Veja os crossovers mais inusitados da TV brasileira

Publicado em 11/07/2017

Crossover é a expressão utilizada quando dois programas de televisão se unem em prol de algo comum. Em 2016, aconteceu uma avalanche de notícias devido ao crossover de The Flash e Supergirl, séries de super-heróis exibidas e produzidas por diferentes canais da TV norte-americana.

O Brasil também está apostando neste recurso para atrair os públicos de duas atrações distintas, mas como isso não é nenhuma novidade por aqui, preparamos uma lista com os principais crossovers da TV brasileira:

Leia também: PopStar estreia com cara de quadro do Domingão do Faustão

Rodrigo Faro e Celso Portiolli (Reprodução)
Rodrigo Faro e Celso Portiolli (Reprodução)

Domingo Legal x A Hora do Faro

No dia 18 de Junho de 2017, aconteceu um crossover histórico entre Celso Portiolli e Rodrigo Faro. Apresentadores de diferentes programas, em diferentes emissoras (SBT e RecordTV, respectivamente), eles dividiram a tela e apareceram juntos numa ação do Ministério da Saúde para falar sobre a importância da doação regular de sangue. A união inesperada entre os apresentadores repercutiu positivamente na internet.

Fábio Porchat no Dancing Brasil (Reprodução)
Fábio Porchat no Dancing Brasil (Reprodução)

Dancing Brasil X Programa do Porchat

Na grande final da primeira temporada do reality-show Dancing Brasil, comandado por Xuxa, Fábio Porchat apareceu no cenário da loira para comandar ao vivo o Programa do Porchat que entraria no ar logo em seguida. Elementos do cenário do talk-show como o famoso sofá roxo foram colocados no palco de Xuxa.

Silvio Santos e Milton Neves
Silvio Santos e Milton Neves (Reprodução)

Casa dos Artistas X Terceiro Tempo

Em 2001, antes da existência do Big Brother Brasil, outro reality-show chamou a atenção dos brasileiros: Casa dos Artistas. Em seu episódio final, o apresentador Silvio Santos, resolveu fazer um crossover com Milton Neves, apresentador do programa esportivo Terceiro Tempo da Rede Record. A fusão entre os programas não foi em vão: Daniela Freitas, que apresentava o programa ao lado de Milton era namorada de um dos finalistas do reality, o ator Alexandre Frota.

Débora Duarte e Luis Gustavo em Beto Rockfeller
Débora Duarte e Luis Gustavo em Beto Rockfeller (Reprodução)

Beto Rockfeller x Nino, o italianinho

O primeiro crossover da TV brasileira aconteceu ainda na TV Tupi em 1969, quando Lu, personagem vivida por Débora Duarte em Beto Rockfeller, se encontrou com Heloísa (Aracy Balabanian), personagem da novela Nino, O Italianinho. Ambas as personagens se encontraram numa cartomante, e tiveram a cena exibida nas duas tramas.

Bino (Stênio Garcia) e Eliza (Marina Ruy Barbosa) em Totalmente Demais (Divulgação/ TV Globo)
Bino (Stênio Garcia) e Eliza (Marina Ruy Barbosa) em Totalmente Demais (Divulgação/ TV Globo)

Totalmente Demais x Carga Pesada

Nos primeiros capítulos da novela Totalmente Demais, o personagem Bino (Stênio Garcia) de Carga Pesada apareceu em seu caminhão, passando pela estrada. Foi ele o responsável por levar a protagonista Eliza (Marina Ruy Barbosa) de carona para o Rio de Janeiro.

Carolina (Juliana Paes) e Tatá Werneck em Totalmente Demais (Divulgação/ TV Globo)
Carolina (Juliana Paes) e Tatá Werneck em Totalmente Demais (Divulgação/ TV Globo)

Totalmente Demais x Haja Coração

No último capítulo de Totalmente Demais, Fedora, personagem de Tatá Werneck na novela seguinte, Haja Coração, quase atropelou Carolina (Juliana Paes) para lhe fazer uma proposta: a moça queria pagar para ser capa da revista da qual Carolina era diretora de redação.

Edith (Viviane Araújo) e Sirlene (Renata Dominguez) em Sol Nascente (Divulgação/ TV Globo)
Edith (Viviane Araújo) e Sirlene (Renata Dominguez) em Sol Nascente (Divulgação/ TV Globo)

Rock Story x Sol Nascente

Edith (Viviane Araújo), de Rock Story foi até a casa da personagem Sirlene (Renata Dominguez) de Sol Nascente, para encomendar alguns produtos de beleza, com a consultora. A ação promocional para uma empresa de cosméticos foi exibida no site oficial das duas novelas.

Gui Santiago (Vladimir Brichta), Mister Brau (lazaro Ramos) e Michele (Tais Araujo) em Rock Story (Divulgação/ TV Globo)
Gui Santiago (Vladimir Brichta), Mister Brau (Lazaro Ramos) e Michele (Tais Araujo) em Rock Story (Divulgação/ TV Globo)

Rock Story X Mister Brau

Em Rock Story, Mister Brau, personagem da série homônima interpretado por Lázaro Ramos, apareceu na gravadora Som Discos (um dos núcleos onde se passava a trama de Helena Nascimento) junto com sua esposa Michele (Taís Araújo). Brau revelou que sua carreira estelar começou naquela gravadora, e ainda demonstrou ciúme de Gui Santiago (Vladimir Brichta) por ele supostamente ter namorado Michele no passado.

Luiza (Camila Queiroz), e Yasmin (Marina Moschen) em Rock Story (Divulgação/ TV Globo)
Luiza (Camila Queiroz), e Yasmin (Marina Moschen) em Rock Story (Divulgação/ TV Globo)

Rock Story x Pega Pega

Em uma ação promocional a fim de pegar carona no sucesso de Rock Story e divulgar a novela seguinte, Luiza (Camila Queiroz), protagonista de Pega Pega, apareceu de surpresa no ateliê onde Yasmin (Marina Moschen) trabalhava para lhe entregar o convite de sua festa de aniversário. A festa em questão aconteceu no capítulo de estreia de Pega Pega, atual novela das 19h.

Valdirene (Tatá Werneck) no BBB 14 (Divulgação/ TV Globo)
Valdirene (Tatá Werneck) no BBB 14 (Divulgação/ TV Globo)

Amor à Vida x Big Brother Brasil

Valdirene (Tatá Werneck) em Amor à Vida era louca para ficar famosa ou ter um relacionamento com um homem rico e famoso. A moça conseguiu entrar no Big Brother Brasil, e diferente de outros personagens que transitam por programas da emissora, sua participação não se restringiu a cenas dentro da trama. A atriz realmente entrou no confinamento onde interpretou a personagem que fazia na novela por aproximadamente 12 horas.

Gugu e Faustão (Reprodução)
Gugu e Faustão (Reprodução)

Domingo Legal x Domingão do Faustão

No fim dos anos 90 e início dos anos 2000, Faustão e Gugu travaram verdadeiras batalhas domingo a domingo na guerra pela audiência, em disputas que levaram até mesmo os nomes dos programas Domingão do Faustão e Domingo Legal para a lista de atrações que contribuíam para a baixaria na TV. Em fevereiro de 2003, os dois apresentadores puderam ser vistos juntos e ao mesmo tempo nas duas emissoras numa ação publicitária de uma marca de produtos alimentícios, intitulada Junta Brasil, que tinha como mote principal sortear uma casa por dia até o final do ano. Veja o vídeo:

Menções honrosas: Dona Armênia (Aracy Balabanian), personagem de Rainha da Sucata, fez tanto sucesso que voltou como personagem fixa na novela Deus nos Acuda, assim como Jamanta (Cacá Carvalho), personagem de Torre de Babel, que ficou do início ao fim da novela Belíssima.

No remake da novela Ti-Ti-Ti, de 2010, o público matou a saudade dos personagens Mário Fofoca (Luis Gustavo), de Elas por Elas, Rafaela (Marília Pêra), de Brega e Chique, Magda (Vera Zimmerman) de Meu Bem Meu Mal, e Kiki (Eva Todor) de Locomotivas, que fizeram participações especiais na trama.

No último capítulo da novela O Clone, Miss Penélope Brown (Beatriz Segall) e Doutor Molina (Mário Lago), personagens da novela Barriga de Aluguel, apareceram na trama numa discussão sobre clonagem humana.

Três programas esportivos de sucesso também fizeram crossover em uma ação promocional para uma empresa de telefonia. Ao vivo e ao mesmo tempo, os apresentadores Milton Neves do programa Terceiro Tempo, da Rede Record, Flávio Prado, do programa Cartão Verde, da TV Cultura e Roberto Avallone, do programa Mesa Redonda, na Gazeta, se comunicaram através de aparelhos via rádio colocando em prática a eficiência do serviço de teleconferência lançado pela empresa, uma novidade em 2002.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade