Games sem apelo enfraquecem noite de quarta-feira no SBT

Publicado em 23/10/2019

Há alguns anos, o SBT promove um rodízio de game shows do Baú da Felicidade em suas noites de quarta-feira. Programas como Jogo das Fichas e Pra Ganhar É Só Rodar são exibidos neste dia, entre Cúmplices de um Resgate e Programa do Ratinho. Apresentados por Silvio Santos e Luís Ricardo, os programas até têm boa audiência, mas possuem formato fraco, que nada lembram as atrações mais elaboradas que já passaram pela faixa em outros tempos.

Os dois programas são bem desinteressantes. O Jogo das Fichas, por exemplo, ocupa boa parte de seu tempo com vídeos “curiosos” dos tempos do Tentação. Tais vídeos abrem espaço para Silvio Santos fazer perguntas óbvias para que o participante possa jogar fichas num painel e acumular prêmios. Ora, se são perguntas tolas, por que perder tempo com elas? Enquanto isso, o Pra Ganhar É Só Rodar consiste basicamente em rodar piões e tentar formar combinações para ganhar prêmios. É até divertido no começo, mas como são muitos participantes, o interesse logo se perde.

Os dois programas divulgam empresas do Grupo Silvio Santos. Tanto que são programas curtos e sem intervalos comerciais. Mesmo assim, poderia haver a preocupação de oferecer um entretenimento minimamente mais elaborado. O Roda a Roda, por exemplo, também é um programa da Jequiti. E é muito mais divertido que os games das noites de quarta-feira. Isso porque o formato tem mais apelo e é mais bem cuidado.

Quarta estratégica

A noite de quarta-feira é uma faixa estratégica para as emissoras abertas. Como a Globo exibe futebol, os outros canais tentam atrair um público que foge do esporte, como mulheres e crianças. Assim, programas de variedades e entretenimento ganham espaço. Não por acaso, a Record TV exibe seu reality shows semanais neste dia da semana.

O SBT também já adotou estratégia semelhante. A faixa, durante muito tempo, pertencia ao próprio Silvio Santos, que reservava grandes formatos para ocupá-la. O dono da emissora comandou programas como Show do Milhão, Topa ou Não Topa, Rei Majestade e Um Milhão na Mesa, entre outros, ali. Sua filha, Patrícia Abravanel, também passou pelo horário, com o Cante Se Puder.

Atualmente, o Programa do Ratinho cumpre esta função, com o musical Boteco do Ratinho. Mas a atração de Carlos Massa é empurrada para mais tarde, em razão dos games do Baú. O SBT poderia voltar a apostar mais no horário, que tem um alto potencial de audiência.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade