Dira Paes como Janaína em Verão 90 (Divulgação/TV Globo)
Dira Paes como Janaína em Verão 90 (Divulgação/TV Globo)

Desde que Verão 90 estreou, a atuação de Dira Paes tem recebido merecidos elogios. Ela interpreta Janaína Guerreiro, mãe dos irmãos Jerônimo (Jesuíta Barbosa) e João (Rafael Vitti).

Na novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, Janaína é uma mulher batalhadora. O marido morreu logo no início do casamento. Ela teve de se desdobrar para criar sozinha os dois filhos. Cozinheira de mão cheia, arrumou emprego na pousada da francesa Celestine (Bel Kutner) e conquistou a todos com sua comida. Juntou dinheiro por muitos anos para um dia abrir seu próprio restaurante. No entanto, o confisco da poupança pelo governo Collor jogou esse sonho para um pouco mais longe.

Veja também: Internautas brincam com o ‘reencontro’ de Wanda e Lucimar, de Salve Jorge, na novela Verão 90

O amor sorriu de novo para a Janaína de Dira Paes, apesar dos pesares

Ainda em Armação do Sul, Santa Catarina, Janaína conheceu Herculano Mendes (Humberto Martins). Cineasta, no passado ele atendeu por Hércules, o Gatão, em filmes de pornochanchada. O casamento infeliz com a desajustada Gisela (Débora Nascimento) abriu a brecha para que ele se envolvesse com Janaína. Bem como tornou-se o maior problema para a felicidade do casal. Ademais, Gisela se agarra a essa união com todas as forças e armas que tem à disposição.

Dira Paes e Humberto Martins como o casal Janaína e Herculano em Verão 90
Dira Paes e Humberto Martins como o casal Janaína e Herculano em Verão 90 (Reprodução / Globo)

Humilhada em virtude de como descobre a verdade sobre a condição de Herculano, por ocasião de uma visita sua à casa do amado, sem saber, Janaína decide esquecê-lo. No entanto, não consegue. E a estreia de João como apresentador na Pop TV, emissora da qual Herculano é um dos diretores, reaproxima o casal. Mas não apenas o cineasta e ex-ator se interessa pela bela cozinheira. Raimundo (Flávio Tolezani), dono do restaurante Baião de Dois, conhece Janaína quando ela compete com seu estabelecimento pelos clientes da região, com suas quentinhas.

Veja também: Trama de Verão 90 tem semelhanças com a história central de Vale Tudo

Janaína e Jerônimo: personagens de Dira Paes e Jesuíta Barbosa celebram Vale Tudo, clássico dos anos 1980

São muitas as alusões à trama de Vale Tudo (1988), na condução dos conflitos de Janaína e seu filho ambicioso, Jerônimo. Com efeito, especialmente o capítulo no qual os dois se reencontram e o rapaz diz impropérios à mãe levou até a manifestações de internautas nesse sentido de comparação das duas novelas. Seja como for, Verão 90 opõe Jerônimo e João, este considerado por aquele como detentor de todas as benesses que a vida lhe nega. Com toda a certeza, a maior delas é o amor de Manuzita, e isso desde a infância.

Um trio principal que nem parece sê-lo

Jerônimo tem verdadeira obsessão por Manuzita. Mesmo tendo ao lado uma beldade como Vanessa (Camila Queiroz), não a esquece. Outra fixação sua, a saber, é a reconquista do sucesso e do dinheiro que ele vê como tirados de si pela mãe e pelo irmão, seu inimigo. Todavia, ao menos nesse início, passado entre os anos 1980 e 1990, o trio não empolgou tanto. Os personagens não parecem concentrar a história em si, no geral. Somente Jerônimo é bem caracterizado como vilão, carreirista, golpista e canalha. Seja pelas interpretações, como também pelo modo como os personagens se apresentam, o fato é que Janaína soaria melhor como personagem principal. Sem falar que é legal reverenciar os anos 1980, e mais ainda com um grupo infantil. Mas João, Manuzita e Jerônimo poderiam muito bem ter sido amigos de escola, ou vizinhos.

Supostamente ser centrada nesse trio, que na infância formou o conjunto Patotinha Mágica, todavia, Verão 90 tem em Janaína a personagem que centraliza em si a torcida desejada da parte do espectador. É ela que tem a vida amorosa descompensada por intempéries fortes. Que tem filhos em instâncias diferentes no que diz respeito ao modo de alcançar o êxito na vida. Que apresenta uma trajetória de dificuldades variadas, para ser coroada no decorrer da novela com o fruto de seu incessante esforço. Talvez tivesse dado mais certo anunciar a novela das 19h como a história dessa mãe, cujos filhos não se dão, que se vê entre esse conflito e os seus próprios, profissionais e amorosos.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Últimos vídeos do Canal no YouTube