Competição de alto nível, The Four Brasil foi acerto da Record TV

Publicado em 28/03/2019

Se no início, o The Four Brasil parecia mais um (e desnecessário) talent show musical, o seu desfecho ontem (27) mostrou que o investimento se justificou. Apesar de não ser muito diferente de seus similares, a atração se revelou uma competição de alto nível. A mecânica simples, que priorizou o talento de seus competidores, foi o grande trunfo do programa apresentado por Xuxa Meneghel.

No decorrer da temporada, The Four elegeu quatro “finalistas”, que eram constantemente desafiados por novos competidores. Na reta final, uma repescagem definiu os quatro finalistas de fato. Ivan Lima, Leo Mahuad, Nega e Vivian Lemos, então, finalmente duelaram entre si. E a disputa foi recheada de bons momentos, com canções muito bem escolhidas e executadas com brilhantismo. Sendo assim, a final foi meramente decidida por fãs, tendo em vista que os quatro cantores tinham condições de se sagrarem campeões.

Isso é raro dentre os tantos reality shows de música já exibidos na TV brasileira. Normalmente, há um ou outro finalista que desponta no favoritismo. Enquanto isso, no The Four, Leo Mahuad era até considerado favorito. Isso porque ele foi o competidor que ficou mais tempo no programa. Entretanto, Ivan Lima acabou escolhido pelo público, o que garantiu a surpresa da final.

Formatos similares

A linha de shows da Record TV atual conta com muitos formatos já explorados pela própria emissora, e também por Globo, SBT e Band. The Four é um exemplo claro, já que a atração tem familiaridades com programas como The Voice Brasil, da Globo, e até o Canta Comigo, da própria Record TV.

Sendo assim, a sensação de déjà vu é inevitável. E há de ficar mais intensa com o programa que substituirá The Four nas noites de quarta-feira. Top Chef, com Felipe Bronze, será a próxima atração. Trata-se de mais um talent show que prioriza a culinária. Ou seja, tem semelhanças com MasterChef, da Band, Bake Off, do SBT, e cia bela.

Apesar de parecido com outros programas, o The Four Brasil conseguiu se destacar. Ou seja, para emplacar, Top Chef vai precisar driblar as comparações com seus similares. E ter um diferencial capaz de conquistar o público da emissora. Não é tarefa das mais fáceis.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade