Sergio Aguiar
Sergio Aguiar (Reprodução/Instagram)

A saída de Sérgio Aguiar da Globo News foi uma surpresa para todos que acompanham o trabalho do jornalista. No canal de notícias da Globo desde 1996, ele deixou seu posto na quarta-feira (23), sem se despedir. Nas redes sociais ele se limitou a dizer que encerra um ciclo de 22 anos.

“É fechar o ciclo que chama? Depois de mais de 22 anos de @GloboNews e de 8 anos de #EmPauta, deixo o canal. Só tenho a agradecer a companhia de vocês e o carinho durante todo este tempo! Vou tirar algumas semanas para descansar e avaliar projetos. Em breve darei mais detalhes. Bjs.

Veja também: Repórter gato da Globo, Pedro Figueredo se casa com Erick Rianelli, colega de emissora

Oficialmente a Globo informa que a saída de Sérgio Aguiar foi amigável. O motivo teria sido o não acordo entre as partes. “Apesar de ser desejo dele e nosso que permanecesse na GloboNews, durante as discussões para renovação do contrato não foi possível chegar a um acordo”, declarou Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da Globo.

Segundo o site Notícias da TV, a proposta de redução do salário de Sérgio não teria agradado o apresentador do Em Pauta, que preferiu sair. Mas ele nega essa informação e disse em publicação na rede social, que se trata de fake news.

“‪É falsa a notícia que circula hoje de que o fim do meu contrato foi por questão salarial.‬ No momento prefiro não entrar em detalhes.”

A carreira de Sérgio Aguiar

Com quase 30 anos de carreira, passagens pelo rádio e pela TV, Sérgio Aguiar tem muita bagagem. Iniciou sua trajetória na rádio Tupi em 1990, depois foi para o Sistema Globo de Rádio, onde atuou na CBN.

Depois chegou à televisão e, após uma rápida passagem pela TV Manchete, logo foi escalado para o recém lançado Globo News. Ali começou como repórter, mas seu talento rapidamente o levou para o estúdio. Apresentou o Em Cima da Hora com Christiane Pelajo. Este mesmo telejornal se tornaria o que hoje são os Jornais da Globo News com suas muitas edições ao longo da programação.

Até que em 2010 chegou o Em Pauta. Nele, o jornalista se consagrou comandando um novo estilo de jornalístico. Um programa dinâmico, com notícias, análises e comentários sobre os principais assuntos do dia. Com o apoio de colunistas e correspondentes em São Paulo, Brasília e Nova York o Em Pauta ganhou o público e se tornou um dos melhores programas do gênero.

Mas Sérgio Aguiar foi além, substituiu a inconfundível voz de Cid Moreira nas narrações do Fantástico na TV Globo e apresentou o Brasil TV. Um telejornal gravado que entra no ar no horário do noticiário local para o telespectador que usa antena parabólica.

Sérgio Aguiar na CNN Brasil

Motivos a parte, a saída de Sérgio Aguiar da Globo News veio a calhar. Ele estará em breve disponível no mercado. Seu contrato com a Globo News se encerra em 31 de março. Sendo assim, o nome do jornalista já entra para a seleta lista dos profissionais que podem integrar o time da CNN Brasil.

O novo canal de notícias brasileiro, sob o comando de Douglas Tavolaro, deve estrear ainda este ano. Se seguirem o padrão CNN, certamente eles procuram profissionais gabaritados, e de boa aparência para conduzirem seus programas e telejornais. Sérgio Aguiar tem 49 anos e, como listado acima, experiência em reportagens, bancada, hardnews e condução de debates.

Por tudo isso e pela ocasião, Sérgio Aguiar desponta como um forte nome para ancorar algum programa ou telejornal da CNN Brasil. Muito se especula sobre quem serão os contratados para o novo canal. A maioria dos grandes nomes têm contratos ainda válidos e difíceis de serem rescindidos. Deixar um profissional como Sérgio dando sopa no mercado não seria um bom começo para a CNN Brasil.

Últimos vídeos do Canal no YouTube