Com Júnior Bake Off, competições com crianças ganham mais espaço

Publicado em 18/02/2019

Neste final de semana, o SBT estreou a segunda temporada do Júnior Bake Off em suas noites de sábado. Trata-se do mesmo Bake Off Brasil, ou seja, uma competição entre confeiteiros amadores. Mas, como o nome sugere, é a vez dos pequenos cozinheiros dominarem a cozinha do programa apresentado por Nadja Haddad. A atração se junta ao The Voice Kids, da Globo, na seara de talent shows envolvendo crianças.

Júnior Bake Off estreou com muito potencial. Além de ser sempre surpreendente ver a intimidade das crianças com a cozinha, a atração retorna com fôlego depois da excelente versão com adultos exibida em 2018. O programa sempre teve apelo, mas o SBT foi muito feliz na escalação dos apresentadores e jurados da última temporada. Nadja Haddad imprimiu firmeza e humanidade à apresentação. Enquanto isso, Beca Milano e Olivier Anquier formam uma boa dupla de jurados, esbanjando carisma e boas avaliações.

Leia também: Saiba quem foi eliminado no primeiro episódio do Júnior Bake Off, no SBT

Assim, o bom time da última temporada se junta às crianças, que agregam novos elementos à dinâmica do programa. Deste modo, o Júnior Bake Off consegue unir, de maneira harmoniosa, a boa mecânica da competição e a presença das crianças, que traz um ar mais familiar e menos competitivo ao programa. Uma união que combina muito bem com as noites de sábado, que hoje é um dos principais destaques da programação do SBT.

Crianças talentosas

No entanto, tanto o Júnior Bake Off quanto o The Voice Kids são voltados a um público que não necessariamente consome a versão com adultos. Afinal, um dos trunfos das versões originais são as contendas entre os participantes, bem como as análises mais afiadas dos jurados. Com crianças competindo, o “clima de guerra” diminui consideravelmente. E os jurados, claro, são mais polidos nas análises, para não traumatizar os pequenos.

Isso chega a se tornar até um problema, sobretudo no The Voice Kids. Afinal, com o excesso de cuidado dos técnicos, a tendência é que eles sejam demasiadamente exagerados em seus discursos, ao ressaltar os talentos das crianças. O que nem sempre corresponde à verdade. Mas, sem dúvidas, acompanhar crianças talentosas na TV é sempre irresistível, o que explica o sucesso destes programas.

Leia também: Troca de Esposas é a melhor novidade da temporada na Record TV

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.


© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade