Pendleton (Dalton Vigh) em As Aventuras de Poliana
Pendleton (Dalton Vigh) em As Aventuras de Poliana (Reprodução/SBT).

Há mais de 20 anos presente em nossa teledramaturgia, Dalton Vigh tem vários sucessos na carreira. Desde o ano passado, o ator enfrenta o desafio de viver o rico e frio Sr. Pendleton de As Aventuras de Poliana. Na história de Íris Abravanel, baseada na obra de Eleanor H. Porter, Dalton interpreta uma figura cuja trajetória está intrinsecamente ligada à família da protagonista (Sophia Valverde). Sem falar no que toca especificamente à tia da menina, Luísa (Thaís Melchior).

Reservado, fechado e seco, chegando mesmo à rispidez, o Sr. Pendleton mora na vizinhança da casa de Poliana. Muito rico, ele inspira temor nas crianças e curiosidade nos adultos, em virtude de sua rotina misteriosa.

Pendleton encontrou em Dalton Vigh uma escalação acertada

Por trás de sua carapaça de frieza e discrição, Pendleton guarda um homem carente e solitário. Os muitos encontros sem maiores explicações que ocorrem entre Luísa e ele, na casa do milionário, despertam o ciúme do namorado dela, Marcelo (Murilo Cezar). Com toda a certeza, não à toa. Inclusive, Pendleton se vê obrigado a pedir a Luísa que dê um jeito na situação e controle os ímpetos de ciúme do professor da Escola Ruth Goulart.

Pendleton (Dalton Vigh) e Roger (Otávio Martins) em As Aventuras de Poliana
Pendleton (Dalton Vigh) e Roger (Otávio Martins) em As Aventuras de Poliana

Os mistérios em torno de um robô ao qual deseja a todo custo dar vida e movimento, com a participação de Sophie (Gabriela Petry), outra professora da escola onde Poliana estuda e Luísa trabalha, também dão pano para manga na trama. Ademais, há quem desconfie de que ela é um robô. Além disso, Stella (Manuela Kfouri), a filha de Pendleton que supostamente estaria morta, já foi vista por algumas das crianças. Seria a garota mesmo, ou o androide que seu pai teria mandado desenvolver para suprir sua ausência? Merece destaque, com efeito, a identidade de “Otto”, através da qual Pendleton controla seus negócios. Especialmente em virtude de ter a presença de Roger (Otávio Martins), ambicioso e sem escrúpulos.

Ator tem o desafio das muitas nuances de Pendleton em As Aventuras de Poliana

Sem dúvida, Pendleton é um personagem de nuances diversas, que transita numa linha delicada entre a vilania e a doçura oculta pela amargura. Dalton Vigh foi uma boa escolha para vivê-lo, já que tem o talento, o porte, a beleza e a figura necessárias para compor bem esses “diferentes Pendletons”. Além disso, não apenas com Thaís Melchior, como também com Sophia Valverde, Dalton demonstra em cena uma boa troca. De acordo com o ator, em entrevista exclusiva ao repórter Cadu Safner, do Observatório da Televisão, ele ainda interpretará o Sr. Pendleton por mais um ano. Como a frente de gravações de As Aventuras de Poliana é bastante grande, se Dalton gravará por mais um ano, ficará no ar um pouco além disso… Com toda a certeza, haja mistério para sustentar tantos capítulos.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Últimos vídeos do Canal no YouTube