Controverso, BBB19 não deixará saudades

Publicado em 12/04/2019

A vitória de Paula no BBB19 já traduz bem o que foi esta temporada: um tanto controversa. Marcada por personagens de pouca expressão e sequências de puro marasmo, a temporada 2019 do reality show da Globo deixou bem claro que a fórmula vai precisar ser repensada no próximo ano.

Não se trata de um desgaste natural do formato. Afinal, o BBB18 conseguiu chamar a atenção da audiência no ano passado. Mas, este ano, a coisa simplesmente não funcionou. E o parco desempenho deste BBB tem a ver, principalmente, com dois fatores: elenco mal escalado e incapacidade de surpreender.

Neste ano, a aposta foi em figuras que representavam, de certo modo, a polarização política do país. Com um elenco de opiniões diversas, parecia que o BBB teria discussões de tirar o fôlego. Mas, na prática, isso não aconteceu. Por mais que havia uma evidente divisão de ideias, nenhum dos participantes se colocou de maneira contundente. Havia um clima pouco combativo. O que é bem legal na vida real, mas um perigo num reality show de confinamento.

Participantes apagados

Esta falta de combatividade deixou bem claro que os participantes desta temporada entraram um tanto escolados na mecânica da atração. Todos pareciam apreensivos em se posicionar. Assim, a maioria permaneceu na superfície do jogo, provavelmente porque sabia que, caso desse cara a tapa, poderia ser mal interpretada pelo público. Havia uma clara autoproteção.

Além disso, a direção do BBB não soube lidar bem com esta postura dos participantes. Em vez de criarem novas mecânicas no sentido de tirá-los da zona de conforto, o programa preferiu partir para o ataque explícito. Isso ficou evidente na postura de Tiago Leifert, que chegou a ser grosseiro em vários “jogos da discórdia” ao tentar arrancar alguém de cima do muro.

Por isso mesmo, Paula acabou despontando como favorita. Em meio a tantos jogadores escondidos atrás de si próprios, a loira chamou alguma atenção devido aos seus comentários um tanto controversos. Ou seja, chamou a atenção, mas não por motivos positivos. Com comentários considerados racistas e intolerantes pelos espectadores, Paula ainda contou com a omissão do programa, que não exibiu várias de suas falas polêmicas. E saiu vitoriosa, ainda por cima. Sintoma mais que evidente que a atração se perdeu.

Hora de repensar

Assim, o BBB19 deixa uma lição: é preciso repensar o programa. É preciso dar um chacoalhão nas regras da atração, de modo a despertar o interesse do jogador pelo prêmio, e não apenas pela exposição. Porque ficou evidente que poucos ali realmente estavam de olho no um milhão e meio.

Deste modo, se o BBB20 não vier com esta intenção, a tendência é que o interesse pelo programa fique cada vez menor. Porque a edição de 2019 já se tornou a mais “esquecível” da história da atração.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade