Suzana Faini chega aos 86 anos e brilha em Espelho da Vida

Publicado em 09/03/2019

A veterana atriz Suzana Faini, que completa 86 anos neste sábado, 9 de março, inegavelmente é figura conhecida dos noveleiros de plantão. Os mais jovens devem conhecê-la como Dona Áurea, mãe de Théo (Rodrigo Lombardi) em Salve Jorge (2012/13), de Glória Perez. Ela desaprovava o relacionamento do filho com Morena (Nanda Costa), pois esta era mãe solteira e moradora de uma comunidade. Atualmente, a atriz interpreta dois papéis em Espelho da Vida, de Elizabeth Jhin, a novela das 18h da Rede Globo. Na atualidade, ela é a Guardiã da casa onde morou Júlia Castelo (Vitória Strada) no passado. Nos acontecimentos passados nos anos 1930, Suzana interpreta Dona Albertina Castelo. Trata-se da mãe do Coronel Eugênio (Felipe Camargo) e, portanto, avó de Júlia.

Veja também: Felipe Camargo: de coronel a malandro, ponto alto de Espelho da Vida

A Guardiã: sombria, misteriosa e defensora do casarão

Desde os primeiros capítulos, o público de Espelho da Vida conhece uma figura bastante enigmática. Assustadora até, em virtude de seu aspecto descuidado, cabelos desgrenhados e roupas mal cortadas. A Guardiã; é como todos chamam a senhora idosa da qual ninguém sabe o nome. Ela vive na casa que no passado pertenceu à família Castelo, da qual a jovem Júlia (Vitória Strada) era a única filha, morta em circunstâncias trágicas e misteriosas em 1932. Os mistérios em torno do assassinato de Júlia envolvem diversos personagens. Bem como suas reencarnações compõem os acontecimentos que acompanhamos na atualidade.

Cris Valência (Vitória Strada) é uma atriz escalada pelo cineasta Alain Dutra (João Vicente de Castro) para viver Júlia num filme sobre o caso. A jovem acaba se dando conta de que, por uma coincidência do destino, em sua vida passada ela foi a própria Júlia. E com a ajuda da Guardiã ela passa a fazer viagens para o passado, com a finalidade de esclarecer a verdade sobre a morte de Júlia. Isso se dá através de um portal representado por um espelho na casa supostamente abandonada. Posteriormente, André (Emiliano Queiroz), outro personagem enigmático, apresentou-se à polícia como dono do imóvel.

A Guardiã impede que figuras como a perversa Isabel (Alinne Moraes) prejudiquem os elos espirituais e temporais sediados no casarão. Bem como colabora para os de boa-fé como Grace (Patricya Travassos), mãe de Isabel, que tencionam favorecer os fenômenos parapsicológicos. Há aqueles que não creem na veracidade das poderosas forças que unem o passado e o presente, a exemplo de Alain. Esses são rechaçados pela Guardiã.

Veja também: Vitória Strada comemora sucesso em Espelho da Vida: “Confusão deliciosa”

Dona Albertina Castelo, mãe de um filho que saiu a ela

Na metade de Espelho da Vida, começamos a conhecer Dona Albertina Castelo, mãe do Coronel Eugênio e sogra de Piedade (Júlia Lemmertz). O comportamento da nora, por mais dedicada, cordata, gentil e prendada que ela seja, merece de Dona Albertina constantes reprimendas e ressalvas. Com efeito, em relação à neta Júlia sua visão não é distinta. A idosa senhora costuma estar de pleno acordo com as atitudes tirânicas do filho, que saiu a ela. Um déspota, severo e cruel para com todos à sua volta, Eugênio tem na mãe grande exemplo. E todos também, embora este exemplo seja de como não se deve agir.

A impetuosidade da jovem Júlia, que defende a mãe, enfrenta o pai e luta com todas as armas por seu romance com Danilo (Rafael Cardoso), é motivo para indiretas de Dona Albertina sempre que possível. Ademais, a antipatia da matriarca, especialmente em relação à neta, é tamanha que seu nome surge inclusive entre os suspeitos de terem-na assassinado. Totalmente contrária ao estereótipo da avó de novela, aliás.

Veja também: Relembre as outras novelas de Elizabeth Jhin, autora de Espelho da Vida

Um breve retrospecto da carreira de Suzana Faini

Suzana Faini participou de novelas bastante representativas entre os anos 1970 e 2000. Em Irmãos Coragem (1970/71), de Janete Clair, ela viveu Cema, mulher do garimpeiro Brás Canoeiro (Milton Gonçalves). A certa altura da história Cema é estuprada por Juca Cipó (Emiliano Queiroz), capanga e filho bastardo do Coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho). No remake da novela, produzido em 1995, Suzana foi escalada para o papel de Dalva, tia que criou a sobrinha Lara (Letícia Sabatella) como filha. Dalva coube a Mirian Pires na versão original.

Outra história de Janete Clair que já teve duas versões na televisão, ambas contando com Suzana Faini no elenco, foi Selva de Pedra. Na versão de 1972 a atriz viveu Olga, secretária da presidência do estaleiro Celmu, que concentrava os interesses econômicos da trama. Olga tinha interesse em Caio (Carlos Eduardo Dolabella), filho do armador Aristides (Gilberto Martinho). Já em 1986 Suzana deu vida à Dra. Ana, advogada de Cristiano (Tony Ramos) no caso da morte de Gastão (Marcelo Ibrahim). Nos anos 1970 o personagem equivalente a Ana era Dr. D’Ávila (Urbano Lóes). Ao passo que Francisco Cuoco foi Cristiano e Jorge Caldas, Gastão.

Por outro lado, vieram alguns papéis menores em Pai Herói (1979) e Brilhante (1981/82), por exemplo. Posteriormente, Suzana Faini teve novos grandes momentos. Livre Para Voar (1984/85), de Walther Negrão, apresentou-a como Marta, esposa do alcoólatra Álvaro (Edney Giovenazzi). Com Negrão ela também teve bons papéis em outras novelas. Em Direito de Amar (1987) Suzana foi Mercedes, governanta do Senhor de Monserrat (Carlos Vereza). Posteriormente, Top Model (1989/90) mostrou-a como outra Marta, mãe da modelo Duda (Malu Mader). Aqui Negrão trabalhou com Antonio Calmon, a saber. Mesmo que breve, sua participação em Mandala (1987) merece menção. Suzana foi Glória, mulher de Michel (Walmor Chagas), mãe de Laio (Taumaturgo Ferreira).

Uma redescoberta de Suzana Faini nos anos 2000

Após algum tempo fazendo apenas pequenas participações, inclusive mais de uma como freira, Suzana Faini ganhou novamente uma boa personagem em 2008. Na novela A Favorita, de João Emanuel Carneiro, ela viveu Yolanda. Casada com Copola (Tarcísio Meira) há 50 anos, ela sempre soube que a paixão dele por Irene (Glória Menezes) jamais arrefeceu. Em 2010, o primeiro encontro com Elizabeth Jhin em Escrito nas Estrelas. Sua personagem era a amorosa Antônia, governanta que para o jovem Daniel (Jayme Matarazzo) era a figura de mãe conhecida.

É verdade que seus papéis em Espelho da Vida são relativamente pequenos. No entanto, a experiência e a expressividade de Suzana Faini tornam ambas as personagens ainda mais essenciais à história criada por Elizabeth Jhin. Ela as torna grandes, com toda a certeza. Um belo presente à atriz, sem dúvida.

Suzana Faini e o cinema

Em suma, a despeito de sua vasta lista de trabalhos na televisão, Suzana Faini atuou relativamente pouco em cinema. Em 50 anos foram menos de 20 filmes, como resultado de sua dedicação à tela pequena. Todavia, alguns deles merecem destaque. É o caso, por exemplo, de O Crime do Zé Bigorna (1977), de Anselmo Duarte, e Eternamente Pagu (1988), de Norma Bengell. Além disso, Vidas Partidas (2016), de Marcos Schechtman, e O Ibraim do Subúrbio (1976), de Astolfo Araújo e Cecil Thiré. Só para ilustrar, neste ela interpreta a insatisfeita esposa de Roy (Paulo Hesse), homem azarado que arranja emprego na claque de um programa de TV.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade