Nostalgia e humor dão o tom na estreia de Verão 90

Publicado em 29/01/2019

Verão 90 estreou na noite desta terça-feira (29), na faixa das 19 horas, na TV Globo. Escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com direção de Jorge Fernando, a novela substitui O Tempo Não Para. A trama aposta no humor e uma viagem ao passado para conquistar o público.

Logo no primeiro capítulo já foi possível ver que o trio de protagonistas, que forma a Patotinha Mágica, será o centro dos conflitos do folhetim. Vale ressaltar a escancarada comparação da Patotinha Mágica com o grupo Balão Mágico, algo que já foi usado, embora não assumidamente, pela Netflix, na série Samantha!. As primeiras cenas giraram em torno do sucesso e o fracasso do grupo musical, febre nos anos 1980. Mas tudo acaba e eles perdem a fama e se afastam. As mães não se bicam e provocam o rompimento.

Veja também: Verão 90: resumo dos capítulos de 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019

Mas vamos por partes, cheia de referências aos programas de TV, músicas e fatos dos anos 1980, Logo na abertura Verão 90 se mostra animada e colorida. Com trilha de “Pump Up the Jam”, o público pode ver inclusive o pião da Casa Própria, sucesso de Silvio Santos no século passado.

E não só a abertura, cenas da trama fizeram o telespectador mergulhar na nostalgia de novelas como Tieta, programas como Chacrinha, entre outros. Curioso ver que apostar no passado virou tendência. A Netflix fez e tem feito isso e colheu bons frutos com Stranger Things, por exemplo. A Globo não fica atrás e também está apostando no saudosismo. Em 2018 fez o programa Os Melhores Anos das Nossas Vidas e agora traz Verão 90, com muito apelo nostálgico.

Na primeira fase de Verão 90

Que ocupou boa parte do primeiro capítulo e ainda se passa nos anos 80, destaque para atuação de Cláudia Raia. A atriz roubou a cena, ex-estrela da Pornochanchada, sua personagem é hilária. Louca para levar e manter a filha na fama, ela não mede esforços e acaba metendo os pés pelas mão. O jeitão peculiar de Claudia Raia, já visto em outros personagens como a Tancinha de Sassaricando, está de volta com Lidiane em Verão 90.

Dira Paes também se saiu bem, mas diferente da personagem de Claudia Raia, uma verdadeira perua, sua Janaína é uma mulher sofrida e batalhadora. Ambas querem o bem dos filhos, mas de maneiras diferentes e isso vai dar pano pra manga e muitas brigas.

Confira: O Tempo Não Para foi uma ótima ideia desperdiçada

Os cenários

Deixaram um ar de baixo custo e pouca qualidade. Muito provavelmente para ambientar a trama nos anos 1980 e 90, quando ainda não haviam tantos recursos para o audiovisual. Já as locações e externas mostraram belas paisagens praianas. Algumas de arquivo e por isso com baixa qualidade visual. Curioso foi o uso de casas e ruas aparentemente reais, o que já não é muito comum na TV Globo, que abusa do uso de cidade cenográfica.

Os figurinos estão pertinentes com o período retratado, assim como os veículos. Sem dúvida Verão 90 vai fazer, quem viveu na década de 90, sentir saudades dessa época.

Boa parte do primeiro capítulo se passou nos anos 80. Mas nas partes finais já houve uma mudança de fase e chegamos ao anos 90 com o reencontro de Manuzita e João. Jerônimo, que desde criança se mostrava rebelde, será o vilão do trio. Jesuíta Barbosa promete conquistar o público com seu talento, já Rafael Vitti vai ter que correr atrás para alcançar o nível de Isabelle Drumond e Jesuíta.

Resumindo

O primeiro capítulo confirmou a expectativa. Verão 90 se mostrou uma novela colorida, musical, divertida e muito nostálgica. A partir de agora, os 156 capítulos previstos devem desembrulhar romance, conflitos e humor para o telespectador. Vamos aguardar!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade