Band cogita MasterChef aos domingos no pior momento

Publicado em 22/02/2019

A Band deve exibir a próxima temporada do MasterChef, seu principal programa de entretenimento, nas noites de domingos. A intenção é clara: voltar a atingir os bons índices de audiência dos tempos áureos do Pânico na Band. No entanto, a emissora escolheu o pior momento para promover uma mudança destas. Afinal, o reality show de Ana Paula Padrão já dá sinais de desgaste e perde audiência a cada nova temporada. Mudar o dia do programa pode piorar uma situação evidente.

A mudança faria mais sentido se tivesse sido feita antes. Em seu auge, MasterChef rendia índices de audiência bem acima do atual teto da Band. Além disso, engajava a audiência nas redes sociais. Ou seja, era um campeão de repercussão, algo imprescindível para um reality de sucesso. Mesmo com o sucesso, os fãs reclamavam que o programa terminava muito tarde. A atração sempre entra na madrugada, saindo do ar por volta da uma da manhã de quarta-feira.

Leia também: Band deve lançar novo formato para substituir o MasterChef às terças

Neste momento de boa audiência e ótima repercussão, MasterChef tinha mais força para levar seus fãs espectadores para qualquer novo horário. Aos domingos, a atração será exibida mais cedo, o que deixaria muita gente feliz. Mas, agora, o programa não tem esta força. Não há motivos para crer que MasterChef terá condições de quebrar um hábito já consolidado numa mudança radical destas. Ou seja, a mudança, neste contexto, aumentará o risco de o MasterChef ser definitivamente abandonado.

TV é hábito

Vivendo uma crise que parece cada vez maior, a Band tem pouco o que comemorar. Por isso mesmo, a insistência no MasterChef, com temporadas cada vez mais longas e duas edições ao ano. O canal tem apenas um grande trunfo em sua programação e, por isso, o utiliza sem qualquer pudor (ou cuidado).

Neste cenário um tanto inconsistente, a única certeza do espectador da Band era que o MasterChef estaria lá, nas noites de terça-feira. O programa formou uma plateia cativa neste dia e horário, ao ponto de obrigar as outras emissoras a repensar sua linha de shows neste dia da semana. Ou seja, a pequena Band conseguiu se tornar uma pedra no sapato das demais emissoras, o que demonstra a consolidação do MasterChef em seu horário.

Assim, a Band pode apostar alto numa quebra de hábito. Uma manobra um tanto arriscada, ainda mais neste momento em que a emissora não pode se dar ao luxo de errar mais. A Band está mexendo num vespeiro e pode pagar caro por isso. A conferir.

Leia também: Cotada para programa de namoro, Sabrina Sato deve ter ano decisivo

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade