Excesso de reprises de novelas prejudica grade do SBT

Publicado em 04/01/2019

Nos últimos anos, o SBT encontrou um caminho que representa uma alternativa interessante para o público de novelas. A faixa nobre da emissora é ocupada por duas novelas infantojuvenis, uma inédita seguida de uma em reprise. No final da tarde, são exibidas outras duas novelas, ambas em reprise. Num passado recente, as duas faixas eram ocupadas por produções inéditas no Brasil.

Televisa retoma parceria com a Netflix e ameaça futuro das novelas mexicanas no SBT

Nas Novelas da Tarde do SBT, duas novelas em reprise

Teresa SBT (Divulgação)

Teresa abre a faixa de dramaturgia, às 17h. Compete diretamente com o Vale a Pena Ver de Novo da Globo, que mesmo sem estar em seus melhores dias lidera com folga. A novela foi exibida originalmente pela emissora em 2015, também à tarde, e foi resgatada no último trimestre de 2018.

Novela Carrossel (Divulgação)
Novela Carrossel (Divulgação)

Na sequência, e com capítulos que vão das 18h15min às 19h45min, uma reprise de Carrossel. Aliás, mais uma; além de uma tentativa abortada após poucos dias, no mesmo horário, a história foi reprisada integralmente na faixa das 21h30. Sem falar no desenho animado homônimo e na série Patrulha Salvadora, originados da novela.

À noite, a única novela inédita do SBT hoje

As Aventuras de Poliana é hoje a única produção inédita do SBT no campo das novelas. Protagonizada por Sophia Valverde, Igor Jansen e Thaís Melchior, a história chega com folga aos dois dígitos e garante a vice-liderança na audiência por volta das 21h, a saber. A previsão, desde antes da estreia, é de que a novela chegue a mais de dois anos no ar.

CHIQUITITAS
Chiquititas (Divulgação)

Logo depois vai ao ar a reprise de Chiquititas, atualmente em seus capítulos finais. É a primeira reprise da novela, que substituiu Carrossel em 2013. Todavia, a longa duração das histórias infantojuvenis do SBT e suas reprises precoces dão a impressão de que são ainda mais longas. Chiquititas, que tem no elenco Manuela do Monte, Guilherme Boury, Giovana Grigio, Roberto Frota, Giovanna Gold e Carla Fioroni, quase chegou aos 600 capítulos. Ademais, outro fator a ser levado em conta é que Iris Abravanel responde pelo texto de todas as produções nacionais do SBT atualmente em exibição. Só a mexicana Teresa não tem sua assinatura. Pela direção-geral de todas responde também o mesmo profissional, Reynaldo Boury.

A Terra Prometida surpreende como reprise e vira sucesso na grade da RecordTV

Na Record TV, a situação não é diferente

Barbara Borges e Giselle Itié em cena de Bela, a Feia (Reprodução: Instagram)
Barbara Borges e Giselle Itié em cena de Bela, a Feia (Reprodução: Instagram)

Não é exclusividade da emissora de Silvio Santos o grande número de repetecos. A Record TV também exibe atualmente quatro novelas, sendo apenas uma inédita, Jesus. A faixa vespertina é ocupada das 15h às 16h45min por duas reprises, Bela, a Feia e Essas Mulheres. Às 19h45min vai ao ar A Terra Prometida. Assim como no SBT, um dos horários (o noturno) é dedicado a reprises precoces e integrais das produções de cunho bíblico da casa.

Com efeito, a reprise, ainda mais em se tratando de novelas, representa um ótimo investimento para as emissoras. Compreende-se também que tanto o SBT quanto a Record TV queiram aproveitar ao máximo o êxito dos nichos nos quais se encontraram nos últimos anos. Antes que esgotem a fórmula (e o público), não seria o caso de repensar a utilização desses horários e evitar tantas reprises ao mesmo tempo?

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade