Mudanças recentes descaracterizam canal Viva

Publicado em 08/01/2019

O Viva, canal da Globosat que tem como principal trunfo o arquivo da TV Globo, parece viver uma fase de indefinições. A emissora acaba de limar vários dos programas de variedades que vinha exibindo desde o ano passado. Além disso, o Viva mudou os planos das próximas novelas a serem reapresentadas. O canal escalou Terra Nostra (1999), Porto dos Milagres (2001) e O Cravo e a Rosa (2000) como próximas atrações. Tramas que são recentes, se comparadas a clássicos como Vale Tudo e Baila Comigo, atualmente no ar.

Havia a expectativa de que Roda de Fogo substituísse A Indomada na faixa das 23 horas. O horário é considerado o mais nobre dentre as faixas de novelas do Viva. Roda de Fogo, dos anos 1980, seria a primeira novela de Lauro César Muniz a ser mostrada no canal. No entanto, a atração do horário agora deve ser Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva. Uma escolha que demonstra a falta de cuidado do canal.

Leia também: Viva cancela reprises e escala Terra Nostra e Porto do Milagres; entenda

Além de ser “recente” para os padrões do Viva, cuja proposta anterior era exibir novelas com, pelo menos, 20 anos, Porto dos Milagres é muito parecida com sua antecessora, A Indomada. Assim como a novela em cartaz atualmente, Porto é mais uma das novelas de Aguinaldo Silva passadas em cidadezinhas do interior do Brasil onde acontece de tudo. Além disso, a história tem várias semelhanças com A Indomada.

A Indomada x Porto dos Milagres

Assim como Lúcia Helena (Adriana Esteves), a mocinha de Porto dos Milagres, Lívia (Flavia Alessandra), é criada por tios que pretendem sair da falência financeira. Sua tia, Augusta Eugênia (Arlete Salles), vive a persegui-la, além de armar para que ela se case com Alexandre (Leonardo Brício), principal herdeiro da cidade. Ela também quer que o filho Rodolfo Augusto (Marcelo Serrado) faça um bom casamento, sem imaginar que ele não pode. Ou seja, Augusta Eugênia é uma espécie de reedição de Altiva (Eva Wilma), que explorava a sobrinha e também queria arranjar um casamento para o filho.

Assim, exibir Porto dos Milagres na sequência de A Indomada deixará evidente que Aguinaldo Silva se repetiu. Fato que ele mesmo já admitiu em entrevistas. A trama até tem o retorno de um personagem de A Indomada, o deputado Pitágoras (Ary Fontoura). A novela é boa, sem dúvidas, mas poderia ser reapresentada numa outra oportunidade.

Menos entretenimento

A grade do Viva para 2019 também reduziu o espaço para a reapresentação de programas de entretenimento da Globo. Temporadas antigas do Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes, Caldeirão do Huck e Estrelas vinham sendo exibidas desde o ano passado. Anteriormente, o Viva exibia programas como o Mais Você e o Vídeo Show do dia, em horários alternativos, mas esta função passou para o GloboPlay. O Viva, então, passou a exibir temporadas mais antigas de programas de variedades.

A decisão permitiu com que espectadores saudosos relembrassem como eram o Mais Você e o Caldeirão do Huck quando estrearam, bem diferentes de hoje em dia. No entanto, provocava distorções, como exibir coberturas ao vivo de fatos fora de contexto. Ou ainda exibir entrevistas com casais que já se separaram. Agora, estes programas deixaram a grade, sendo substituídos por humorísticos. Apenas o Domingão do Faustão seguirá em reexibição, nas manhãs de sábado.

Troca de comando

Na verdade, a exibição de programas de variedades de arquivo não funcionou, daí o cancelamento destas atrações. Isso mostra que, desde o ano passado, o Viva vem se perdendo em sua proposta. Estas mudanças coincidem com a troca de comando do canal, quando a diretora Leticia Muhana foi substituída por Daniela Mignani, também responsável pelo GNT. Ao que tudo indica, a nova direção do canal não compreendeu a proposta do Viva e sua importância para seus espectadores. Uma pena.

Leia também: Apesar de bem-intencionado, Otaviano Costa peca pelo excesso em Tá Brincando

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade