Inversão de horários

Mudanças de horário na Record TV na grade noturna: elas ajudariam ou atrapalhariam na audiência?

Antecipar o Jornal da Record melhoraria seu ibope?

Publicado em 21/10/2019

O Jornal da Record, que vai ao ar na Record TV logo após as duas novelas noturnas da casa, sofreu uma queda de audiência. Embora tenha sido remodelado e o projeto JR 24h tenha sido implementado, o noticiário apresentado por Celso Freitas e Adriana Araújo não vive sua melhor fase. Os índices estão em torno de 5 pontos, a saber. Com efeito, seus números acabam por comprometer a repercussão do que vem depois, ou seja, da linha de shows da emissora. Além do que, quando entra no ar, por volta das 21h30, o Jornal da Record dá notícias que seus principais concorrentes, especialmente o Jornal Nacional, da TV Globo, já deram e “rederam”. Já se fala em eventuais mudanças de horário na Record TV, a fim de favorecer tanto o telejornal quanto outras atrações. Mas elas podem realmente ajudar? Com toda a certeza.

Caso a troca fosse para a faixa das 19h45min, ou seja, logo após o bem-sucedido Cidade Alerta, apresentado por Luiz Bacci, o bloco de jornalismo se complementaria. E seria semelhante ao matutino. Das 5h às 9h50min, a Record TV exibe telejornais em sequência: Balanço Geral Manhã, SP no Ar e Fala Brasil. Isso em se falando de São Paulo, a saber. Topíssima e O Rico e Lázaro poderiam ser melhor alavanca para a linha de shows. E, se o horário principal das 21h30 (hoje 20h45min) não fosse ocupado por uma reprise, a chance seria maior ainda.

Mudanças de horário na Record TV poderiam afetar os boletins JR 24h

Boletim do JR
Boletim do JR Divulgação

A gestão de Antonio Guerreiro à frente do Jornalismo da Record TV tem feito algumas importantes modificações na batalha por melhores resultados em termos de qualidade e, consequentemente, aumento de audiência. Entre essas modificações, os boletins do Projeto JR 24h estão entre as mais visíveis e arrojadas. Trata-se de uma espécie de plantão permanente do Jornal da Record, com entradas no decorrer do dia, em horários determinados ou sempre que se mostrar necessário. Além disso, no final da noite a grade da emissora se encerra com uma edição elaborada do Boletim JR 24h, apresentada por Sérgio Aguiar, este ex-Globo News. Nessa edição noturna, espaço para maior análise das principais notícias do dia e comentários.

O SBT já apresentou boletins de notícias ao longo da programação

Duas das edições do Boletim JR 24h vão ao ar à tarde, uma antes do Cidade Alerta e outra em meio a ele. Talvez, da forma como tem sido levado a cabo o projeto se configure em algo diferente. No entanto, nos anos 1990 o SBT manteve de hora em hora o boletim Notícias da Última Hora, apresentado por diversos profissionais, de plantão na redação da emissora. Madalena Bonfiglioli, Liliane Ventura, Sérgio Ewerton, Silvia Garcia e Christina Rocha, só para exemplificar, foram alguns dos que apresentaram os boletins. Anteriormente, os boletins Últimas Notícias foram exibidos pelo mesmo SBT, na década de 1980, e eram usados inclusive como tapa-buraco e sala de espera para atrações da grade enquanto a Globo não encerrava as suas, especialmente a novela das 20h. Marcel Abadiê e Antonio Viviani foram alguns de seus apresentadores.

Mudanças de horário na Record TV devem ser analisadas de maneira metódica

Não bastam mudanças de horário na Record TV para os números de audiência melhorem. A escolha do programa ideal para a faixa à qual se destina e diante do que a concorrência apresente é importante. Tanto assim que A Escrava Isaura (2004/05), novela reapresentada pela quinta vez, tem conquistado números bons para seu horário (15h). E o Balanço Geral vespertino tem incomodado a Globo não é de hoje. Especialmente durante o quadro de fofocas “A Hora da Venenosa”, na faixa das 14h.

As mudanças de horário na Record TV (ou em qualquer emissora) não podem ser usadas como estratégia em busca de audiência a esmo, com os programas desordenados, no ar a cada semana num horário e numa ordem. Antes, e se necessárias efetivamente como parece ocorrer atualmente em relação ao Jornal da Record, elas devem servir para ajustar as atrações de modo que o espectador sintonize o canal por mais tempo. Ademais, isso só se torna possível se o espectador se interessar por aquilo que lhe é oferecido.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade