Homem ganha a vida participando de programas na televisão


Engana-se quem pensa que são apenas os atores e atrizes, apresentadores, jornalista e técnicos que ganham a vida trabalhando na televisão. Tanto em frente às câmeras, quanto nos bastidores, muitas pessoas formam a força de trabalho que faz os programas e novelas chegarem até a telinha na sua casa. Há também uma classe de trabalhadores muito importantes para o andamentos das produções, mas que pouca gente sabe que existe, são os figurantes. Eles são contratados para compor elenco e participar de quadros, que só são possíveis de serem realizados, graças a disposição desses verdadeiros artistas.

Andreh Gomez, 31 anos, é um desses trabalhadores da televisão. Um dos atores/figurantes mais famosos do Brasil, ele já participou de centenas de programas de televisão, tanto da linha de shows, quanto dramaturgia, ao lado de grandes estrelas como Eliana, Ratinho, João Kléber, Celso Portiolli, entre tantos outros.

Com um talento nato para a atuação, Andreh praticamente nasceu com a vontade de seguir carreira artística e desde muito pequeno demonstrou que essa seria sua profissão.


“Desde criança já queria trabalhar na televisão, acredito que já nasci com essa vontade”, conta Andreh.

11018079_10204321357689148_1586424189_o

Para conseguir realizar o sonho de ser ator e trabalhar na televisão, Andreh Gomez não mediu esforços e foi à luta, nascido em Auriflama, interior do estado de São Paulo, ele se mudou para a capital paulista há cerca de 10 anos, em busca da realização profissional.

Para se aproximar do ambiente televisivo, onde queria trabalhar, Andreh começou a frequentar as plateias dos programas, essa foi a forma que ele encontrou para vivenciar um pouco do que é o bastidor de uma emissora.

Quando ele de fato viu como tudo funcionava, Andreh Gomez percebeu que precisaria estudar para trabalhar na televisão. Foi então que o jovem sonhador foi em busca da formação profissional.

“Comecei a estudar teatro e interpretação para TV e cinema, a partir daí me cadastrei em agências e as oportunidades forma surgindo”, revela Andreh.

Andreh Gomez fez durante três anos curso de teatro e se especializou em cada tipo de linguagem audiovisual: televisão e cinema.

“Além do curso profissionalizante, fiz alguns cursos livres, que são aqueles cursos de curta duração, que duram alguns meses”, afirma o ator.

Consciente da importância dos estudos na vida e carreira de um ator, ele ressalta a necessidade da dedicação nos cursos e na atualização profissional.

“Para ser ator o fundamental é o estudo. É uma profissão como outra qualquer que você tem que estudar e se profissionalizar.”

11106439_10204321346408866_1900214811_n

Atuando desde os 22 anos, Andreh Gomez conta que o trabalho de ator lhe proporciona uma flexibilidade de horários e ausência de rotina. Isso acaba gerando certa instabilidade, alguns dias de muito trabalho e outros sem nada para fazer.

“Tem dias que trabalho durante o dia, outros a noite e outros de madrugada, já teve casos de ficar duas noites sem dormir, ter que emendar um trabalho no outro”, lembra.

Andreh Gomez afirma ainda que não há nada de glamouroso na carreira de ator, é muito trabalho duro e ralação. No dia a dia, além de correr atrás das oportunidades, ele aguarda o contato das emissoras para os próximos trabalhos.

“Nunca sei o que vou fazer no dia seguinte, raramente sei onde vou estar com antecedência.”

Além de ator, Andreh tem um canal no Youtube, o Alvorada do Brasil, onde publica vídeos. Ele também tem um blog, o Muito Mais Celebridades, e ambos ajudam na complementação da renda do ator.

Discreto, Andreh Gomez não revela quanto consegue ganhar por mês como ator, mas garante que vive disso.

“É difícil falar quanto ganho, porque oscila muito, têm meses que ganho mais outros menos, isso depende dos trabalhos que eu faço, como quando faço um personagem de maior destaque acabo ganhando mais e quando faço personagens menores ganho menos”, analisa.

Foram tantos os trabalhos já realizados por Andreh Gomez, ao todo mais de 300 programas, sem contar campanhas publicitárias e cinema, que o ator decidiu escrever um livro, contando os bastidores de cada trabalho. O objetivo da obra é revelar histórias e situações engraçadas e algumas curiosidades de cada atração.

Andreh Gomez2

Apesar do alto número de trabalhos já realizados, Andreh Gomez conta que alguns são inesquecíveis e relembra as ocasiões mais marcantes de sua carreira, tanto para o público quanto para ele mesmo.

“O trabalho mais marcante para o público foi um reality que participei no programa Eliana, durou quase dois meses no ar e era vice-líder de audiência, assim as pessoas me reconhecem até hoje desse programa, marcou muito para as pessoas. Mas o programa que eu mais gostei de participar é o Programa do Ratinho, que fiz bastante coisa de humor e adoro fazer humor e contracenar com Ratinho é sensacional, ele acaba fugindo do roteiro e nunca termina como era para terminar, ele sempre muda e você tem que improvisar, isso fica mais divertido ainda, sem falar que Ratinho é uma pessoa sensacional.”

Outra atração que marcou a carreira de Andreh Gomez foi o Cante Se Puder do SBT. No programa ele fazia parte do elenco de apoio e conta como era a rotina de trabalho.

“Ensaiávamos geralmente um dia antes, sem a presença do artista, no dia da gravação, saía tudo diferente porque muitos imprevistos aconteciam, o programa era uma verdadeira surpresa tanto para mim, que mesmo sabendo o que ia acontecer, surgiam coisas novas, como coisas que explodiam no palco e eu me assustava, escorregar no palco porque estava molhado, a minha função no programa era ‘’atormentar’ os artistas, isso era muito divertido.”

Mas também há trabalhos que Andreh não gosta muito de participar, como é o caso das novelas. Segundo o ator, é um trabalho muito cansativo, com muitas cenas gravadas repetidas vezes no mesmo dia.

Para quem deseja seguir os passos de Andreh Gomez, ele conta o lado bom e o ruim de ser ator e figurante.

“O lado bom é que você não tem uma rotina, conhece muitas pessoas e lugares diferentes, você pode ser várias pessoas diferentes, participar dos mais variados tipos de histórias e situações e o lado ruim é que tem que ter muita paciência, pois para fazer TV é muito demorado, mas no final sempre se torna divertido para quem gosta.”

Andreh Gomez6

Andreh Gomez tem muito carinho e admiração por dois grandes apresentadores da televisão brasileira, Ratinho e Sonia Abrão. Ele conta, que diferente de alguns artistas, ambos são os mesmos na frente e atrás das câmeras. Outra figura pública que ele tem um grande carinho é Milene Uehara, a Milene Pavorô.

“Trabalhei com ela antes dela ser assistente do Ratinho, quando era bailarina do SBT, ela é muito divertida e simpática, posso dizer que é das pessoas mais simpáticas que existe na televisão.”

Por outro lado há pessoas nada agradáveis na televisão, Andreh prefere não se indispor com alguém, mas relembra um fato bastante desagradável, relacionado a uma apresentadora.

“Participei do programa de uma apresentadora que ela não gosta que a plateia chegue perto dela e nem ela chega perto da plateia, é uma apresentadora de auditório e não quer ter contato com seu auditório, é muito estranho. Sem falar que no mesmo dia presenciei uma cena horrível, ela estava indo para seu camarim acompanhada de uma produtora, uma senhora que estava esperando ela no corredor para tirar uma foto, quando a senhora se aproxima ela nem olha na cara da tal senhora e a produtora diz para senhora que ela não vai tirar foto, pois está cor dor de cabeça. A senhora foi até seu programa para prestigiá-la e ela ignora a senhora, na verdade ela é do tipo de artista que a fama subiu a cabeça, é muito triste isso. Não faço a mínima questão de trabalhar com ela novamente.”

Andreh Gomez1

Apesar da carreira bem sucedida na figuração, Andreh Gomez ainda tem muitos sonhos e segue na luta para realiza-los. Ele conta quais são seus próximos objetivos.

“Gostaria de fazer um pouco de tudo na TV, para experimentar todas as áreas, desde repórter até apresentador, gosto muito de humor, gostaria muito de participar de programas de humor. Gostaria de fazer um programa em que pudesse realizar sonhos das pessoas, pois muita gente me pede coisas, sonhos que eles gostariam de realizar, pois eles veem que estou sempre na TV e acham que tenho o poder de realizar seus sonhos, infelizmente não posso, mas sempre indico o caminho para cada pessoa, passo o e-mail de determinados programas para que eles possam entrar em contato. É claro que esse programa é um sonho.”

O mais recente trabalho de Andreh é a participação na web série Tá Na Fossa, uma série de humor na internet, que estreia no final de abril.

Assista uma participação de Andreh Gomez no Programa do Ratinho:

Quer saber mais sobre a vida e carreira de Andreh Gomez? Acompanhe o ator em suas redes sociais.

Facebook: www.facebook.com/andrehponttesgomez

Twitter: twitter.com/andrehponttezG

Contato: andrehgomez@gmail.com