Verão 90 acerta na escalação de Camila Queiroz

Publicado em 01/04/2019

Grande aposta da nova geração de atores da Rede Globo, a atriz Camila Queiroz interpreta uma das personagens de maior destaque na trama de Verão 90, a novela das 19h. Vanessa Dias é ambiciosa e, para subir na vida, foi e é capaz de muita coisa. No entanto, isso não quer dizer que ela seja má. É apenas pouco escrupulosa. E tem um ponto fraco: o sentimento que nutre por Jerônimo (Jesuíta Barbosa).

No início, apenas uma periguete em busca de um bom casamento

Na primeira fase de Verão 90, passada em 1990, Vanessa era apenas uma falsa patricinha à procura de um “pato” rico para se casar e custear uma vida de luxo. Através de sua amizade com Larissa (Marina Moschen), essa sim uma jovem de família rica, ela conseguiu uma moradia de ocasião e infiltrar-se na alta roda. Quinzinho (Caio Paduan) e Candé (Kayky Brito), respectivamente noivo e irmão de Larissa, “passaram” pelas mãos de Vanessa, se os leitores me entendem.

Até que ela conheceu Jerônimo – ou melhor, Rogê – e, acreditando ser ele um milionário que ainda não conhecia sua fama de fácil, investiu. Ele também pensava ser ela uma moça rica e bem relacionada. Um picareta enganando o outro, eles se envolveram e se tornaram parceiros de trapaças, após a descoberta da verdade.

Uma nova Vanessa após a passagem de tempo

A novela saltou no tempo e está em 1993. Irmão de Jerônimo, João (Rafael Vitti), já foi solto após cumprir pena por um crime que não cometeu. Sentença para a qual Vanessa contribuiu decisivamente ao afirmar, aliada a Jerônimo, que João havia empurrado Nicole (Bárbara França) de altura considerável, causando sua morte. A moça caiu após uma discussão com Quinzinho, de quem era amante. Para livrar a cara do riquinho, Jerônimo jogou o próprio irmão no fogo. Só para ilustrar, obteve com isso as maiores vantagens possíveis, como um bom cargo na Pop TV, de propriedade dos pais de Quinzinho, Quinzão (Alexandre Borges) e Mercedes (Totia Meireles), e notoriedade pública.

Vanessa, por sua vez, se viu traída pelo amante e comparsa de malfeitos. Transferiu-se para a Europa, após proposta irrecusável de Mercedes para se afastar do Brasil e com isso levar para longe indícios e testemunhas da culpa do filho. Todavia, Vanessa voltou, mais poderosa do que nunca, casada com o milionário Duque de Kiev (Tarcísio Filho). Duquesa, milionária e ainda mais bonita. Ainda por cima com poder sobre a Pop TV na qual Jerônimo puxou seu tapete anos antes. Com efeito, é sua oportunidade de se vingar. Mas ela ainda sente algo mais forte e verdadeiro pelo golpista, e esse sentimento pode ser sua ruína.

Camila Queiroz: uma possível nova estrela da teledramaturgia?

Angel (Camila Queiroz) em Verdades Secretas
Angel Camila Queiroz em Verdades Secretas Divulgação TV Globo

Camila Queiroz foi lançada pela Globo em 2015, já com grande sucesso. A Angel de Verdades Secretas, novela das 23h de Walcyr Carrasco, abriu as portas de uma carreira que seguiu com a Mafalda de Eta Mundo Bom! (2016), do mesmo autor, a saber, agora às 18h. Uma mocinha mais tradicional lhe foi confiada em 2017: a Luiza de Pega-pega, novela de Cláudia Souto às 19h.

Em virtude de um adiamento de Verão 90, que estrearia em julho de 2018, mas só entrou no ar em janeiro deste ano, Camila Queiroz passou um ano descansando a imagem. Foi bom. Em tempos de estrelas da casa emendando trabalhos, como Rafael Cardoso e Marina Ruy Barbosa, a ausência de Camila durante 12 meses tornou possível até que os fãs sentissem saudade. Coisa rara hoje em dia.

Vanessa é uma personagem que em mãos erradas poderia ganhar um contorno inadequado, que jogasse seu potencial fora. Embora com poucos trabalhos no currículo, com toda a certeza Camila Queiroz tem se mostrado uma escolha acertada para o papel. Surge segura em cena, muito bonita e envolvente junto ao público. A cada oportunidade uma chance a mais de aprimoramento; ela pode ser uma estrela cada vez maior.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade