Meu Coração É Teu

SBT dá tiro no pé ao resgatar pastelão mexicano, Meu Coração É Teu

Novela substituirá A Que Não Podia Amar

Publicado em 14/10/2019

Como já era previsto desde que o Observatório da Televisão anunciou com exclusividade, o SBT divulgou a vinda de uma reprise em substituição à inédita A Que Não Podia Amar. Trata-se de Meu Coração É Teu, novela transmitida pela emissora em 2016, e produzida originalmente pela Televisa entre 2014 e 2015.

O folhetim leva assinatura do renomado Juan Osorio (Meu Pecado, Salomé, A Alma Não Tem Cor) como produtor executivo e tem Silvia Navarro e Jorge Salinas como protagonistas.

Em sua primeira exibição, Meu Coração É Teu sucedeu A Dona (recém reprisada pelo SBT), e conseguiu manter os índices da trama de Gabriela Spanic e Lucero, com registro de 9,5 pontos de média, 15% de share e 11 pontos de pico logo na estreia, superando o policialesco Cidade Alerta.

Meu Coração É Teu traz Jorge Salinas e Silvia Navarro como protagonistas (Reprodução: Televisa S.A)
Meu Coração É Teu traz Jorge Salinas e Silvia Navarro como protagonistas Reprodução Televisa SA

Partindo do pressuposto de um novo despertar de interesse por parte do público em relação às novelas mexicanas, após anos de um nítido desgaste e má valorização do produto, quando nem os nomes de Maite Perroni, Angelique Boyer, Ana Leyeska ou Victória Ruffo conseguiram atrair audiência com suas respectivas A Gata, O Que A Vida Me Roubou, Querida Inimiga e Lágrimas de Amor, qual sentido faz interromper a sequência de folhetins inéditos, conclamados à exaustão, em troca de uma reprise de história impopular e com apenas três anos de sua exibição original?

É claro que, o curto espaço de tempo para uma reexibição já não é mais um pretexto para definir um fracasso -vide as transmissões anuais do passado, com as clássicas ‘Marias’ de Thalía, A Usurpadora e correlatas, sempre garantia de bons números.

Mas, a aleatória exibição de Abismo de Paixão e a vexaminosa Milagres de Nossa Senhora não serviram como exemplo do que não fazer? Reprises são sempre bem vindas, mas quando dentro de um cenário favorável, o que não é o caso do SBT, ao menos neste momento, e neste horário.

Reprise precoce de Abismo de Paixão tem decepcionado na audiência (Divulgação: Televisa S.A.)
Reprise precoce de Abismo de Paixão tem decepcionado na audiência Divulgação Televisa SA

A Que Não Podia Amar é a novela que reergueu a sessão Novelas da Tarde, horário este que padeceu com títulos sofríveis como Que Pobres Tão Ricos e as desnecessárias reprises de Teresa e Coração Indomável.

Curiosa a cabeça de quem entende que alternar reprise com inédita é uma estratégia funcional, tendo em vista as tantas formas de consumo alternativo para este público como o YouTube, Netflix, Facebook, Amazon Prime e a própria Televisa quando disponibiliza suas histórias na íntegra através de seus canais.

Tudo isso além da Guigo TV, fundada pelo empresário Renato Svisky. A plataforma entrou oficialmente em operação nos últimos meses se tornando sensação principalmente entre os fãs e telespectadores de novelas latinas.

O telespectador não tem mais tempo para esperar, isso é coisa do passado, e, os que ainda esperam por suas novelas inéditas, acabam boicotando-as diante de tantos cortes infundados que descaracterizam totalmente o desenrolar das tramas.

SBT adiou a exibição de Cuando Me Enamoro para reexibir Meu Coração É Teu (Divulgação: Televisa S.A.)
SBT adiou a exibição de Cuando Me Enamoro para reexibir Meu Coração É Teu Divulgação Televisa SA

É determinante que a direção do SBT entenda melhor seu público neste horário. O mercado já não é mais o mesmo de dez anos atrás, quando as pessoas não tinham outras formas de consumir o que gostam e da maneira mais oportuna. Hoje o telespectador não volta para a TV tradicional com o propósito de conferir uma produção dramatúrgica, quando a mesma fica disponível integralmente em outras plataformas.

A gaveta do SBT conta com títulos excepcionais à disposição. Por que não usá-las? Claramente vê-se o medo da direção ao desacreditar em seus próprios produtos. A emissora optou por adiar a estreia da inédita Cuando Me Enamoro (Quando Me Apaixono), também com Silvia Navarro, justamente para ‘não gastar gatilho’ em um momento do qual a direção tem como objetivo aumentar/melhorar os números de audiência.

A Que Não Podia Amar esteve entre as novelas mexicanas mais pedidas da década no SBT (Reprodução:  Televisa S.A)
A Que Não Podia Amar esteve entre as novelas mexicanas mais pedidas da década no SBT Reprodução Televisa SA

É entendível o fato que para tudo existe um orçamento, e, em se tratando de novelas mexicanas, temos que considerar, além dos custos de aquisição, que varia de acordo com a relevância do folhetim em todos os seus aspectos, existe um valor a ser injetado na dublagem.

O SBT não pode enviar novelas para dublagem sem qualquer planejamento do que será utilizado durante o ano, mas pode oferecer novidades a este público sim, sempre que quiser, pois existe um cardápio de títulos dos mais interessantes na gaveta.

Na contramão desta estagnação do SBT e persistência em coisas que pouco atraem a atenção, vemos a TV Globo e Record TV oferecendo produções de real interesse do telespectador. De um lado temos a recém saída do ar, Por Amor e a aposta em Avenida Brasil, um dos maiores sucessos da década, novela das mais pedidas.

Na Record TV, após a surpreendente exibição de Bela, a Feia, a novela A Escrava Isaura retornou ao vídeo em dobradinha com Caminhos do Coração. Duas novelas aclamadas por internautas. O mesmo não deveria fazer o SBT?

Neste momento refletimos sobre o valor que tem a opinião daqueles que ainda nutrem esperança, depositam confiança e defendem a emissora em decisões equivocadas. Nenhum!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade