Nelson Freitas: um talento para além dos humorísticos

Publicado em 09/01/2019

Livaldo entrou na trama de O Tempo Não Para em seu terço final. Avesso ao trabalho, amante da boa vida, ele se vale do carinho do filho Samuca (Nicolas Prattes) para atraiçoá-lo. Um pilantra do tipo simpático. Com toda a certeza, a escalação de Nelson Freitas para interpretá-lo contribui para que não o odiemos de cara, ou de todo. E dá uma mostra de como um ator com o potencial de Nelson, em sua faixa etária, tem realmente feito falta.

Livaldo de O Tempo Não Para, Nelson Freitas fala da reação dos fãs: “Estão me olhando atravessado”

Breve retrospecto da carreira de Nelson Freitas na teledramaturgia

Muitos podem pensar que Nelson Freitas chegou às novelas agora, já maduro. No entanto, os muitos anos de programas humorísticos é que foram uma transformação na carreira do ator. Sua estreia na TV ocorreu em 1984, em Partido Alto, novela de Aguinaldo Silva e Glória Perez. Na minissérie Rosa dos Rumos, de Walcyr Carrasco e Rita Buzzar, viveu Augusto. Era a paixão da protagonista Rosa (Joana Medeiros). Também participou do remake de Irmãos Coragem, na Globo, e de Tocaia Grande, na Manchete.

Os da geração 1980, a exemplo de mim mesmo, devem se lembrar de Nelson Freitas na primeira versão de Chiquititas exibida pelo SBT, estreada em 1997. Entre a primeira e a segunda temporadas ele viveu Fernando, médico que formou par com Carolina (Flávia Monteiro).

Em 2001, Nelson interpretou Clóvis, advogado de Manolo (Tony Ramos) em As Filhas da Mãe, de Silvio de Abreu. Posteriormente, iniciou seu ciclo de mais de dez anos no elenco do Zorra Total. Intercalou-o com algumas participações em séries. Às novelas, Nelson voltou com um personagem fixo apenas em 2017. Tempo de Amar o apresentou como Bernardo, inveterado jogador, marido da pedante Alzira (Deborah Evelyn). Entre Bernardo e Livaldo outra incursão no humor: foi o Luís Fernando da série Pais de Primeira.

Após entregar últimos capítulos de O Tempo Não Para, Mario Teixeira já trabalha em novo projeto na Globo

Nelson Freitas e seu trabalho em O Tempo Não Para

Livaldo (Nelson Freitas) em O Tempo Não Para
Livaldo (Nelson Freitas) em O Tempo Não Para

O personagem Livaldo acirrou os conflitos da novela de Mário Teixeira. No passado, ele abandonou a mulher Carmem (Christiane Torloni) e o filho. Seu ressurgimento incentiva o ciúme do novo amor da ex, Dom Sabino (Edson Celulari), bem como abre portas para que ele traia o filho enquanto finge querer recuperar o tempo perdido. Livaldo não vai até o fim de O Tempo Não Para, a saber, mas deu mais uma oportunidade para Nelson Freitas mostrar seu talento. A chegada de Livaldo, inclusive, colaborou para diminuir a sensação de “barriga” que a novela transmitiu nas últimas semanas, sem o gás do início.

Com efeito, a passagem de Nelson Freitas pelos humorísticos rendeu bons frutos. As parcerias com Maria Clara Gueiros, Fabiana Karla e Viviane Araújo são exemplos. No entanto, a dramaturgia “séria” também pode e deve contar com o talento deste ator. Para muito além dos humorísticos, Nelson já deu mostras de que interpreta papéis dramáticos com a mesma habilidade. Ele merece nosso respeito e admiração.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade