ele entende, porque sabe que faz 1000 vezes melhor do que eu. Meu prato favorito é risoto.. e faz cada um.. e um hambúrguer maravilhoso.. Ele ama arroz, feijão, bife a milanesa e batata frita!!!

Ele [o Edu] costuma tirar dúvidas com você sobre política, economia entre outros assuntos ligados ao seu trabalho?

Sim.. Ele me espera chegar da TV todos os dias, mesmo tendo que acordar cedíssimo.. Comentamos muito, principalmente esse momento triste da nossa política. O Edu lê muito, e por ser empresário e trabalhar em televisão, está sempre ligado em tudo o que acontece.