Quanto Custa Para Fazer Uma Novela?

Juliana Paes na gravação da nova novela das 21 horas A Força do Querer (Divulgação/ TV Globo)

Você já parou para se perguntar o custo de uma novela? Sim, a novela como qualquer produto, seja ele audiovisual ou não, tem um custo.  O modelo de televisão adotado no Brasil é o modelo de TV comercial de setor privado, onde os patrocinadores, e anunciantes inserem a verba para a produção dos programas, diferente da TV pública brasileira mantida pelo governo e por empresas apoiadoras culturais.

Relembre os maiores barracos das novelas

No Reino Unido por exemplo, a maioria das emissoras são públicas, pertencem ao governo, porém abrem espaços publicitários para anunciantes (diferentes das nossas TVs públicas que não exibem comerciais). Voltando ao Brasil, nosso principal produto cultural e televisivo é sem dúvida, a telenovela, que já teve seu auge, e está em declínio há alguns anos devido à maior oferta, tanto de canais fechados a preços acessíveis como de outros meios de entretenimento como serviços de streaming. Mas é em nosso país onde ainda ocorre um fenômeno: um produto televisivo atingir a todas as classes sociais – a novela faz isso.


Falaremos de números não específicos tomando como base uma novela das 21 horas da Rede Globo. O custo médio de produção de 1 capítulo é de cerca de 200 mil reais. Os gastos com produção incluem pagamento de salários, compra de equipamentos, figurinos, locações, cenografia, efeitos visuais terceirizados, pagamento de figurantes, gastos com externas (Sim, toda e qualquer gravação feita nas ruas do Rio de Janeiro é paga à prefeitura da cidade).

Quem paga a conta?

Os custos de produção de uma novela se dissolvem de acordo com seu tempo no ar, mas quem paga todo esse valor para que uma história possa ser produzida? Os anunciantes.
A publicidade ainda mantem a TV, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

No caso das novelas, existem alguns tipos de anunciantes.
Cotas de patrocínio: Geralmente aquelas marcas que são inseridas antes do capítulo iniciar onde um narrador diz “Fulano de Tal Oferece tal novela”. Essas marcas são responsáveis pelo investimento inicial que dá largada na produção da novela.

Inserção de Publicidade: São os comerciais propriamente ditos a cada separação de blocos da novela. Geralmente possuem 30 segundos, mas podem ser maiores desde que entrem no padrão 30, 45, 60, 90 segundos. Essas marcas pagam a emissora por inserção dentro daquele horário. Por exemplo, anunciar no horário da novela das 21 horas, a nível nacional por 30 segundos (uma única vez) chega a aproximadamente R$ 350.000. Ou seja, com apenas um anúncio em rede nacional, o custo de produção do capítulo já está pago.

Relembre os coadjuvantes que roubaram a cena nas novelas

O que a audiência tem a ver com isso?

Muita gente não entende o motivo pelo qual as emissoras brigam por audiência. Não é somente para se provarem superiores ou mais populares que as outras. Se você fosse empresário, e quisesse investir uma grande quantidade de dinheiro colocando um comercial da sua empresa no horário da novela, você iria preferir uma novela com maior ou menor audiência? As novelas com maior audiência atingem um público maior, ou seja, mais gente terá a oportunidade de ver o seu produto, e de compra-lo também.

O custo de produção de uma novela inteira é altíssimo, e os comerciais mesmo que muitas pessoas não gostem de assisti-los, são extremamente importantes para que a TV continue existindo.