Marcelo Tas manda bem no novo #Provocações

Publicado em 11/06/2019

Não é nada fácil suceder uma figura tão imponente quanto Antonio Abujamra. O ator criou e comandou, por anos, o talk show mais provocativo da televisão brasileira, o Provocações, da TV Cultura. Criador e criatura, o apresentador e o programa eram praticamente um único ser. Sendo assim, seria natural que o Provocações não sobrevivesse à perda de Abu, falecido em 2015. Porém, Marcelo Tas provou que é possível ser um sucessor sem precisar ser um mero substituto, no agora chamado #Provocações.

Marcelo Tas conseguiu o que parecia improvável. Conseguiu manter o tom provocativo do talk show, respeitando a história do programa. No entanto, imprime seu próprio estilo no comando da atração. Diante de nomes tão diversos quanto Ciro Gomes, Danilo Gentili e Janaína Paschoal, Tas consegue provocar, ao seu modo. Enquanto Abujamra era incisivo em sua fina ironia, como um Ravengar à guerra, Tas abusa de sua simpatia para desmontar seu entrevistado. Ele ri, afaga e, na sequência, engata uma pergunta inquisitória. Deste modo, arranca ótimas declarações. O convidado se rende.

Mesmo com estilos tão distintos, Marcelo Tas e o saudoso Antonio Abujamra têm algo em comum: o estilo teatral que dão ao comando do #Provocações. Os dois parecem estar sempre um tom acima, dando à conversa um ar de espetáculo. Mas é só. No mais, Tas segue sua própria cartilha, azeitada pela ampla experiência em programas que se caracterizaram por colocar o dedo na ferida.

#Provocações e Tas: bom filho

Assim, a nova fase do #Provocações conseguiu colocar o programa da TV Cultura dentre os melhores programas de entrevistas da atualidade. A atração mostra papos diretos, ágeis e cheios de boas informações. Em suma, Marcelo Tas traz ao #Provocações a relevância que um bom talk show precisa ter.

Além disso, o apresentador é a cara da emissora. Afinal, foram anos de bons serviços prestados, seja nos infantis da grife Rá-Tim-Bum, seja no comando da melhor fase do extinto Vitrine. Por isso, sua estreia à frente do #Provocações veio com sabor de “bom filho a casa torna”. Que bom!

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade