Bora SP tem boa dupla de apresentadores, mas bancada atrapalha

Publicado em 05/08/2019

Novidade da manhã desta segunda-feira (05) na Band, Bora SP é o mais novo investimento em jornalismo da emissora. O canal acerta ao ampliar o espaço para conteúdo noticioso, tendo em vista sua vocação natural para o jornalismo. Também acerta ao apostar em Joel Datena, sua principal revelação nos últimos tempos. Porém, o formato do matinal tem problemas estruturais, que atrapalham seu desenvolvimento.

Bora SP aposta em informação ao vivo, bastante focado na capital paulista. Prestação de serviço, trânsito, emprego, cidadania e assuntos policiais fazem parte do cardápio do matinal, que traz Laura Ferreira e Joel Datena dividindo a bancada. E foi justamente a bancada o principal ponto negativo da estreia. Num momento em que os jornais matinais buscam mais informalidade e agilidade, a Band preferiu reduzir a mobilidade dos apresentadores. E Joel, que até pouco tempo dividia o Brasil Urgente com o pai José Luiz Datena, parece um tanto desconfortável e ‘preso’. Ou seja, a bancada engessa a atração, contrastando com seu conteúdo dinâmico.

Joel Datena tem a mesma expertise do pai no comando de um jornal popular ao vivo. E tem uma qualidade a mais: parece simpático em cena, ao contrário de ‘Datenão’, quase sempre carrancudo. Laura Ferreira também é bastante competente, segura bem no ao vivo e é simpática. Ou seja, a dupla funciona. Mas a apresentação poderia ser mais fluída se os apresentadores pudessem circular mais livremente pelo cenário.

Jornalismo da Band

Em 2019, a Band preferiu fazer apostas mais ‘garantidas’, depois de uma série de fiascos acumulados na grade do ano passado. E a reformulação do jornalismo matinal faz parte deste processo. Trata-se de uma boa ideia do canal. Depois do esporte, o jornalismo sempre foi uma das marcas da Band. Assim, por isso mesmo, merece ocupar mais espaço na grade.

Além do Bora SP, a Band trouxe como novidades o jornal Notícias da Redação, exibido nas outras praças no mesmo horário do jornal de Joel Datena e Laura Ferreira. O Café com Jornal sobreviveu às mudanças e ganhou novidades, com um formato bem agradável. E a Band lança hoje os boletins #Informei, e tem na agulha um novo jornal para a faixa das 22 horas. São bons projetos, que devem agregar prestígio e audiência ao canal.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade