Manuzita em cena na novela Verão 90
Manuzita em cena na novela Verão 90 (Foto: Gshow/Artur Meninea)

Apesar da trama um tanto frouxa, Verão 90 é uma novela que tem um charme próprio. E isso se deve, principalmente, às várias referências da década de 1990, que desperta um inevitável saudosismo. No entanto, para quem é fã de televisão, o apelo de Verão 90 é muito maior. Afinal, seus protagonistas circulam pelo meio televisivo, fazendo o público relembrar o que assistia há quase 30 anos.

A referência mais óbvia é a antiga MTV Brasil, retratada por meio da PopTV, um dos principais cenários da novela. Assim como o canal musical da vida real, o da novela também exibe videoclipes clássicos da época, bem como tem como carro-chefe um programa chamado Disk PopTV. As cenas também são intercaladas por vinhetas “moderninhas”, uma marca da emissora.

A PopTV também exibiu o No Fusca com Manu, apresentado por Manuzita (Isabelle Drummond). Recentemente, a atração concorreu a um prêmio de destaque da televisão, junto a programas como TV Colosso, Hebe por Elas e Jô Soares Onze e Meia. Assim, a novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral fez uma referência explícita à programação da época. E não apenas da Globo, o que deixou o espectador telemaníaco eufórico.

Próximas referências

E a homenagem à televisão em Verão 90 não deve parar por aí. Neste momento da trama, Manu e João (Rafael Vitti) acabam de ser contratados pela Globo. Deste modo, os mocinhos devem circular pelos artistas e programas que faziam a programação da emissora no ano de 1994. Além disso, no programa que comandarão na emissora, eles farão referências aos programas clássicos do canal. Enquanto isso, o vilão Jerônimo (Jesuíta Barbosa) vai, em breve, comandar um novo programa, aos moldes do Roletrando, do SBT.

Com isso, Verão 90 vai se aproximando de seu desfecho sendo bastante querida pela audiência. A trama está longe de ser ótima. E longe também de ser uma unanimidade junto à crítica. Mas a homenagem que a novela faz à própria televisão e, consequentemente, à cultura pop, coloca a trama num lugar especial. Sem dúvidas, uma ótima sacada das autoras.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Últimos vídeos do Canal no YouTube