Morre no Rio o ator Guilherme Karan aos 58 anos

Ator Guilherme Karan na novela América (2005)

Morreu aos 58 anos no Rio, na manhã desta quinta-feira (7), o ator Guilherme Karan, devido a uma doença neurológica degenerativa rara, chamada de síndrome de Machado-Joseph. Os sintomas costumam ser falta de coordenação, desequilíbrio do eixo corporal e a dificuldade ao caminhar.

O ator de acordo com seus familiares, passou dois anos internado no Hospital Naval Marcílio Dias, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Por conta da doença, ele sofria de problemas na coluna e recebia ajuda de enfermeiros e um fisioterapeuta.

Em entrevista ao Jornal Extra em 2012, Alfredo Karan, pai do ator disse: “Ele herdou da mãe (a doença). Perdi um filho com a mesma doença. Guilherme fica na cadeira de rodas o tempo todo. Tem horas que ele está lúcido e tem horas que não”.


Guilherme Karan ficou conhecido principalmente por seus personagens cômicos. Longe da TV desde 2005, quando fez parte do elenco da novela América, na Globo, ele teve grandes produções no seu currículo como o humorístico TV Pirata, a novela O Clone, Dona Beija, Meu Bem, Meu Mal e no cinema atuou em Super Xuxa contra o Baixo Astral e fez o Gorgom em Xuxa e os Duendes e Xuxa e os Duendes 2.