A especialista em finanças pessoais Nathalia Arcuri.
A especialista em finanças pessoais Nathalia Arcuri, que apresenta Me Poupe! na Band (Divulgação: Band)

Entre erros e acertos, a Band vai ajustando sua grade de programação. Neste ano, a emissora teve uma boa ideia ao abrir espaço para os mais diferentes reality shows. O canal fez de seu horário nobre um espaço para realities de formatos variados, alguns bastante voltados para a prestação de serviço. Assim, consegue diversificar sua programação.

Me Poupe: Dívidas Nunca Mais, exibido nas noites de segunda-feira, é o mais interessante da atual cartela. A atração é apresentada pela jornalista e consultora financeira Nathalia Arcuri. Em cada episódio, Nathalia conhece uma pessoa endividada e começa a orientar o participante no sentido de organizar o dinheiro e buscar a melhor maneira de sair do vermelho.

Me Poupe é interessante por trazer à tona um problema bastante comum na vida de boa parte dos espectadores. Afinal, são muitos os brasileiros que não conseguem enquadrar suas dívidas dentro de seu orçamento. Assim, Me Poupe oferece importantes dicas de educação financeira, orientando não apenas o participante, mas também o espectador. E tudo isso é passado de maneira leve e bem-humorada, fazendo do Me Poupe um programa gostoso de assistir. É entretenimento, mas é também prestação de serviço.

Muito além do MasterChef

Enquanto isso, a Band voltou a exibir MasterChef nas noites de terça-feira, o dia que o consagrou. E lançou, recentemente, a temporada MasterChef: A Revanche, que reúne ex-participantes da atração. A nova temporada conseguiu, na estreia, chamar a atenção, ao reunir nomes conhecidos da audiência do programa. Com isso, a emissora busca restaurar o interesse do público junto ao reality. Uma boa aposta.

Já às quintas-feiras, o canal exibe Planeta Startup. Bebendo da fonte dos realities de empreendimento, o programa é baseado numa grande competição de startups. É, basicamente, uma disputa entre negócios, como uma espécie de mistura entre Shark Tank e O Aprendiz. Não é uma temática popular, mas, sem dúvidas, tem seu nicho. E, assim como o Me Poupe, traz informações relevantes ao público.

Além de aumentar a oferta de sua grade, os realities da Band ainda têm o trunfo de serem formatos originais. Me Poupe e Planeta Startup são formatos criados no Brasil, fugindo da simples compra de programas de fora. Com isso, fomenta-se não apenas a produção nacional, mas também a criação nacional. Isso é muito positivo.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Últimos vídeos do Canal no YouTube