Manso (foto) e Kacá se despedem do The Four Brasil
Manso (foto) e Kacá se despedem do The Four Brasil (Record TV)

Relevemos que há um excesso de talent shows musicais: The Four Brasil, da Record TV, tem qualidades que falam por si só. O programa apresentado por Xuxa Meneghel tem diferenciais que, com o perdão da redundância, fazem toda a diferença. O quarto episódio, exibido na noite de ontem (27), deixou bem claro que a mecânica da atração tem a capacidade de mexer com a audiência de uma maneira um tanto particular.

Isso porque o fato de The Four Brasil ter seus “finalistas” sempre lutando para permanecer no programa gera uma torcida interessante junto ao público. E o ápice desta torcida foi vista no último episódio. O cantor Manso, último remanescente dos “The Four originais”, deixou a competição num momento de puro talento e comoção. O jovem e ótimo cantor foi desafiado por Santaella, outro jovem cantor de talento acima da média. E a disputa foi repleta de emoções.

Leia também: The Four Brasil: Kacá e Manso são eliminados; Léo e Nega seguem na disputa

Os jurados Aline Wirley, João Marcelo Bôscolli e Leo Chaves não esconderam que estavam muito divididos. E ficaram visivelmente decepcionados com a batalha, ainda antes de a votação acontecer. Isso porque, segundo eles, ficou claro que Manso escolheu a canção errada para enfrentar Santaella. Deste modo, a votação foi previsível, e Manso deixou a competição. O trio julgador ficou bem abalado ao perder o último remanescente.

Laços afetivos

A comoção causada pela eliminação de Manso tem a ver com a boa sacada do formato do The Four Brasil. O cantor estava na atração desde a estreia. Com isso, criou laços afetivos tanto com os jurados do programa, quanto com quem estava em casa. Era evidente que Santaella havia vencido a batalha, mas, ao mesmo tempo, era impossível não ser tocado pela despedida de Manso.

Ou seja, por mais que haja tantas outras competições musicais, o The Four Brasil tem um charme especial, ao colocar a torcida no nível do afeto. Agora, caso haja um finalista que consiga permanecer por tanto tempo, outras emoções surgirão. Enquanto isso, as batalhas constantes seguem mantendo o clima de eterna final no The Four, o que garante a diversão a cada episódio.

Além disso, o The Four Brasil também chama a atenção pelo nível dos candidatos. O programa vem corrigindo o erro de trazer apenas canções internacionais. E vem colocando no palco artistas com muita personalidade. Os concorrentes costumam dar interpretações próprias a canções consagradas. Com isso, fogem do óbvio. Ou seja, The Four estreou com a desconfiança de que seria mais do mesmo. Mas mostrou que vai além disso.

Leia também: A Grande Família surpreende e faz sucesso nas tardes da Globo

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Últimos vídeos do Canal no YouTube