Final consagra Bake Off Brasil como melhor competição de culinária da temporada

Publicado em 15/12/2019

Não há dúvidas que a chegada do MasterChef à programação da Band, em 2014, foi um divisor de águas na TV brasileira. Foi a atração que abriu caminho para que as competições de culinária chegassem ao horário nobre de todos os canais. No entanto, passado o frisson, MasterChef e todos os seus similares perderam fôlego. Ou melhor, quase todos. Bake Off Brasil, do SBT, acaba de finalizar mais uma temporada bem-sucedida, mostrando que ainda tem muita lenha para queimar.

A vitória de Karoline Barbeirotti finalizou mais uma leva de episódios do Bake Off. A competição de sobremesas, novamente, registrou bons índices de audiência. E vários são os motivos que levaram o programa a este resultado bastante satisfatório. Um deles é o fato de o SBT saber respeitar o formato. Há uma boa pausa entre as temporadas. Além disso, seus episódios não são arrastados. Pelo contrário. São ágeis, com bom ritmo, que traduzem bem a emoção da disputa.

Além disso, o tempo fez bem ao Bake Off. O programa enfrentou trocas de apresentadores e jurados, saindo-se bem destas provações. Assim, o troca-troca acabou por formar um time bastante afinado, que se tornou a alma do formato. Nadja Haddad imprimiu humanidade à apresentação, enquanto Beca Milano e Olivier Anquier esbanjam carisma no time de jurados. A receita funciona.

Similares em baixa

Estas qualidades levaram Bake Off Brasil a se tornar um dos talent shows culinários mais vistos da televisão brasileira. Enquanto isso, seus similares tiveram parco desempenho em 2019. MasterChef teve duas temporadas de baixa audiência e baixa repercussão na Band. A Record TV atacou com o Top Chef, que passou em brancas nuvens. E o próprio SBT tentou um novo formato com Família Frente a Frente, sem sucesso.

Além destes, a Globo finalmente se rendeu ao formato lançando o Mestre do Sabor, que também não emplacou. Tanto que seu reality culinário mais bem-sucedido nesta temporada foi o Best Cake, competição fictícia exibida na novela A Dona do Pedaço. Sintomático.

Enquanto isso, o SBT comemora mais uma temporada de sucesso do Bake Off. E, ao que tudo indica, o formato está longe de cansar. Um feito e tanto.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade