Guga (Pedro Alves) em Malhação
Guga (Pedro Alves) em Malhação

Malhação, novela teen da Globo, já tratou de homossexualidade em algumas ocasiões. A atual temporada, Malhação: Toda Forma de Amar, também toca no assunto. Por meio de Guga (Pedro Alves), a trama vem abordando o tema sob o prisma da descoberta da sexualidade, mostrando todas as dificuldades que um adolescente passa quando sua orientação sexual vai ficando mais clara.

No início da história de Emanoel Jacobina, Guga é um típico adolescente que vive situações comuns à sua idade. Mas a vida dele muda quando o jovem se apaixona por Serginho (João Pedro Oliveira). Os dois iniciam um relacionamento. Porém, Guga prefere ocultar a relação, sobretudo para seus pais, Max (Roberto Bomtempo) e Regina (Karine Teles). Isso porque Max é um machista típico, que cobra do filho mais atitude diante das mulheres. Por conta desta pressão, Guga até recorreu a um namoro falso com a amiga Rita (Alanis Guillen).

Entretanto, o cerco começa a se fechar na vida de Guga. Seus pais começam a desconfiar da intensa amizade entre ele e Serginho. E Max não gosta nada da situação, preferindo não enxergar a realidade e forçar o filho a um comportamento que não é o dele. Deste modo, vai se criando uma situação cheia de mentiras e angústias.

Realismo

O texto de Malhação: Toda Forma de Amar tem sido muito sensível no trato da temática. Toda a trajetória de Guga, da descoberta às mentiras, desembocando na necessidade de ser verdadeiro consigo e com todos, é bastante reconhecível. Principalmente na relação entre Guga e seus pais. A dificuldade do jovem de ser compreendido em casa é uma situação bastante realista.

Claro, Malhação é uma novela e, como tal, recorre aos recursos típicos do folhetim. Neste momento, Guga tem direito até a uma ex-namorada grávida, o que deixa sua situação ainda mais complexa. Mas nada que comprometa a trama e a trajetória do personagem. No geral, trata-se de uma abordagem responsável, que pode servir como informação para quem vive situação semelhante.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Últimos vídeos do Canal no YouTube